domingo, 4 de setembro de 2016

F1 2016 - GP de Monza



Salve Salve Nerds!



Uma semana depois de Spa-Francorchamps, a corrida mais tradicional da F1 chegou, o GP de Monza. 

Na qualificação, as Mercedes ficaram isoladas na frente, sem ameaça alguma de Ferrari e Red Bull. Já no começo, Esteban Ocon teve problemas no carro e abandonou. Fora ele, foram eliminados no Q1: Felipe Nasr, Marcus Ericsson, Jolyon Palmer e Kevin Magnussen, as duas Renault de fora, além de Daniil Kvyat, da Toro Rosso. 

No Q2, a Mercedes em usou pneus supermacios e mesmo assim passou fácil. Na briga para não ser eliminado no Q2, Felipe Massa errou e acabou de fora. Além dele, também saíram Fernando Alonso, Romain Grosjean, Pascal Wehrlein, Jenson Button e Carlos Sainz. Destaque para Gutierrez, que passou para o Q3 com a Haas. 

No Q3, Lewis Hamilton logo fez o primeiro tempo e da pole position não foi tirado. Nico Rosberg se contentou com o segundo lugar. Em terceiro ficou Sebastian Vettel, quarto Kimi Raikkonen, as duas Ferrari na segunda fila. Quinto Valtteri Bottas, sexto Daniel Ricciardo, sétimo Max Verstappen, oitavo Sergio Perez, nono Nico Hulkenberg e décimo Esteban Gutierrez. 

Foto: XPB Images

Largada e Vettel colocou o carro de lado da Mercedes de Rosberg. Hamilton ficou para trás das duas Ferrari e caiu para o sexto lugar. Rosberg era o líder, seguido por Vettel, Raikkonen, Bottas e Ricciardo. Felipe Nasr que foi disputar posição com Palmer e acabou batendo no piloto da Renault. Felipe foi para os boxes para reparos e Palmer foi para os boxes trocar o bico do carro. Os dois acabaram abandonando a prova depois de tentarem insistir. 

Hamilton, em quinto, vinha pra cima de Bottas na volta 3. Quem não fazia uma boa prova era Max Verstappen, que caiu de sétimo para décimo lugar no grid e ali seguia. Briga forte por posições com Button, Gutierrez e Magnussen atrás de Ericsson. Alonso, que vinha em nono lugar, foi ultrapassado por Verstappen. 

Na reta, Hamilton usou de toda a potência e qualidade da Mercedes para ultrapassar Bottas pelo  quarto posto. Ricciardo, em sexto, vinha se aproximando de Bottas. E Bottas foi o primeiro dos líderes a ir aos boxes, colocando pneus macios na volta 13. Verstappen parou também e colocou compostos macios.

Bottas, voltando dos boxes, passou Button e Sainz em uma reta só. Felipe Nasr foi punido com 10 segundos pela batida com Palmer. Por isso, voltou para a prova apenas para cumprir a punição e abandonar logo depois. Raikkonen colocou pneus supermacios e Vettel também, estratégias diferentes. Bottas vinha chegando em Grosjean, que não havia parado ainda, pelo quinto lugar. Ricciardo estava atrás dos dois esperando para tentar passar também. O finlandês passou o francês e conquistou mesmo o quinto lugar. Ricciardo colocou de lado o carro na reta e deixou Grosjean para trás. 

Volta 22, Mercedes ainda sem parar e top 5 com Rosberg, Hamilton, Vettel, Raikkonen e Bottas. Na briga pelo quinto lugar, Ricciardo chegava em Bottas. Na volta 24, Rosberg parou e colocou pneu médio. Hamilton também foi de médios e caiu para o quarto lugar, atrás também das Ferrari. E a equipe italiana ainda tinha mais uma parada programada, já que Vettel e Raikkonen estavam de pneus supermacios e precisavam parar para colocar pneus de compostos diferentes. 

Wehrlein, com problemas no carro, abandonou a Manor. Hamilton, na volta 29, chegou em Raikkonen. Bottas parou e voltou com pneus macios. Pelo décimo posto, Perez passou Alonso. Bottas, na reta, aproveitou a velocidade da Williams e passou Hulkenberg, ganhando o oitavo lugar. Volta 34 e Vettel fez a segunda parada dele, colocando pneus macios.  Verstappen parou na volta 35, colocando pneus macios. Ricciardo parou na volta 37 e foi até o final com seus pneus macios. Daniil Kvyat, em sua maré de azar desde que saiu da Red Bull, abandonou com a STR. 

Button, mais rápido com pneus supermacios, vinha para passar Alonso e conseguiu deixar o companheiro de time para trás. O espanhol tentava dar o troco. Ricciardo vinha pra cima de Bottas e queria o quinto lugar do finlandês. Na reta e com a asa, Ricciardo colocou de lado e passou na curva. Bottas se atrapalhou na curva e não conseguiu se defender direito. 

Verstappen foi para cima de Perez pelo sétimo lugar e o holandês passou o mexicano, que escapou na curva e nem conseguiu brigar pela posição de volta. Final de prova, vence Nico Rosberg! Vitória de número 21 do alemão, que fica apenas dois pontos atrás de Hamilton na tabela, 250 a 248 pontos. Em segundo terminou Hamilton, terceiro Vettel, quarto Raikkonen, quinto Ricciardo, sexto Bottas, sétimo Verstappen, oitavo Perez, nono Massa e décimo Hulkenberg.

Foto: Reuters


A Fórmula 1 volta daqui duas semanas, com o GP de Cingapura no dia 18 de setembro.

Não deixe de comentar e compartilhar esse e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...