terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

TEDs Esportivos






O TED, Technology, Entertainment, Design (Tecnologia, Entretenimento, Design) é um modelo de "palestras" que a organização sem fins lucrativos Sapling criou. Neste modelo, a ideia é disseminar ideias de maneira sucinta, para atrair a atenção do público em geral. São abordados todos os tipos de assuntos, inclusive relacionados ao esporte. Abaixo, trouxemos alguns TEDs esportivos que trazem boas discussões. Confira:

A matemática por trás dos movimentos mais surpreendentes do basquete

Nesse TED, o palestrante fala sobre o estudo dos "pontos de movimento" no esporte, especificametne no Basquete, no exemplo citado por ele. É mostrado como a tecnologia e uma máquina pode ter mais informações e auxiliar um treinador de basquete. Normalmente, há números que são interpretados pelas pessoas e assim usados nos treinamentos e partidas, mas nesse caso a máquina consegue interpretar os movimentos e números do jogo para passar orientações completas. A palestra mostra o quanto a tecnologia pode ajudar o campo esportivo com a precisão da análise e também ampliar esse trabalho para o dia a dia, afinal todos nós nos movemos e podemos assim ter esse movimento analisado de diversas formas.



Os atletas estão mesmo ficando mais rápidos, mais fortes e melhores?

Esse TED discute o como a tecnologia mais prática, presente na atividade do atleta, faz com que ele renda e os recordes de várias modalidades, como atletismo e ciclismo, aconteceram e evoluíram bastante graças aos aparatos tecnológicos. Ele trás comparativos de como, em condições iguais, as diferenças dos recordes de décadas passadas não estariam distantes dos desempenhos atuais. A tecnologia também permitiu que mais pessoas tivessem acesso a técnicas avançadas de treinamento e isso permitiu uma evolução física dos atletas.



Segredos dos atletas de elite

Nesse TED, Kenn Dickinson fala que o que torna os atletas diferentes de pessoas "normais" é o pensamento voltado para o alto rendimento, a capacidade de análise do jogo e da situação que estão vivenciando. Quando você visualiza uma jogada antes de realiza-la você está usando a mesma parte do cérebro que quando realmente faz o movimento. Ele ainda fala de como os atletas se preparam, que é necessário se preparar da maneira correta para obter o sucesso.



Psicologia do Esporte - Dentro da mente de atletas campeões

Aqui, o palestrante Martin Hagger fala da preparação psicológica dos atletas e como as expectativas podem influenciar no rendimento nas competições, seja quando se é muito favorito ou uma grande zebra. São citados vários exemplos de como o fracasso também deve ser superado pelos atletas que são muito favoritos e que estavam confiantes no triunfo mas acabaram perdendo. Perceber os pontos fortes, fracos e o adversário também são fatores importantes.  





Como a realidade aumentada transformará os esportes... e criará empatia

Assim como o título diz, Chris Kluwe fala sobre como a realidade aumentada pode ajudar no desenvolvimento do esporte. Ele mostra como a percepção de um lance muda quando você se vê dentro do próprio lance. Outro fator importante é a imersão que a realidade aumentada causa no público, que quer ser como o ídolo no esporte e vê isso ser mais possível através de imagens da GoPro ou usando um óculos de realidade aumentada como o Oculus Rift. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...