domingo, 9 de outubro de 2016

F1 2016 - GP de Suzuka



Salve Salve Nerds!


 Fórmula 1 de volta, uma semana após Sepang, com o GP de Suzuka, no Japão. Com a presença dos animados japoneses, a disputa pela pole position teve mais emoção do que o normal. No Q1, as Mercedes não tiveram trabalho e se deram ao luxo de usarem pneus médios para se classificarem. Ficaram atrás das Ferrari, que com macios superaram os tempos da equipe alemã. Ficaram de fora já no Q1: Jenson Button, quando a Mclaren parecia vir se recuperando, Kevin Magnussen, da Renault, Marcus Ericsson e Felipe Nasr, da Sauber, Esteban Ocon e Pascal Wehrlein, da Manor. 

No Q2, com pneus macios, a Mercedes se isolou com Nico Rosberg e Lewis Hamilton nos dois primeiros lugares, seguidos pelas Ferrari de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen e as Red Bull de Daniel Ricciardo e Max Verstappen. Na turma que brigou para permanecer e não conseguiu passar para o Q3, ficaram de fora: Valtteri Bottas e Felipe Massa, Williams fez apenas uma volta e não foi bem, Daniil Kvyat e Carlos Sainz, da STR, Fernando Alonso, da Mclaren, e Jolyon Palmer, da Renault. 

Na briga pela pole position, o Q3, Hamilton chegou a marcar o primeiro tempo na primeira volta que os pilotos realizaram. Porém, na segunda volta, Rosberg brilhou novamente e superou o companheiro de equipe por apenas 0.013 segundos. As Ferrari chegaram até próximas, Raikkonen ficou a apenas 0.3 segundos das flechas prateadas e Vettel quase 0.4. Verstappen e Ricciardo vieram em seguida, no quinto e sexto lugares. Sétimo ficou Perez, oitavo Grosjean, nono Hulkenberg e décimo Gutierrez. Sebastian Vettel ficou com o quarto tempo, mas como pegou punição pela batida em Rosberg na prova passada, largou em sétimo. Kimi Raikkonen trocou a caixa do câmbio e perdeu cinco posições, largando em oitavo no grid.

Foto: SkySports

Na largada, Rosberg largou bem e Hamilton ficou para trás, caindo  para o oitavo lugar. Verstappen ficou em segundo e Perez em terceiro. Vettel passou Ricciardo pela quarta posição e o australiano tentou dar o troco, sem sucesso, na primeira volta. Vettel, na volta 3, aproveitou a reta longa para ultrapassar Perez pelo terceiro posto.

Com habilidade, Raikkonen passou Hulkenberg e ficou com o sexto lugar. Hamilton também se aproximava do piloto alemão. Na reta principal, Hamilton colocou de lado e passou.Volta 8 e Raikkonen vinha se aproximando de Ricciardo, mas escapou da pista em uma curva e acabou mais deixando Hamilton encostar nele. O finlandês remou de novo e chegou em Ricciardo. Verstappen, que vinha reclamando da aderência dos pneus, foi para os boxes e colocou pneus duros. Ricciardo também foi, logo em seguida.

Ricciardo voltou em décimo quarto e já passou Ericsson com tranquilidade. Raikkonen chegava em Perez e Hamilton se aproximava do finlandês. Rosberg foi para os boxes na volta 13, colocando pneus duros também. Vettel, Perez e Raikkonen também pararam. Hamilton não havia parado e estava na liderança. Em grande congestionamento, Ricciardo passou Palmer pelo oitavo posto e vinha seguido por Perez e Raikkonen. Enquanto isso, Hamilton parava nos boxes. Raikkonen passou Perez e Palmer, mas Hamilton voltou dos boxes na frente dele. Hamilton passou Ricciardo e em seguida já foi pra cima de Massa e também passou o brasileiro. Inspirado, o piloto inglês passou Bottas.

Sem muitos problemas, Raikkonen passou Massa também, ganhando o sétimo lugar. Perez também chegou e foi pra cima de Massa. Ricciardo passou Bottas pelo quinto lugar e na mesma curva Perez passou enfim Massa. No duelo finlandês, Raikkonen passou Bottas. Hulkenberg deixou Massa para trás e ficou com o nono posto. Perez chegou e passou de passagem Bottas no final da reta principal. Na sequência de curvas, Hulkenberg jogou o carro e passou Bottas pelo oitavo lugar. Williams muito mal na pista, carro bem lento.

Top 5 na volta 22 com Rosberg, Verstappen, Vettel, Hamilton e Ricciardo. Na volta 25, enfim, Felipe Massa foi para os boxes. Nasr, em décimo quarto e sem trocar pneus, deu uma travada na frente de Fernando Alonso e quase fez o espanhol também errar. Não muito depois, o espanhol passou o brasileiro. Volta 27 e Raikkonen foi para os boxes trocar pneus e voltar novamente com os duros. Bottas também foi para os boxes, na primeira parada dele. Sainz tentou passar Alonso, que fechou bem as portas e obrigou o compatriota a usar a área de escape.

Massa tentou passar Sainz e por pouco eles não bateram na briga pelo décimo lugar. Verstappen foi para os boxes e coloco novamente pneus duros. No gingado, Massa passou Sainz e fez o espanhol errar. No erro, ele deixou Bottas passar também. Vettel era o líder do momento, seguido por Hamilton, Rosberg, Verstappen e Ricciardo. Vettel reclamava dos retardatários que o atrapalhavam na pista.




Ricciardo parou novamente nos boxes, mas o pneu dianteiro direito causou problemas e atrasou a parada para 5.1 segundos. Volta 34 e Hamilton foi novamente aos boxes e colocou pneus duros, voltando em quarto. Vettel parou na volta seguinte e colocou pneus macios, voltando atrás de Hamilton. O alemão vinha mais rápido e chegou em Hamilton. Vettel não conseguia encostar no adversário inglês e não conseguia aproveitar os pneus macios. Hamilton que vinha tirando a diferença para Verstappen, que estava na casa dos seis segundos. Em duas voltas, diferença caindo para 4 segundos entre os dois. 

Volta 44 e Hamilton já havia cortado para um segundo e meio a diferença para Verstappen. Restando seis voltas, Hamilton estava encostado em Verstappen e buscava estar mais próximo na hora de usar o DRS para realizar a ultrapassagem. Na volta 50, restando três voltas, Hamilton não conseguia ficar próximo o suficiente de Verstappen no último setor, o que fazia com que ele não conseguisse a ultrapassagem na reta principal. 

Na penúltima volta, quando tentou ultrapassar Verstappen antes da reta principal, Hamilton errou e escapou, passando reto na curva. E vence Nico Rosberg! Se isolando mais ainda na ponta do campeonato, são 33 pontos de vantagem. Em segundo se segurou Verstappen, terceiro Hamilton, se complicando no campeonato, quarto Vettel, quinto Raikkonen, sexto Ricciardo, sétimo Perez, oitavo Hulkenberg, nono Massa, décimo Bottas.  



A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 será no dia 23 de outubro, com o GP dos Estados Unidos.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...