sexta-feira, 4 de março de 2016

Carros e Análise da F1 2016




Salve Salve Nerds!

Foto: AFP


A temporada 2016 da Fórmula 1 começará apenas no dia 20 de março, com o GP da Austrália, mas os testes de pré-temporada acontecem e terminam hoje na Espanha, ocorrendo durante duas semanas e já nos retratam como poderá ser o campeonato. Abaixo você confere a análise de todas as equipes e o que esperar delas:

Mercedes


A atual campeã da categoria, tanto nos construtores como nos pilotos com Lewis Hamilton, vem novamente para dominar o ano. O motor alemão continua sendo o melhor da categoria, sendo que ele é desenvolvido junto ao carro todo da equipe, pois ela é a fabricante de ambos, então tem como adequar todo o carro ao motor enquanto os outros poderão fazer isso apenas depois de receberem o motor. Os tempos dos treinos nessas duas semanas já demonstram que a vantagem deverá ser da Mercedes. Enquanto os outros times chegaram a usar os pneus supermacios ou ultramacios, novos compostos  desse ano, o time de Hamilton e Rosberg usou pneus médios ou macios para marcar bons tempos e ter uma excelente quilometragem. 
E isso é muito importante, quilometragem e estabilidade do carro com muitas voltas rodadas são o principal nesses treinos, acima dos melhores tempos. Nisso as flechas prateadas foram muito bem. Entre os pilotos, Rosberg pareceu ter conseguido se adaptar mais a todos os tipos de pneus, enquanto Hamilton reclamou de problemas com pneus mais macios. Espero estar errado, mas pelo que foi visto deveremos novamente ter a Mercedes isolada na ponta. 

Ferrari


A tradicional equipe italiana veio com um carro melhor do que o da temporada passada, porém não parece suficiente para superar as Mercedes ainda. O time de Maranello foi muito bem nos treinos, conseguindo andar bastante com Raikkonen e Vettel, apesar de Raikkonen ter enfrentado problemas na primeira semana. A Ferrari fez os melhores tempos tanto na semana passada quanto nessa, porém lembramos que com pneus dos mais macios possíveis, supermacios e ultramacios. 
Para os ferraristas e quem busca ter mais emoção nas corridas, a torcida é para que a Ferrari possa ter mais condições de lutar com a Mercedes, porém não sabemos o quão próximos os carros estão, já que a Mercedes parece estar escondendo mais o jogo do que as outras equipes. 
Na quinta-feira, ontem, Raikkonen chegou a testar um dos modelos que estão em fase de testes para a proteção da cabeça dos pilotos nos cockpits. Como uma pessoa muito comunicativa, Kimi falou que o teste foi "Ok". 



Williams



O time de Sir Frank Williams vem mais desacreditado que nas últimas temporadas, até por perder o posto de segunda força da categoria para a Ferrari e ver o rendimento do carro decair ano passado. Os carros brancos de Valtteri Bottas e Felipe Massa não começaram bem os testes na semana passada, marcando tempos bem inferiores aos concorrentes e não fazendo justificar muito o fato de provavelmente estarem testando o carro em ritmo de corrida. 
Já nesta semana, o time conseguiu dar mais voltas e pegar mais ritmo, além de alterações no carro que foram feitas, todos os times trouxeram algo de novo para essa semana após os testes da semana passada. Tanto que nos testes de quinta-feira Felipe Massa foi o segundo mais rápido, atrás apenas de Kimi Raikkonen. 
A equipe deverá permanecer como a terceira força da categoria, até porque a Red Bull não conseguiu mudar do motor Renault para o Mercedes e deverá ter problemas com isso. 

Red Bull


Depois do imbróglio com a Renault, a quase ruptura e a busca pelo motor Mercedes, a equipe do touro vermelho teve que se contentar mesmo com os Renault, rebatizados de Tag Heuer. Por enquanto, parece que os motores ficaram mais confiáveis depois das várias exigências do time para a empresa francesa. Acredito que até pelo fato de a própria empresa voltar como equipe tenha influenciado para o trabalho ter sido melhorado. Enfim, a Red Bull vem por fora com Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat novamente como pilotos. Eles deram bom número de voltas e conseguiram ficar do meio da tabela para cima. A aposta é que o trabalho comandado por Adrian Newey, o gênio que projeta o carro do time, possa melhorar o desempenho perdido com a falta de potência do motor. 


