domingo, 14 de maio de 2017

F1 2017 - GP da Espanha





Fórmula 1 na Europa e dessa vez o circuito de Barcelona recebeu a categoria maior dos monopostos. No circuito onde ocorrem treinos de pré-temporada, os pilotos da Mercedes dominaram boa parte da classificação, seguidos pelas Ferrari. O restante era espectador vários centésimos atrás. 
No Q1, ficaram de fora Marcus Ericsson, Jolyon Palmer, Lance Stroll, Stoffel Vandoorne e Daniil Kvyat, a maior surpresa com a Toro Rosso entre os eliminados.
Na segunda parte, os eliminados foram Kevin Magnussen, Carlos Sainz, Nico Hulkenberg, Romain Grosjean e Pascal Wehrlein. Hulkenberg de fora do Q3 e as Haas sem um carro na terceira parte foram um pouco surpreendentes, mas a forte concorrência também explica. Nas surpresas positivas, Fernando Alonso levou a Mclaren para o Q3 e fez a festa da torcida espanhola. 
No Q3, as Mercedes saíram na frente com ótimos tempos, mas na volta definitiva, a Ferrari chegou com perigo e Sebastian Vettel não fez a pole position por 0.051. O primeiro lugar ficou com Lewis Hamilton, pole position de número 64 do inglês. Em terceiro lugar ficou Valtteri Bottas, quarto Kimi Raikkonen, quinto Max Verstappen, sexto Daniel Ricciardo, sétimo Fernando Alonso, oitavo Sergio Perez, nono Felipe Massa e décimo Esteban Ocon.

Foto: Juan Medina/RTP
Na largada, Hamilton e Vettel dividiram a reta lado a lado e Vettel ganhou a vantagem na curva. Muitos pilotos escaparam na pista e tiveram problemas, entre eles Massa e Verstappen. Massa teve um pneu furado e Raikkonen teve a suspensão quebrada, abandonando a prova. Os primeiros eram Vettel, Hamilton, Bottas, Ricciardo e Perez. Verstappen teve problemas de suspensão e tentava levar o carro aos boxes.



Sainz e Magnussen faziam grande briga pelo oitavo lugar e Magnussen vinha segurando a posição contra o piloto da casa. Sétima volta e Vettel estava 2.4 segundos na frente de Hamilton, um ritmo muito forte do alemão. E quase sete segundos separavam Hamilton de Bottas. Na briga pelo oitavo posto, Sainz já reclamava da mudança de linha de Magnussen na defesa de posição, mas não conseguia passar o adversário.

Após as brigas iniciais, a corrida perdeu a animação e ninguém conseguia chegar para passar ninguém. Hamilton tirou a diferença para 2 segundos e já vinha pensando na estratégia de parada para pular quem sabe na frente do piloto da Ferrari. Até nos boxes Sainz e Magnussen se estranharam, com Magnussen mantendo a frente. Vettel não deu tempo para Hamilton pensar e já foi para os boxes na volta 15, colocando pneus macios.

Não querendo perder tempo, Vettel passou Ricciardo e seguiu acelerando para não perder tempo em relação a Hamilton. Alonso foi pra cima de Kvyat, espalhando o carro nas curvas e arriscando para passar o russo. Vettel vinha bem mais rápido que Hamiton, quase dois segundos mais rápido na volta 17, diminuindo a diferença em 16 segundos entre os dois na pista, o que seria mais do que suficiente para o alemão voltar a frente do inglês após o pit de Hamilton. O piloto inglês mudou na estratégia e colocou pneus médios na volta 22 para tentar fazer um pit a menos que Vettel. Hamilton voltou em terceiro, nove segundos atrás de Vettel, que estava 0.7 atrás de Bottas.

Com Vettel atrás de Bottas, Hamilton já tinha tirado o tempo para 6.3 segundos de diferença dos dois. Vettel arriscou tudo na reta, mas precisou tirar o carro para não bater no finlandês na tentativa de ultrapassagem. Hamilton já tirava a diferença para 3 segundos, mas Vettel foi impressionante e passou Bottas por dentro, tomando a ponta.




Hamilton chegou e passou Bottas sem problemas, seguindo a estratégia da equipe. Vettel estava quatro segundos a frente de Hamilton. Lembrando que Vettel vinha de macios e Hamilton de médios. Bottas enfim parou na volta 27, colocando pneus médios também. Entre os nanicos, Wehrlein ocupava o sétimo lugar com a Sauber no momento. O piloto alemão não havia parado ainda nos boxes com 29 voltas completadas.

Com 33 voltas, apenas os cinco primeiros aindavam no mesmo minuto do líder e os 11 primeiros estavam na mesma volta. Massa foi passar Vandoorne, vinha limpo, mas o belga acabou não contornando certo a curva e bateu no brasileiro. Vandoorne abandonou parado na brita. Com a batida, Safety Car Virtual e pilotos indo aos boxes para adiantar pit stops. Massa foi mais uma vez aos boxes após a batida e voltou em décimo sexto.

Volta 37 e Hamilton colocou pneus macios nos boxes. O inglês voltou 24 segundos atrás de Vettel. O alemão foi também para os boxes e colcou pneus médios. Vettel dividiu a curva com Hamilton na saída dos boxes e conseguiu segurar na raça a primeira posição. Hamilton seguiu colado atrás de Vettel, querendo passar logo para não perder tempo e desgastar os pneus.

Com vários retardatários no caminho, Vettel se segurava. Bottas, o terceiro, teve problemas no motor e abandonou. Aproveitando a asa móvel, Hamiton passou Vettel na volta 44 e tomou a ponta. Ao invés de abrir vantagem com um pneu mais rápido, Hamilton preferiu poupar mais os pneus para tentar ir até o fim com os compostos macios, já que Vettel iria até o fim com os médios. Na volta 49, apenas os cinco primeiros estavam na mesma volta do líder, sendo que o quarto, Perez, e o quinto, Ocon, estavam próximos de levar volta também. O meninho fã de Raikkonen foi chamado para encontrar o ídolo.



Volta 53 e Hamilton tinha 2.7 segundos de vantagem para Vettel. Sainz vinha pra cima de Wehrlein, que estava em sétimo parando apenas uma vez na prova. No entanto, o piloto da Sauber foi punido anteriormente com cinco segundos no tempo de prova, portanto na prática já perdeu a posição para o espanhol da Toro Rosso. Diferença de quatro segundos entre Hamilton e Vettel, restando nove voltas para o fim. Dificuldades grandes para o piloto alemão conseguir reverter o quadro. 

Quando vinha chegando mais em Hamilton, Vettel acabou errando ao passar Massa como retardatário e perdeu 1.5 segundos. Com quatro voltas para o fim, quatro segundos de diferença. Briga caseira entre Massa e Stroll, qeu foram passados por meio grid, inclusive Alonso. O brasileiro passou o canadense e seguiu em frente. Kvyat passou Magnussen pelo nono posto e Magnussen saiu no prejuízo, com pneu furado. 

E vence Lewis Hamilton! Vitória de número 55 do inglês! Segundo lugar para Vettel, terceiro Ricciardo, quarto Perez, quinto Ocon, sexto Hulkenberg, sétimo Wehrlein impressionante, oitavo Sainz, nono Kvyat e décimo Grosjean. Destaque para as Force India em quarto e quinto e para Pascal Wehrlein, levando a fraca Sauber ao oitavo posto, já que ele perdeu cinco segundos no tempo de prova. 

No campeonato, diferença caindo para seis pontos, com Vettel na liderança com 104 pontos contra 98 de Hamilton.




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