terça-feira, 10 de setembro de 2013

Análise do Turno - Brasileirão 2013

Salve Salve nerds!


O final de turno do brasileirão chegou, e amanhã já se inicia o segundo turno a todo vapor. Porém, antes disso vamos para a análise dos clubes e uma tentativa de seleção do campeonato até agora. 

Cruzeiro:
O time das Minas Gerais faz campanha excelente, e com 40 pontos tem 70.2 % de aproveitamento. Os mineiros tem 12 vitórias e apenas 3 derrotas, e na era dos pontos corridos perde em aproveitamento apenas para o rival Atlético Mineiro, que ano passado conseguiu 75% de aproveitamento até o final do primeiro turno. Com um time rápido e comandado por Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e agora com Júlio Baptista, o apoio aos atacantes Borges e Willian é facilitado, o que comprova o melhor ataque da competição, com 42 gols marcados. 
Sem tantas estrelas mas com jogadores que vem fazendo bem suas funções, Marcelo Oliveira, o treinador, conseguiu criar um estilo de jogo eficiente ao líder do campeonato.

Botafogo:
Os alvinegros cariocas também seguem em ótima campanha e contam com o maestro Seedorf para armar as jogadas de ataque. Mas, um time campeão não é apenas feito de um jogador, então Rafael Marques vem marcando os gols essenciais ao time, além dos garotos da base como Hyuri, Elias e o recém saído Vitinho, que quando entram correspondem bem ao chamado de Oswaldo de Oliveira. Se o título é possível acredito que a Libertadores está muito próxima de ser garantida pelo time, que mesmo tropeçando algumas vezes conseguiu se manter no G-4. 


Grêmio:
Os tricolores gaúchos não foram tão constantes no G-4, mas tem uma equipe de qualidade e experiente, o que pode pesar nas rodadas finais do campeonato. No meio que tem Zé Roberto e Elano, além dos atacantes Barcos e Kléber, o time vem conseguindo os resultados, principalmente em casa, pois fora ainda peca muito, perdendo preciosos pontos. Não dá para garantir o time no G-4, pois há outros candidatos com potencial para a vaga, entretanto segundo as estatísticas normalmente quem termina entre os 4 primeiros o turno por lá permanece até o final. 


Atlético Paranaense:
Colado no Grêmio e com mesmo número de pontos está o furacão paranaense. Esta talvez seja a maior surpresa do campeonato até agora. O clube que ano passado disputou a série B e esta temporada vem brilhando na séria A. Liderados por Paulo Baier, o maestro que mesmo experiente vem fazendo a diferença, e vem servindo os companheiros Éderson e Marcelo no ataque. Com um time bem armado e que vem fazendo da Vila Capanema um alçapão não seria diferente ver o time bem até o final do brasileirão. 

Corinthians:
Aos trancos e barrancos vem o Corinthians. Com problemas de desfalques, lesões, convocações para a seleção peruana e brasileira, além de muitas partidas muito ruins o timão ainda está no lucro com o quinto lugar. Um bom exemplo disso foi a última partida contra o Náutico, onde o time estava desfalcado ao ponto do zagueiro Paulo André fazer as vezes de atacante. Se tiver o elenco completo e em bom estado físico e emocional o time tem potencial para brigar pela vaga na Libertadores com tranquilidade. 

Internacional:
Os colorados gaúchos começaram capengando a competição, e agora mais ajustados conseguem se aproximar dos líderes. Com a volta do bom futebol de D'Alessandro e de Leandro Damião, que pouco jogou no começo da temporada, o time vem conseguindo vitórias importantes. A ausência maior é Forlán, que vem sendo convocado para a seleção uruguaia e assim desfalca o Inter. Uma contratação que vem dando certo é o argentino Scocco, que vem marcando gols e ajudando o ataque. Resumindo, o torcedor colorado ainda pode ter esperanças de um futuro melhor.

