quinta-feira, 30 de junho de 2016

Esgrima - História e Regras



Salve Salve Nerds!



A luta com espadas existe desde os primórdios da humanidade. Logicamente, as pessoas não lutavam por esporte e sim pela sobrevivência, seja contra outros indivíduos ou para a caça. Na idade média e período renascentista, surgiu um começo do que se tornou a esgrima, já com escolas na Espanha, Itália, Alemanha e Portugal.

No período moderno, com os primeiros Jogos Olímpicos, em 1896, a Esgrima esteve representada, sendo uma das quatro modalidades que estão nos jogos desde a primeira edição até hoje. No masculino, foram disputadas as categorias sabre e florete, sendo que a espada foi entrar como categoria nos jogos seguintes, em 1900. As mulheres começaram a participar dos Jogos em 1924, no florete. Em 1996 puderam disputar na espada e apenas em 2004 estiveram também representadas no sabre.



Florete

O florete é a arma mais leve das três. É recomendado para iniciantes, pois não exige tanta força e permite praticar os movimentos com mais facilidade. Ele tem 90 centímetros de comprimento e uma leve proteção para as mãos.


Fencing foil valid surfaces 2009.svg
Região em que vale pontuação no florete - Imagem: Wikipedia

Espada

É mais pesada que o florete e exige mais força. Recomendada para quem não tem tanta agilidade especialmente os mais altos. Por ser mais pesada e difícil de se manejar, qualquer toque no corpo do adversário é válido na pontuação.


Fencing epee valid surfaces.svg
Superfície para pontuação da espada - Imagem: Wikipedia
Sabre

No sabre, a luta tende a ser muito rápida. A lâmina dele é a mais flexível das três, permitindo quase chicotear o outro sabre para se defender ou atacar. Para tanta agilidade, é exigido um ótimo preparo físico. Como os toques são muito rápidos, algumas vezes o atleta que foi atacado não sente os toques do sabre adversário, por ser muito leve e rápido.





Fencing saber valid surfaces.svg
Superfície de pontuação do sabre


A pista onde os atletas competem tem 14 metros de comprimento por até 2 metros de largura. A pista é elevada para abaixo dela estarem os equipamentos eletrônicos de controle dos toques para marcar as pontuações durante os jogos.



Piste d'escrime.svg
R: zona de recuo D: zona de dois metros G: linha de guarda C: linha central - Imagem: Wikipédia
Equipamentos utilizados para a proteção dos atletas

Regras

Como mostrado nas figuras acima, as regiões em laranja são as que podem ser tocadas e onde valem pontos quando o atleta toca com a ponta da arma. Apenas no sabre que o lado da arma pode ser tocado no corpo do adversário. No caso de ataques com toques simultâneos, quem iniciou o movimento primeiro ganha a pontuação. Na espada, os toques simultâneos valem um ponto para cada esgrimista e se a luta terminar empatada há uma espécie de prorrogação com o "toque desempate", onde quem acerta um toque primeiro ganha. 

Nos campeonatos, nas fases preliminares o vencedor é quem acerta cinco vezes o adversário primeiro ou quem tem mais toques em três minutos de disputa. Na fase eliminatória, são necessários normalmente nove toques ou 15 minutos de disputa. Em combates não elétricos, que não há equipamentos eletrônicos para aferir os toques, há um juiz principal e outros quatro árbitros, dois atrás de cada competidor para conferir se houve toque ou não. Caso um dos atletas deixar cair a arma durante o combate, a pontuação do outro lutador que acertar o toque só valerá se ele tiver iniciado o ataque e o realizado durante o processo de queda. Caso a arma tenha caído e o ataque tenha sido feito depois ele não valerá. 

Na esgrima elétrica, que é a utilizada em competições maiores, a ponta das armas tem um sensor que marca o toque na roupa do adversário. No florete, a ponta precisa ser pressionada contra o adversário para o ponto valer, não é apenas o toque que conta. 


Saiba mais sobre a esgrima AQUI e abaixo:







Não deixe de comentar e compartilhar esse e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...