terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Artilheiros Continentais







Se tem uma competição que anima as torcidas pelo mundo esta é a copa continental. Sejam as Ligas dos Campeões da Europa, Ásia, Oceania, África, América do Norte ou a Libertadores da América, temos os jogadores que se destacam pela artilharia pesada. Traremos aqui os maiores artilheiros de cada uma das competições continentais, seja em uma única edição ou no somatório das participações. 


Ásia

Dong-Gook Lee, o matador asiático - Foto: AFP

Na Liga dos Campeões da AFC, a Federação Asiática de Futebol, temos um brasileiro como maior artilheiro de uma única edição da Liga. Muriqui, atuando no chinês Guangzhou Evergrande, anotou 12 gols na edição de 2013/14. O Guangzhou foi o campeão daquele ano.

O artilheiro geral da AFC Champions League é o sul-coreano Dong-Gook Lee. Lee conseguiu a marca de 32 gols em 57 jogos disputados na competição. Ele defende o Jeonbuk, da Coréia do sul e já tem 37 anos de idade. 


Oceania

Totori, o cara da Oceania - Foto: Getty Images

Se já não é muito fácil encontrar dados da Ásia, a Oceania precisa de confiança nos poucos sites que tratam da Liga de lá. Em uma única edição da Liga dos Campeões da Oceania, Sasho Petrovski é o artilheiro, com 13 gols anotados em 2001 quando defendeu o Wollongong Wolves e foi campeão. Ele soma 17 na história, com mais quatro gols feitos em 2005.

Na artilharia histórica,  Benjamin Totori é quem mais balançou as redes oceânicas com 20 tentos. Ele fez 7 gols pelo YoungHeart Manawatu em 2006, 7 pelo Waitakere United de 2008 a 2010 e 6 pelo Koloale em 2011 e 2012. Totori foi campeão da Liga dos Campeões da OFC em 2008 pelo Waitakere United.



África

A lenda do Egito e do Al-Ahly, Aboutrika - Foto: Getty Images

No continente africano, o maior artilheiro de uma edição única da Liga dos Campeões da África, desde 2000, é o jogador Stephen Worgu, que defendeu o Enyimba Aba, tanto o jogador quanto o clube nigerianos. Worgu marcou 13 gols na edição de 2008 da competição. 

Já o artilheiro geral da Liga dos Campeões da África é a lenda egípcia Mohamed Aboutrika, com 31 gols. Ele foi artilheiro na edição de 2006, com oito gols anotados e disputou 88 jogos da competição pelo Al-Ahly. Ele se aposentou em 2014. 

América do Norte

Orozco, artilheiro unificado na Concachampions - Foto: Azetaca Deportes
Na América do Norte, já tivemos várias competições continentais, mas é difícil de encontrar dados falando mais sobre as artilharias. Portanto, pegamos apenas os números da Liga dos Campeões da Concacaf, que existe desde 2008.

O maior artilheiro de uma única edição da competição foi Javier Orozco, quando jogava no Cruz Azul, na temporada 2010/11 e anotou 11 gols. E Orozco também é o maior artilheiro de todas as edições da Concachampions, com grandiosos 24 gols marcados em quatro participações.

Europa

O maior artilheiro continental - Foto: Getty Images

No velho continente, os artilheiros são velhos conhecidos do público nos últimos anos. Na temporada 2013/14, Cristiano Ronaldo destruiu e em 11 jogos marcou 17 gols. Ele quase alcançou o mesmo número em 15/16, marcando 16 gols. E, na artilharia geral, o gajo também é o líder. Cristiano tem nada menos que 95 gols, contra 93 de Messi, que vem na perseguição pela artilharia histórica.


Libertadores da América

Alberto Spencer, artilheiro não superado há mais de 50 anos


Em La Copa, o maior artilheiro em uma única edição é Daniel Onega, com 17 gols feitos. O argentino defendeu as cores do River Plate em 1966 para, nesse ano ser vice-campeão da competição, perdendo a final para o Peñarol. El Fantasma, como era chamado, nunca ganhou um título pelo River Plate, mas marcou 118 gols em 252 jogos pela equipe.

Na artilharia geral da Libertadores, um jogador que sabia como poucos ser artilheiro. Alberto Spencer fez história no Peñarol, sendo artilheiro de duas edições da Libertadores, em 1960 com sete gols e 1962, com seis. Spencer fez nada menos que 54 gols no total da competição continental. Ele é o segundo maior artilheiro do Peñarol, com 326 gols em 519 jogos. O jogador foi o primeiro a marcar quatro gols em uma partida na história da competição, com quatro tentos anotados na vitória por 7 a 1 no Jorge Wilstermann. O brasileiro com mais gols na Libertadores é Luizão, com 29 gols.

Agradecimentos aos amigos Yuri Casari e ao glorioso Arthur pela ajuda em encontrar alguns dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...