Coritiba:
Em um início arrasador e liderando o campeonato, o Coritiba enfrentou um jejum de 6 jogos sem vencer, e agora busca retornar ao lugar que deixou. Dependentes muitas vezes do futebol do meia Alex o coxa ficou várias partidas sem o atleta, o que também justifica a má fase. Outros 8 jogadores se lesionaram ou ficaram suspensos, e isso acarretou em consequências fortes para o time paranaense. Na última partida 3 se lesionaram em sequência, sendo que um substituiu o outro e se machucou pouco depois, provando a má sorte e preparo físico a dever.

Goiás:
Os goianos talvez pensaram em não cair para a segundona, e agora sonham em algo mais no campeonato. Se poucos acreditaram no rechonchudo Walter ele vem marcando gols e alimentando a alegria dos esmeraldinos. Além dele Renan Oliveira e William Matheus são destaques. É complicado dizer que o time pode ficar entre os 4 líderes, mas é merecedor do top 10 e também não está apresentando futebol para cair de divisão.

Santos:
Com a perda de Neymar ficou visível a falta de um jogador diferenciado e de um elenco com qualidade ao clube da baixada. Apostando na base o treinador Claudinei Oliveira vem fazendo o possível para que o time esteja competitivo, e com a chegada de Thiago Ribeiro o ataque vem produzindo mais resultados. A nona posição é um tanto justa para o time, e não se pode prever grandes resultados e uma arrancada rumo ao título ou a libertadores.

Vasco:
O gigante da colina também vem ali no meio, e se preocupa primeiro em se distanciar mais da zona de rebaixamento do que se aproximar dos líderes. A grande aposta do time fica em Juninho Pernambucano e nas revelações do time Marlone e Willie, que vem sendo os armadores de jogadas e quem marca os gols do Vasco no campeonato. Não é muito possível e nem muito lógico acreditar na queda do clube para a série B, mas os altos e baixos do time atrapalham.

Criciúma:
Os catarinenses começaram a todo vapor o campeonato, e chegaram a estar no G-4, tendo conseguido inclusive grandes vitórias em casa. Porém isso durou pouco, e o time foi caindo pela tabela, e nos últimos jogos se viu brigando contra a Z-4. Após vencer o São Paulo e antes ainda o Vitória o tigre ganhou fôlego, e mesmo perdendo para o Botafogo apresentou bom futebol. Resta aos catarinenses torcerem pela continuação da boa fase, pois o risco de cair não é algo tão distante.

Vitória:
Outro que chegou a brigar na ponta da tabela, mas viu a boa fase sair de cena, assim como o atacante Maxi Bianchucci, que era o artilheiro do campeonato nas primeiras rodadas. Os baianos estão em estado de alerta, pois daqui para frente os pontos, principalmente nos confrontos diretos serão fundamentais e darão sustentação ao time para não cair. 

Bahia:
A segunda equipe representando o estado também não anda bem das pernas. O começo também arrancou suspiros, e se Maxi fazia gols no rival Fernandão marcava pelo tricolor. Com o andar da carruagem o time que antes conseguia os resultados em casa hoje já não tem a mesma força e precisa se reestruturar. 

Fluminense:
O atual campeão nacional anda mal das pernas. Com um elenco de qualidade, e que poderia estar brigando mais ao alto na tabela o tricolor vem sofrendo derrotas inesperadas e sofre com o desfalque do atacante Fred, que ou se lesiona ou está defendendo a seleção brasileira. É difícil até entender como a fase desse time está tão ruim, pois os jogadores tem qualidade e já provaram isso, resta o time acordar que ainda há tempo de recuperação.

Flamengo:
O rubro negro vive altos e baixos no ano. Enquanto está na próxima fase da Copa do Brasil, o Flamengo vai cambaleando no brasileiro, e não mantém uma regularidade, o que dá uma bela dor de cabeça no técnico Mano Menezes. O time tem destaques, como o meia Elias e os atacantes Hernane e Marcelo Moreno, só que não transformou isso em resultados.  Já vimos o time passar muito perto do rebaixamento em outros anos, entretanto brincar com esse risco tão alto tantas vezes pode ser fatal.

