quinta-feira, 2 de junho de 2016

NBA - Expectativas das finais



Salve Salve Nerds!


Hoje, quinta-feira, começam as grandes finais da NBA, entre Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors. Antes dessa série incrível começar, vamos relembrar as campanhas das duas equipes e trazer as opiniões dos nossos comentaristas sobre o que esperar da decisão.


Por Andressa Picioli

As finais da conferência leste não trouxeram grandes surpresas. Toronto Raptors, que há anos não chegavam aos playoffs, fizeram belíssimas apresentações, mas não conseguiram superar os Cavaliers e seu trio de estrelas liderado por LeBron James, que juntamente com Kevin Love e Kyrie Irving, venceram a série por 4x2.
Já na conferência oeste, surpresas não faltaram. Golden State Warriors, franquia favorita para a temporada 2015/2016, nas semifinais não teve grandes dificuldades ao enfrentar o Portland Trail Blazers.
Acreditava-se que as finais da conferência oeste se dariam entre Golden State Warriors, atual campeão, e San Antonio Spurs, campeão da temporada anterior. Foi então que o Oklahoma City Thunder deu as caras. Em uma série emocionante, o OKC derrotou o SASpurs e mostrou seu poder ofensivo. Mas, ainda assim, não foi capaz de tirar o favoritismo dos Warriors.

Quando então as finais do oeste iniciaram é que o OKC demonstrou o quão imprevisível é esse esporte. Não se amedrontaram ante o favoritismo do Golden State. O fato de terem na temporada regular batido o recorde de 73 vitórias, ou mesmo terem o MVP, Stephen Curry, em seu elenco não foi suficiente para fazer o Oklahoma abaixar a cabeça e se dar por vencido. Afinal, ainda haviam sete jogos a serem jogados.
E como o basquete é uma caixinha de surpresas, Curry lesionado, e os Warriors que começaram a frente na série, logo ficaram desacreditados. Todos que acompanhavam a série se perguntavam o que estava acontecendo com aquele time favorito que não se apresentava tão bem mais.

Kevin Durant e Russell Westbrook brilharam ao liderar o OKC, e o Oklahoma virou a série para 3x1. Sabe-se que dificilmente um time que perde de 3x1 consegue a vitória de uma série. Entretanto, trata-se do Golden State Warriors.
Klay Thompson e Stephen Curry, como fênix, ressurgiram das cinzas e fizeram partidas como as que os fãs da NBA estão acostumados. E finalmente, a profecia se realiza. Golden State vence a série por 4x3.
Resta-nos conferir agora as finais da NBA e as emoções que os Warriors e os Cavs nos proporcionarão!





Após relembrarmos com a Andressa como foi a campanha de Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers, temos os nossos convidados falando de como esperam que seja essa final tão aguardada:


A final entre os Cavaliers e os Warriors era a esperada desde o começo da temporada. Os dois times fizeram por valer o seu favoritismo nos playoffs. O Golden State chega mais esperto para a final depois de um mata-mata duro contra o time de Oklahoma, enquanto Cleveland chega com cinco dias de descanso. No match-up, o duelo mais importante será de Iguodala vs Lebron. Empurrar Lebron para fora do garrafão é vital para o sucesso do time de Oakland. Por outro lado, os Cavaliers tem que pressionar defensivamente para que os Splash Brothers não tenham conforto para lançar as suas bolas de três. Sem dúvida, um duelo eletrizante


As finais da NBA irão repetir o confronto do último ano, entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers. E provavelmente, como da última repetição entre Miami Heat e San Antonio Spurs, os títulos ficarão um com cada franquia. Naquela edição, o Heat de Lebron James disputou por dois anos seguidos com o time de experientes Tim Duncan e companhia. Olhar para essas finais é entender o que rolará nesse ano. Quando as finais se repetem com times que pouco mudaram, é notório que há aprendizado de ambos os lados. 

Ano passado, o time de Cleveland se desmontou nas finais. Perdeu peças importantes e só contava com Lebron James para ganhar o título. E isso não era suficiente contra o ótimo e aplicado time do Golden State Warriors. Se ano passado o campeão pode ter surgido como surpresa para alguns, esse ano não é novidade para ninguém o repeteco do time do oeste. Mas, justamente por isso o Golden State pode não levar o bicampeonato. 

Após o esforço sobrenatural para bater a marca de vitórias dos Bulls de Michael Jordan, o time teve sérios problemas nos playoffs. Contusões e muitos jogos para chegar à final da NBA. A final de conferência exigiu sete jogos, o que gera ainda mais desgaste. Tanto físico quanto emocional, pois foi uma virada de 3 a 1 para garantir a disputa. Do outro lado, o Cleveland chega com uma das melhores campanhas de playoffs já feitas, despachando os dois primeiros adversários por 4 a 0 e utilizando seis jogos na final de conferência. Além disso, Lebron jogou menos tempo na pós-temporada, chega mais disposto à final. Se os jogadores não se machucarem, como ano passado, o título deve, enfim, ir para Cleveland.


Será uma final com potencial para ficar na história. O Golden State Warriors precisa deixar de lado todo o retrospecto da temporada e o fato de já ter levado a taça diante do Cleveland na temporada passada. A equipe de Oakland terá muito mais trabalho contra os Cavaliers, que vem mais preparados, mais inteiros e com coadjuvantes como Kevin Love e Kyrie Irving ajudando Lebron James a comandar o time. Stephen Curry e Klay Thompson não poderão sempre decidir sozinhos uma partida, portanto será preciso mais conjunto do Golden State. Imagino que teremos muito equilíbrio, apesar de um leve favoritismo no lado do Cleveland, que fez grandes jogos nesses playoffs. O Golden State precisa superar o cansaço maior e tentar parar o fortíssimo ataque adversário para se sair vitorioso. Espero que tenhamos sete jogos para decidir o título.


Como citado anteriormente, hoje, 22 horas, temos o primeiro jogo da grande decisão da NBA. A transmissão será apenas na ESPN para o Brasil. 

Não deixe de comentar e compartilhar esse e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...