Force India



O time indiano vem aparentemente melhor que no ano passado. Após problemas financeiros, parece que o investimento começou a voltar e Nico Hulkenberg e Sergio Perez poderão ter mais condições de trabalho. Usando pneus supermacios, as Force India conseguiram andar entre os ponteiros, Hulkenberg fez o segundo tempo na semana passada. Nessa semana, principalmente o alemão andou próximo dos líderes, provando que a melhora do carro na aerodinâmica e outros detalhes mecânicos, aliados ao motor Mercedes, podem levar o carro para voos mais altos. 

Toro Rosso



Após usar por alguns anos o mesmo motor Renault da equipe matriz, a Red Bull, os italianos voltarão a usar um motor "nacional", vão de Ferrari novamente. Porém, o motor é o de 2015, o que deverá causar uma queda de desempenho dos carros do time. Mesmo com pilotos jovens e habilidosos como Max Verstappen e Carlos Sainz Jr, o rendimento tenderá a ser menor. Torcemos para que eles possam continuar dando trabalho e proporcionando boas disputas por posição, tal qual vimos ano passado. O time usou vários compostos e com os pneus mais duros o rendimento não foi tão bom, ficaram da metade do grid para trás. 

Sauber



Treinando a primeira semana com o carro do ano passado, a Sauber chega para 2016 com muita desconfiança e pouco potencial de melhorar. O time manteve Marcus Ericsson e Felipe Nasr, porém pouco evoluiu do carro, que tem motor Ferrari. A equipe de Peter Sauber preferiu fazer stints mais longos, usando pneus macios ou compostos mais duros, já que precisavam dar quilometragem ao carro novo. Talvez, para a Austrália, a Sauber consiga um resultado melhor, mas provavelmente faltará investimento ao longo da temporada para que o carro acompanhe a evolução dos concorrentes, principalmente as equipes que estreiam esse ano. 

Mclaren



A tradicional equipe, que busca voltar a estar entre as melhores, segue na parceria com a Honda e mantendo Fernando Alonso ao lado de Jenson Button. Pelos treinos, a Mclaren priorizou a confiabilidade de seus equipamentos, já que esse foi o maior problema do ano passado. Deram muitas voltas e usando pneus macios e médios na maior parte do tempo. Pelo visto, teremos a Mclaren brigando um pouco mais a frente do grid, acho eu que batalhando pelos pontos no meio da tabela. Se o carro for realmente confiável, que é o aparentado, o desenvolvimento será muito maior que no ano passado, apesar de não sabermos a diferença de desempenho do motor Honda para os Mercedes. 

Manor


Agora com motores Mercedes, a Manor busca deixar o posto de pior equipe da categoria. Recebendo o motor novo e muito melhor que o antigo, que era Ferrari e defasado, e com investimentos, a equipe deverá mostrar um trabalho digno em 2016. O time trouxe dois novos pilotos, o alemão Pascal Wehrlein, talento da base da Mercedes, e o indiano Rio Haryanto, um Pastor Maldonado só que aparentemente sem muitos talentos. Além do motor e dos pilotos, principalmente Pascal, o time contratou um bom pessoal para a parte técnica e operacional, nomes como Pat Fry, que trabalhou na Ferrari e Mclaren na parte de engenharia dos carros. Portanto, devemos ver a Manor menos nanica esse ano e mais protagonista. 

Renault




De volta como equipe própria após seis anos, a Renault vem prometendo ser uma das grandes equipes. O time, que investe pesado na Fórmula E e em outras categorias, diz que quer também ganhar na Fórmula 1. Para 2016, devemos esperar um carro já no meio da tabela e quem sabe brigando por pontos. Os franceses trazem de volta Kevin Magnussen para a F1 e o jovem Jolyon Palmer, campeão na GP2 em 2014. São pilotos competitivos e que ajudarão o carro a se desenvolver mais. Nos treinos, Magnussen ficou já no meio do grid e Palmer teve mais dificuldades. Agora é ver como se sairão na Austrália, a grande prova de fogo para todos os times. 

