domingo, 27 de agosto de 2017

Hamilton segura pressão de Vettel no final e sai vencedor na Bélgica



Hamilton faz valer a pole position, mantém a ponta e segura a pressão de Vettel após Safety Car, para sair vitorioso mais uma vez. O campeonato fica mais disputado ainda, com os líderes Vettel e Hamilton separados por apenas sete pontos.

Fórmula 1 de volta após três semanas de férias. Voltando em alto estilo, com Spa-Francorchamps no menu. Na qualificação, a Mercedes sempre esteve na frente, seguida por Ferrari e Red Bull. Já na turma do fundão, surpresas no Q1. Ficaram de fora Felipe Massa, Daniil Kvyat, Lance Stroll, Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein. As duas Williams de fora.
No Q2, sem muitas surpresas nos eliminados, com Fernando Alonso, Romain Grosjean, Kevin Magnussen, Carlos Sainz Jr e Stoffel Vandoorne. 
E na briga pela pole position, o Q3, Jolyon Palmer logo saiu, escapando da pista com problemas e ficando com o décimo lugar mesmo. Em nono Esteban Ocon, oitavo a outra Force India com Sergio Perez, sétimo Nico Hulkenberg, sexto Daniel Ricciardo, quinto Max Verstappen, quarto Kimi Raikkonen, terceiro Valtteri Bottas, segundo Sebastian Vettel e a pole position, dominante e sem muitas ameaças para Lewis Hamilton. Hamilton que marcou a pole position de número 68, igualando Michael Schumacher como os que mais marcaram a primeira posição do grid. 

Com as punições a Kvyat, Massa, Vandoorne, Ericsson e Wehrlein, o grid na segunda metade ficou, a partir do décimo primeiro lugar com: 11 Alonso, 12 Grosjean, 13 Magnussen, 14 Sainz, 15 Stroll, 16 Massa, 17 Ericsson, 18 Wehrlein, 19 Kvyat, 20 Vandoorne. 

Foto: Getty Images

Na largada, os líderes se mantiveram nas respectivas posições, sem ameaças a liderança de Hamilton. Já na reta seguinte, Vettel tentou ir pra cima de Hamilton e Raikkonen era ameaçado por Verstappen. Grande briga tripla, com Alonso, Hulkenberg e Ocon. Alonso se deu bem, ficou em sétimo, e deixou os dois para trás brigando. Hulkenberg mergulhou bem e na reta conseguiu passar Alonso na volta seguinte. 

Com problemas, Palmer abandonou na volta 5. Alonso, muito lento, foi passado por uma leva de pilotos e caiu para o décimo primeiro lugar. Vettel vinha 1.7 segundos atrás de Hamilton, mas não conseguia encostar mais para passar o inglês. A diferença de Vettel para Bottas já estava na casa dos quatro segundos. Verstappen, com problemas mais uma vez, abandonou desolado pela sexta vez no ano. 

Massa, que estava em oitavo, trocou o pneu supermacio por macio nos boxes. Hamilton, na volta 12, foi para os boxes, colocando pneus macios no lugar dos ultramacios. O inglês voltou em quarto. Bottas parou na volta seguinte e voltou em quinto, também saindo de pneus macios. Grande passagem de Perez, que pegou vácuo de Grosjean e passou Kvyat e o próprio Grosjean para assumir o novo posto. 

Briga entre Raikkonen e Hamilton pela liderança, com Hamilton tomando a ponta do finlandês, que ainda não havia parado. Vettel, que foi aos boxes nessa volta, 15, voltou em terceiro. Raikkonen parou nos pits na volta seguinte e voltando em quarto, atrás de Bottas. E o finlandês foi punido com 10 segundos por não ter andado devagar em uma bandeira amarela. 

Volta 20 e Vettel vinha tirando diferença em relação a Hamilton, com 1.3 entre eles e caindo. Mas, Vettel não conseguiu manter o ritmo e a diferença até aumentou, para 1.6. Top 5 com Hamilton, Vettel, Bottas, Ricciardo e Hulkenberg. E na volta 27, Fernando Alonso desistiu de lutar contra o carro e resolveu abandonar. 

Sem muitas cerimônias, as duas Force India birgaram pela décima posição e quem se deu mal foi Perez, que bateu duas vezes em Ocon, quebrou a asa dianteira e furou o penu traseiro direito na volta 29. Com a batida, Safety Car na pista e os pilotos pularam para os boxes e fizeram as paradas sem maiores problemas. A maioria dos pilotos voltou com pneus ultramacios e dos líderes apenas as Mercedes não, com pneus macios. 

Na volta 33, Safety Car saindo e relargada. Vettel vinha encostado em Hamilton e os dois vinham colados. O alemão colocou de lado, mas não conseguiu passar. Bottas escapou e caiu para o sexto posto. Raikkonen e Ricciardo passaram o finlandês da Mercedes. Hamilton sentou o pé na bota e abriu vantagem para Vettel, que estava mais de um segundo atrás dele. Já eram três voltas seguidas melhores da prova para o inglês.

Vettel vinha novamente tirando a vantagem de Hamilton e tentando buscar menos de um segundo, para poder usar a asa móvel e assim ir pra cima do adversário, restando cinco voltas para o fim de prova. Na volta 42, Vettel fez a melhor volta da prova, porém ainda faltava tempo para tirar e ele ficar a menos de um segundo do piloto da Mercedes. E não teve para Vettel. Vence Lewis Hamilton o GP da Bélgica! Vitória de número 58 do inglês na categoria. 

Em segundo fica Vettel, terceiro Ricciardo, quarto Raikkonen, quinto Bottas, sexto Hulkenberg, sétimo Grosjean, oitavo Massa, nono Ocon e décimo Sainz. No campeonato, Vettel foi para 220 pontos, enquanto Hamilton foi para 213. Portanto, se os dois fecharem com as mesmas posições na próxima etapa, o campeonato ficará empatado. 

Imagem: F1/Divulgação



A Fórmula 1 volta semana que vem, com o GP de Monza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...