Atlético Mineiro:
Depois da conquista da Libertadores o relaxamento foi inevitável, e agora a recuperação no brasileiro vem sendo demorada. Aos poucos Ronaldinho e Cia. vem apresentando melhoras no futebol, e não é muito esperado, não que a lógica exista no futebol, de que o Atlético seja rebaixado. A equipe campeã continental pouco se modificou e portanto sabemos do potencial que tem.

Portuguesa:
O time paulista tem um elenco limitado, e em algumas apresentações tem lampejos de qualidade. Mas, contra equipes com técnica melhor o time sofre e  não consegue obter resultados positivos noSrmalmente. Até o que pudemos ver agora a lusa é candidata para cair, certamente é muito cedo para prever, porém comparando-se com outras equipes próximos eles estão melhores.

São Paulo:
Muito se dizia ano passado de que o Palmeiras não cairia, e que haviam equipes piores com mais merecimento para tal acontecimento, e realmente haviam. Entretanto, o time caiu, e o São Paulo demonstra sintomas de que pode seguir o mesmo caminho. Muitos técnicos de alto nível passaram pelo clube nos últimos tempos, como o recém demitido Autuori e o contratado Muricy, que chega para apagar um incêndio sem proporções conhecidas. Depois de excursionar pela Europa e perder a Copa Suruga no Japão o time voltou e enfrentou uma maratona de partidas seguidas, alavancando a crise, e hoje paga pelo mal planejamento da diretoria e do presidente Juvenal.
Muricy é um grande técnico, mas o buraco tricolor é mais embaixo e pode derrubar o treinador multi campeão pelo clube.

Ponte Preta:
O clube pouco produziu na competição, exceto o atacante William, que se tornou um destaque solitário na equipe. A macaca não consegue uma arrancada de vitórias ou resultados positivos, e isso quebra com qualquer campanha. Um elenco limitado e sem peças de reposição, ou sem titulares com aquela qualidade desejada pelo torcedor, faz com que o rebaixamento assuste mais ainda os ponte pretanos.

Náutico:
Segurando a lanterna está o Náutico, que consegue um recorde negativo de apenas 8 pontos conquistados em 19 jogos. A campanha é tão ruim que pode se tornar a pior da história dos pontos corridos, superando a do América de Natal em 2007. O time não tem destaques relevantes e quando consegue um bom resultado é um empate. Com uma partida a menos mesmo que vença estará em último do mesmo jeito. Situação quase irreparável para o timbu.

Agora vamos falar de coisa boa, uma tentativa de escalação da seleção do campeonato até agora, e depois a seleção segundo as médias do Cartola FC.

Seleção Nerd Esporte:




Goleiro: Vanderlei (Coritiba)
Zagueiros: Manoel e Luis Alberto (Atlético PR)
Laterais: André Santos (Flamengo) e William Matheus (Goiás)
Meias: Alex (Coritiba), Seedorf (Botafogo)
Volantes: Ralf (Corinthians), Elias (Flamengo)
Atacantes: Walter (Goiás), Éderson (Atlético PR)

Seleção Cartola FC, segundo média de pontos por rodada, e somente com jogadores que tem mais do que 8 ou 9 jogos disputados.



Goleiro: Aranha (Santos)
Zagueiros: Dedé (Cruzeiro) e Edu Dracena (Santos)
Laterais: Egídio (Cruzeiro) e Rodrigo Caio (São Paulo)
Meias: Alex (Coritiba), D'Alessandro e Willians (Internacional), Zé Roberto (Grêmio).
Atacantes: Éderson (Atlético PR) e Leandro Damião (Internacional)

Não deixe de entrar na Liga Nerd Esporte no Cartola FC!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...