domingo, 20 de março de 2016

Colúnia Esportiva 71 - A volta dos que não foram



Salve Salve Nerds!


Temporada da Fórmula 1 de volta e com estreia em Melbourne, na Austrália. Desde os treinos livres, a Mercedes dominou as ações, mas ficava aquela dúvida para a qualificação, até pelo novo modelo um tanto confuso e que exige dos pilotos estarem na pista quase toda a sessão. 

No Q1, Lewis Hamilton já começou na frente e seguido por Kimi Raikkonen e Max Verstappen. Após sete minutos, o primeiro a dar adeus foi Pascal Wherlein, seguido pelo companheiro de Manor, Rio Haryanto. No minuto e meio seguinte, Esteban Gutierrez, com a Haas, foi eliminado. Pilotos não conseguiam começar e terminar suas voltas rápidas em 90 segundos e acabavam tendo que se contentar em fazer uma volta por fazer. Romain Grosjean, também da Haas, não conseguiu seguir em frente, seguido por Daniil Kvyat, que estava nos boxes e em erro da equipe acabou de fora. Felipe Nasr e Marcus Ericsson, da Sauber, foram os eliminados seguintes e que fecharam o Q1.

Lewis Hamilton foi o mais rápido do Q1, seguido por Felipe Massa, Fernando Alonso, Nico Hulkenberg e Kimi Raikkonen. 

Na segunda parte, a Mercedes já deu as caras e conseguiu vantagem de mais de 1 segundo para as Ferrari. Na briga para não cair, as Renault de Kevin Magnussen e Jolyon Palmer não conseguiram escapar. Foram para a pista mais tarde e acabaram não conseguindo tempos bons. Jenson Button, que estava nos boxes, foi o eliminado seguinte. Carlos Sainz, no apuro, conseguiu tirar um bom tempo e colocou a outra Mclaren, de Fernando Alonso, entre os eliminados. Valtteri Bottas, com a Williams, demorou para conseguir um tempo bom e terminou eliminado em décimo primeiro. Nico Hulkenberg e Sergio Perez, que já tinha recuado para os boxes, fecharam a lista de eliminados do Q2. 
Na ponta, Hamilton novamente dominou, seguido por Rosberg, Vettel, Sainz e Ricciardo. 

No Q3, Felipe Massa era o oitavo e sem tempo estava na beira da eliminação. O brasileiro conseguiu um quinto tempo e se salvou. Verstappen, que caiu para oitavo, também marcou bom tempo e eliminou o piloto da casa, Daniel Ricciardo. Carlos Sainz não conseguiu marcar um tempo bom e foi o seguinte a deixar a classificação. Daí para frente, todos acabaram desistindo de marcar tempos. Felipe Massa se contentou com o sexto lugar e Verstappen com o quinto. Rosberg, que era quarto, conseguiu melhorar e pulou para o segundo posto, deixando Raikkonen em quarto e Vettel em terceiro. No fim, a Mercedes mandou seus carros voltarem para os boxes e não houve briga direta pela pole position nos minutos finais do Q3. Pole position nas mãos de Hamilton. 



Antes da largada, Daniil Kvyat teve problemas na reta e ficou parado pouco antes dos lugares de posicionamento. Portanto, houve mais uma volta de apresentação para tirar o carro do russo, que abandonou. Na largada, Vettel pulou entre as Mercedes e tomou a ponta. Raikkonen pulou para segundo, com Rosberg em terceiro, Verstappen em quarto e Massa em quinto, Hamilton caiu para sexto, largada muito ruim.

Hamilton atacava Massa pelo quinto posto. Magnussen, com pneu furado, foi o primeiro a ir aos boxes. Briga entre Nasr e Ericsson pela décima quinta posição, seguidos por Bottas. Hamilton conseguiu fazer o poder do carro funcionar e passou Massa pela quinta posição. Massa que já era atacado por Carlos Sainz. Toro Rosso andava muito rápido. Tentando recuperar o prejuízo, Rosberg ia pra cima de Raikkonen pelo segundo posto, na volta seis.

Mercedes rodava meio seguindo mais rápido que a Ferrari. Hamilton ia pra cima de Verstappen na luta pelo quarto lugar. Volta 9 e Sainz foi para os boxes trocando pneus supermacios para macios, primeiro a trocar pneus. As duas Sauber sendo passadas pelos adversários, Bottas passou as duas e a Renault de Grosjean também fazia o mesmo. Ricciardo foi pra cima de Massa e passou o brasileiro. Destaque para Wherlein, que estava em décimo terceiro com a Manor.

Volta 12 e Massa parou, colocando pneu macio. Bottas tentou passar Palmer e os dois duelaram por algumas curvas até o finlandês conseguir. Rosberg também parou e a Mercedes mudou a estratégia dos pilotos, o alemão parando antes e Hamilton esticando o período com pneus supermacios. Vettel parou e saiu com supermacios, segurando a pressão de Rosberg pelo terceiro lugar. Volta 15 e Verstapppen e Sainz passaram Bottas sem maiores problemas. Rosberg era o mais rápido da pista, querendo a liderença de Vettel. Sainz, com estilo, passou Button pelo nono lugar.

