sábado, 4 de junho de 2016

When We Were Kings #RIPMuhammadAli


Salve Salve Nerds
O mundo dos esportes acordou triste nesta manhã de sábado, a maior lenda do Boxe mundial, Muhammad Ali, faleceu devido a complicações do Mal de Parkinson. Aos 74 anos o legado de Ali supera a barreira do esporte, o seu jeito descontraído nas entrevistas, sua frase "I'm the greatest" e seu estilo de luta transmitem apenas um pouco do que foi o homem Muhammad Ali.
Lutador fora dos ringues, pelo direito dos negros nos EUA, contra a Guerra do Vietnã, contra o preconceito aos muçulmanos. Ele jogou sua medalha de ouro olímpica por ela não ajudar em nada a luta contra o racismo



Existem muitos filmes que falam sobre a carreira de Ali, mas o mais importante é "When We Were Kings", lançado em 1996 e vencedor do Oscar de melhor documentário. O filme mostra os preparativos para a "The Rumble in the Jungle", tida como a maior luta de todos os tempos, entre Muhammad Ali e George Foreman, no antigo Zaire.

A luta teve inúmeros fatores que a transformaram em épica, o primeiro fator que transformava essa luta em espetáculo era a disputa entre os dois melhores pesos-pesados que o boxe possuía na época, Muhammad Ali que havia perdido seu cinturão por se recusa a ir para a Guerra do Vietnã e mudado seu nome de Cassius Clay para Ali. Dooutro lado estava um destruidor, Foreman, que hoje é conhecido pelos seus grills, era tido como o homem mais temido do mundo.
O segundo fator que aumentava o tamanho desta luta era a localização, em Kinhasa, Zaire, país dominado por um ditador, a luta foi financiada por Mobutu Sese Seko para melhorar a imagem internacional do país, em uma arena gigantesca, com shows de James Brown e BB King.
A torcida do Zaire abraçou Ali, gritavam "Ali bomaye", que na língua local significava "Ali mata ele". George Foreman, que também é negro, não teve a mesma recepção, naquele momento tods torciam por Ali.
A luta em si foi espetacular, Ali sabia que Foreman era muito mais forte e que em uma luta franca ela não teria chances, por isso adaptou seu jogo para que cansasse o adversário. A tática "rope-a-dope" foi utilizada e consistia em Ali se esquivar com as costas nas cordas. Depois de uma sessão de porradas Ali encontrou, faltando 2 segundos para o fim do 8° round, o nocaute. 
O momento do Nocaute

Essa história moveu gerações do boxe e até hoje ainda é muito forte. Ali possui muitos registros da sua carreira vitoriosa, na Netflix você pode encontrar o documentário "Encarando Ali" e "Eu Sou Ali", ambos muito bons, o primeiro mostra a visão dos adversários sobre o mito e o segundo traça um perfil deste que o maior nome do boxe de todos os tempos, sua morte somente irá aumentar seu legado.


Para os nerds recomendo Superman vs. Muhammad Ali, uma HQ que conta sobre uma invasão alienígena que quer buscar o maior guerreiro da Terra, Superman ou Muhammad Ali, contar mais que isso é spoiler, garanto uma leitura divertida.
 Ele voou como uma abelha, picou como uma vespa e encantou o mundo com seu balé em cima dos ringues. #RIPMuhammadAli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...