Haas



Se com a Renault já há um histórico a se comparar e imaginar, com a Haas é tudo novo e até agora muito bom se compararmos com as últimas equipes estreantes. Recebendo investimentos do americano e dono Gene Haas, o time trouxe Romain Grosjean e Esteban Gutiérrez, figuras conhecidas do grid. Nos tempos dos treinos, vemos a Haas ainda na parte de trás do grid, porém os principais tempos foram anotados com pneus macios. Não devemos ver o time americano já brigando por pontos, mas não será uma carroça na pista e deverá evoluir, apesar de não ter pilotos de primeira categoria. Grosjean quem sabe leve o carro mais longe pela boa experiência que teve na Lotus. 



Para fechar, temos uma rápida análise feita pelo nosso amigo e comentarista Diego sobre toda essa temporada:

Bem amigos, estamos cada vez mais próximos de mais uma temporada de Fórmula 1!

E o que esperar para este ano?


O destaque maior vai para a Ferrari, que depois de muito tempo está finalmente andando na frente, sim amigos, a Ferrari está liderando quase todos os testes. Aí você pergunta: “E o que aconteceu com a Mercedes?”. Calma lá, a Mercedes esta sempre ali, com os últimos tempos, mas isso não quer dizer nada, treino é treino, jogo é jogo.

Aparentemente um dos principais motivos que levam a Ferrari a andar sempre na frente é a escolha dos novos compostos, chamados de Ultra Macios. Até o ano passado, para pista seca, existiam os pneus Duros/Médios/Macios/Super Macios. Para 2016 trouxeram novos compostos, os tais Ultra Macios, que possuem rendimento muito superior aos Super Macios, o problema é que esses pneus não duram nada, se os Super Macios duravam 8 voltas, quanto durarão os Ultra?

Pneus que serão usados na temporada, destaque para os Ultra macios


Enfim, a Ferrari vai pra pista sempre com os Ultra Macios, enquanto sua principal concorrente a Mercedes, geralmente sai com pneus Médios e tanque cheio, e isso faz sim muita diferença. Ou seja, a Mercedes está sim escondendo jogo, e promete vir mais forte do que nunca!
Um pouco mais atrás deveremos ter a disputa entre Williams e Red Bull. A equipe de Felipe Massa não apresentou ainda uma grande evolução quanto ao carro do ano passado, nem mesmo a Red Bull, então é de se esperar que ambas continuem a brigar por pódios somente quando algum incidente ocorrer com Ferrari e Mercedes.

A Force India aparenta estar mais forte do que nunca e promete dar trabalho para a Williams e Red Bull, embora a equipe indiana também adote o mesmo comportamento da Ferrari, e utiliza pneus Ultra Macios para cravar tempos mais baixos.

A Toro Rosso continua ali onde sempre andou, enquanto a Sauber apresentou uma leve melhora em relação ao ano passado. A novidade, que nem é tão novidade vai para a Renault, que parece não ter nascido bem, e pode-se esperar que ande junto a McLaren, que apresentou evolução, mas não tão significativa. Já a Manor deve andar no fundão do grid como sempre, enquanto a surpresa do grid fica por conta da estreante Haas, que promete já começar andando no meio do pelotão, disputando com McLaren, Renault e companhia.

E o último destaque fica por conta dos testes com os novos protetores frontais para a cabeça dos pilotos. Após o lamentável acidente com Jules Bianchi, os chefões estão se preocupando mais com a vida dos pilotos. Embora o protetor tenha ficado incrivelmente feio, tem uma boa proposta. Caso seja aprovado, deverá melhorar um pouco seu design de Havaianas.




Então esquentem seus motores, que dia 20 começa mais uma temporada de Fórmula 1!


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Até mais!

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