Sem perder tempo, Vettel passou Hamilton, que ainda não tinha parado. Rosbeg também chegou e passou o companheiro de time. Hamilton foi para os boxes e colocou pneus médios, querendo arriscar. Raikkonen também parou. Batida fortíssima entre Gutierrez e Alonso. O espanhol arriscou passar o mexicano e acabou batendo feio. O carro de Alonso ficou totalmente destruído. Bandeira vermelha na pista pelos destroços que ficaram. Tudo parado na volta 19. Top 5 com Vettel, Rosberg, Raikkonen, Ricciardo e Verstappen.




Com a bandeira vermelha, é possível trocar os pneus do carro, portanto muitos pilotos mudaram e assim as estratégias novamente se alteraram. Rio Haryanto abandonou a prova nessa parada por problemas na direção. Vettel voltou de pneus macios e Mercedes de pneus médios. Na relargada, após 20 minutos, posições dos três primeiros mantidas, mas Ricciardo já foi e passou Verstappen. Hamilton ficava na espreita para passar os concorrentes na briga, já que estava em sétimo. Button vinha pra cima de Palmer pelo décimo segundo lugar. Raikkonen, com problemas no carro, foi chamado aos boxes e abandonou na volta 23. Carro começou a pegar fogo no momento que parou nos boxes.



Bottas pressionava Hulkenberg pelo nono lugar, poucas brigas no momento. Grosjean estava em oitavo com a Haas. Briga entre Hamilton, Sainz e Verstappen, do quarto ao sexto lugar. O inglês não conseguia passar Sainz e ficava travado na tentativa de avançar no grid e sonhar com a vitória. Pneus de Vettel começaram a parar de render e Rosberg tirava já um segundo de diferença, fazendo a distância entre os dois cair para 2.8 segundos. O alemão da Mercedes acabou começando a se poupar um pouco, pois precisava dos pneus conservados para não ir mais aos boxes.

Grande prova de Daniel Ricciardo, que largou em oitavo e estava em terceiro, para ir ao pódio em casa. Hamilton conseguiu chegar novamente em Sainz, mas o espanhol fechou bem as portas. Porém, ele logo depois foi aos boxes, não mudando muita coisa nessa defesa de posição. Verstappen foi para os boxes também, mas os mecânicos não estavam prontos, causando demora na parada. Sainz, de pneus novos, passou Perez pela décima posição.

Diferença entre Vettel e Rosberg era de um segundo, com Vettel cada vez mais lento pelos pneus desgastados. Volta 35 e Vettel foi para os boxes, colocando pneus macios. Troca lenta, 5.6 segundos, e o alemão voltou em quarto lugar. Sainz ia pra cima de Palmer pelo nono posto, seguido de Verstappen. Hamilton vinha tirando em torno de um segundo por volta de Ricciardo pelo segundo lugar. Verstappen tentou passar Sainz, que não conseguia ir pra cima de Palmer pelo nono lugar na volta 39.

Vettel tirou dois segundos de diferença para Hamilton e estava a 8.3 segundos do inglês. Para Rosberg a diferença era de 17 segundos. Ericsson, com problemas, ia lentamente abandonando na pista. Sainz se segurava de todos os jeitos para não ser passado por Verstappen. Hamilton, sobrando, passou Ricciardo e conquistou o segundo lugar na volta 42. E as Toro Rosso enfim conseguiram passar Palmer e seguir em frente. Possível briga entre Grosjean, Hulkenberg e Bottas pelo sexto lugar.

Bem mais rápido e com pneus mais novos, Ricciardo passou Massa e assumiu o quarto lugar. As duas STR vinham pra cima de Bottas querendo o oitavo lugar. Vettel estava a 3.7 segundos de Hamilton e ainda tentava chegar para ficar em segundo. Hamilton escapou e fez Vettel chegar de vez pela briga restando cinco voltas. Verstappen escapou depois de bater em Sainz e acabou rodando na pista. E Vettel escapou na curva, perdendo as chances de passar Hamilton. Sem mais emoções, vence Nico Rosberg! Décima quinta vitória da carreira do alemão, que vence a quarta prova seguida, maior sequência da carreira do piloto. 

 Top 10 com Rosberg, Hamilton, Vettel, Ricciardo, Massa, Grosjean, Hulkenberg,  Bottas, Sainz e Verstappen. Destaque para as Toro Rosso, que mesmo com motor Ferrari de 2015 foram competitivas. E para Romain Grosjean, que conseguiu um excelente sexto lugar para a estreante Haas. Grande resultado para a Ferrari, que se colocou com mais condições do que as imaginadas de competir com a Mercedes. Vitória só não veio porque erraram na estratégia. 





A próxima etapa da Fórmula 1 é daqui duas semanas, no GP do Bahrein.

Não deixe de comentar e compartilhar esse e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...