domingo, 16 de julho de 2017

Hamilton vence de ponta a ponta, iguala Jim Clark e encosta em Vettel pelo campeonato



Lewis Hamilton dominou a corrida em Silverstone e fez a alegria dos compatriotas. Sem dificuldades, o inglês venceu de ponta a ponta e encostou em Vettel, com problemas no pneu, na briga pelo campeonato. Bottas ficou em segundo e também chegou de vez na briga, enquanto Raikkonen, mesmo com um pneu estourado, chegou em terceiro.


Imagem: F1/Divulgação


Depois de uma classificação com chuva em Silverstone e imprevisibilidade no desempenho dos carros, a corrida começou com pista seca e Lewis Hamilton saindo da ponta, seguido por Kimi Raikkonen, Sebastian Vettel, Max Verstappen, Nico Hulkenberg, Sergio Perez, Esteban Ocon, Valtteri Bottas, Stoffel Vandoorne e Romain Grosjean. 



Antes da largada, Jolyon Palmer teve problemas e saiu da pista na volta de apresentação. Pelos problemas de Palmer, mais uma volta de apresentação dos pilotos. Na largada, Hamilton manteve a ponta e Verstappen atacou as Ferrari, passando Raikkonen e indo pra cima de Vettel. Bottas, que largou em nono, pulou para o sétimo lugar. Ocon vinha por todos os lados tentando passar Hulkenberg pela quinta posição. Sainz, brigando por posição  com o companheiro de time Kvyat, bateu nele e abandonou a prova.

Com a batida entre os dois, Safety Car na pista. Na quinta volta, o Safety Car deixou a pista e relargada. Na relargada, Ricciardo tentou passar o pelotão dos pilotos do fundo do grid, mas acabou escapando e caiu para o último lugar. Tentando se recuperar, Bottas passou Ocon pelo sexto lugar. Sem problemas, o finlandês passou Hulkenberg. Na volta 8, Vettel se aproximou de Verstappen pelo terceiro lugar. Stroll, que vinha em décimo segundo, tinha Alonso e Ricciardo famintos atrás e querendo passar o canadense. 

Ricciardo passou Alonso e vinha se aproximando de Stroll, enquanto o outro piloto da Red Bull, Verstappen, era pressionado por Vettel. Ricciardo passou o canadense e seguiu caminho. Vettel foi na raça passar Verstappen, passando por fora, mas teve a porta fechada pelo holandês, que mesmo por fora da pista se recuperou e espalhou para não deixar o adversário passar. Com a briga, Bottas chegou nos dois e na briga. 

Vettel tentou novamente passar Verstappen, mas viu ele frear bem e segurar na curva para não deixar o piloto da Ferrari passar. E, desistindo da briga, Vettel foi para os boxes e colocou pneus macios. Na volta seguinte, Verstappen parou, colocando também pneus macios e voltando atrás do alemão em parada mais lenta. Não querendo perder tempo, Vettel passou Hulkenberg pelo quarto lugar. Diferenças grandes de tempo entre os primeiros do grid, com Hamilton tendo nove segundos de vantagem para Raikkonen, que tinha 11 para Bottas e o finlandês dezesseis segundos para Vettel.

Na volta 25, Raikkonen parou e voltou no terceiro lugar, a frente de Vettel. Hamilton foi na volta seguinte aos boxes e também colocou pneus macios, voltando lado a lado com Bottas na saída, mas segurando a ponta. Com problemas de suspensão, Kvyat foi para os boxes para a correção do problema na volta 29. Na volta 32, enfim, Bottas foi para os boxes, colocando compostos supermacios e voltando em quarto. 

Ricciardo parou na volta seguinte e caiu para o décimo posto. Com problemas no motor, Alonso levou o carro aos boxes e abandonou. Ricciardo, reescalando o grid, passou Perez e já foi pra cima de Ocon. O australiano não perdeu tempo e passou Ocon, para na volta seguinte deixar Magnussen para trás. Massa, mais rápido que as Force India, se aproximava dos carros rosa para buscar as posições. Bottas vinha tirando um bom tempo de diferença para Vettel, ficando dois segundos atrás do alemão. Bottas foi pra cima de Vettel, colocou de lado mas Vettel segurou e freou como podia para segurar. Na segunda tentativa, Bottas colocou de lado na reta e passou Vettel para assumir o terceiro posto. 

Restando cinco voltas para o final, Bottas vinha bem mais rápido que Raikkonen, mas estava cinco segundos atrás do compatriota. Raikkonen furou o pneu dianteiro esquerdo e perdeu a posição para Bottas, indo aos boxes. Raikkonen perdeu posição também para Vettel e Verstappen também precisou parar, caindo para o quinto lugar. Vettel furou também o pneu, impressionante, e se arrastou para os boxes para trocar o pneu. E vence Lewis Hamilton, quarta vitória seguida e quinta vitória do inglês em Silvesrtone, igualando Jim Clark nas vitórias seguidas e no número total de triunfos, junto com Alain Prost. Em segundo, após a confusão dos pneus, ficou Bottas. Terceiro Raikkonen, quarto Verstappen, quinto Ricciardo, sexto Hulkenberg, sétimo Vettel, oitavo Ocon, nono Perez e décimo Massa. 


Com os problemas de Vettel, o campeonato pega fogo. Ele lidera com 177 pontos, seguido por Hamilton com 176 e Bottas com 154.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...