domingo, 21 de junho de 2015

Colúnia Esportiva 61 - Hoje não, hoje não, hoje sim?



Salve Salve Nerds!



Fórmula 1 voltando, agora na casa da Red Bull no GP da Áustria. Os treinos foram com pista molhada e a qualificação teve pista secando mas causando várias escorregadas. 
No Q1, a pista meio molhada fez os pilotos começarem com pneus intermediários até a pista secar o suficiente para usar pneus slicks. Com a pista melhorando a cada volta, a primeira parte foi uma sucessão de pilotos fazendo voltas mais rápidas, indo até os segundos finais de treino a decisão de quem ficaria de fora, exceto as Manor, que infelizmente são de outra categoria e já estavam fora. Quem bobeou foi Raikkonen, que não acertou uma volta boa e acompanhou Button e Perez entre os eliminados já na primeira parte. 
No Q2 a pista já estava seca e o povo começou a mostrar o verdadeiro potencial dos carros. Rosberg e Hamilton fizeram os melhores tempos e viram Alonso, Ricciardo, Sainz, Ericsson e Maldonado fora. 
No Q3, a dupla da Mercedes novamente comandou e deixou Vettel, o terceiro, sem esperanças de uma briga pela pole position. Lewis Hamilton fez o melhor tempo e Rosberg o segundo, sendo que os dois erraram e escaparam da pista nas suas voltas finais. Em quarto lugar ficou Felipe Massa, quinto Hulkenberg voltando de Le Mans, sexto Bottas, sétimo Verstappen, oitavo Felipe Nasr e nono Grosjean. Daniil Kvyat, que havia feito o nono tempo, foi punido com dez posições perdidas. Fernando Alonso, Daniel Ricciardo e Jenson Button também sofreram punições e vão largar no fundão do grid.

Foto via The Independent


Na largada, Rosberg assumiu a ponta sobre Hamilton, com Vettel terceiro e Massa quarto. Briga curva a curva entre as Mercedes e Raikkonen bateu fortemente em Alonso. O finlandês perdeu o controle do carro na entrada da reta e bateu em Alonso, que vinha atrás. Com a batida, Raikkonen ergueu o carro de Alonso e os dois só pararam no guard rail. O espanhol já abandonou cinco vezes este ano, mais do que quando corria na Minardi em 2001 no mesmo período, quando abandonou três vezes. Safety Car na pista e boas voltas até os carros serem retirados. Top 5 na volta 5 antes de o SC sair tinha Rosberg, Hamilton, Vettel, Massa e Hulkenberg.





No final da volta 6, enfim, o Safety Car saiu. Relargada e posições mantidas. Massa, aparentemente mais lento, via Hulkenberg chegar e já pressionar para ganhar o quarto lugar. Em nove voltas, Jenson Button abandonou com problemas no carro. Mclaren Honda menos resistente que a Manor. Nada de ultrapassagens importantes por enquanto. Ericsson, o parceiro de Nasr, foi punido com uma passagem nos boxes por queimar a largada.

Bottas passou Verstappen e assumiu a sexta posição. Volta 17 e Grosjean atacava Perez pelo décimo posto. Na reta principal, Ericsson teve problemas com o carro, que parou, mas depois voltou a funcionar e o piloto seguiu. Bottas, bem mais rápido, encostou em Hulkenberg na luta pelo quinto lugar. E o finlandês passou bonito, colocou por fora e colocou na frente na curva. Grande briga entre Grosjean e Nasr. O brasileiro insistiu em passar por fora e acabou levando um chega pra lá do francês.

Nos boxes, Hulkenberg passou Bottas, que já foi pra cima do alemão. Carlos Sainz foi punido com uma parada de cinco segundos nos boxes por ter ultrapassado o limite de velocidade quando foi trocar os pneus. Na briga entre matriz e filial, Verstappen passou Kvyat pelo décimo lugar. E Grosjean passou Kvyat também. Rosberg foi para os boxes na volta 34 e pareceu perder tempo com algumas travadas dos pneus. Massa parou e voltou na mesma posição, quarto lugar. Volta 36 e Hamilton foi para os pits, voltando atrás de Rosberg.

Em parada terrível da Ferrari, Vettel ficou muito tempo nos pits e viu Massa passar ele. Bottas, o rei das ultrapassagens, passou Maldonado pelo sexto posto e já se preparou para chegar em Perez, o quinto. Grosjean e Sainz abandonaram por problemas no câmbio e do espanhol não revelados ainda. E Lewis Hamilton foi punido por ultrapassar a linha branca da saída dos boxes. Ele deverá ter cinco segundos acrescentados no tempo final de prova. Na liquidação das ultrapassagens, Maldonado e Nasr passaram Kvyat. Perez foi outro que passou Kvyat, que estava com os pneus esfarelando de usados.

Perez vinha encostando em Nasr na luta pelo décimo lugar, na volta 46. O mexicano passou sem muitos problemas. Vettel, voando, vinha encostando em Massa. Na volta 49 a diferença era de 2.5 segundos, mas cada vez caindo mais. Maldonado, com pneus mais inteiros, foi pra cima de Ricciardo. O australiano segurou a pressão do venezuelano mas na reta com DRS não conseguiu manter a posição. Massa vinha mantendo a diferença em torno de dois segundos para Vettel, mas ainda restavam 15 voltas para o fim. Ricciardo, com pneus novos, chegou em Nasr pelo décimo lugar.

Ricciardo ultrapassou, espalhou, mas conseguiu passar Nasr. Diferença entre Vettel e Massa caiu para próximo de um segundo, o que poderia deixar Vettel abrir a asa móvel para ultrapassar. Restando cinco voltas, Vettel estava encostado em Massa, sem maiores diferenças e sem retardatários para ajudar Massa a ter tempo. A grande briga da corrida, Massa segurando a todo custo para que Vettel não encostasse para passar. Enquanto isso briga explosiva entre Maldonado e Verstappen. Depois de quase baterem algumas vezes, Maldonado passou Verstappen.Verstappen ainda foi pra cima tentando recuperar a posição.
Hoje não Massa, hoje não, hoje sim Massa? Será que segura a pressão de Vettel? Felipe Massa segurou e conseguiu o pódio! Vence Nico Rosberg e em segundo Lewis Hamilton! O quarto Vettel, quinto Bottas, sexto Hulkenberg, sétimo Maldonado, oitavo Verstappen, nono Perez e décimo Ricciardo.




No campeonato, a diferença entre Hamilton e Rosberg caiu para 10 pontos com a vitória do alemão. E Massa também se aproximou de Bottas.
Confira na tabela abaixo:




A próxima etapa da Fórmula 1 será no dia cinco de julho na Inglaterra, mas não estaremos presentes aqui infelizmente. Desde já pedimos desculpas e agradecemos pela compreensão.

Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...