quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Guia Politicamente Incorreto do Futebol






Um dos livros de maior importância, que podemos colocar no hall das melhores produções sobre o futebol no país é o Guia Politicamente Incorreto do Futebol. Escrito pelos jornalistas Jones Rossi e Leonardo Mendes Júnior, o livro tenta desmistificar alguns episódios emblemáticos do futebol nacional e relata com mais informações outras tantas histórias folclóricas do esporte nacional. 

Como exemplo, temos a explicação de que a Democracia Corinthiana não foi tudo o que normalmente se diz como movimento, ou que João Saldanha, treinador da seleção brasileira antes da Copa de 70, saiu do comando técnico por problemas técnicos e não por ser declaradamente comunista. Há também histórias sobre Garrincha, Pelé e o famoso episódio da Batalha dos Aflitos. 

Mesmo as origens do futebol brasileiro, com Charles Miller, recebem alguns questionamentos por parte dos jornalistas, afirmando que de um modo ou outro o futebol chegaria ao país, pois já haviam vários operários ingleses e indústrias migrando para cá e assim a cultura futebolística seria inserida nas terras tupiniquins. 

Outro episódio polêmico e até hoje discutido, sobre quem seria o campeão do Campeonato Brasileiro de 1987, é explicado desde o princípio, na criação problemática do campeonato sem a CBF, até as alterações no regulamento ao longo da competição. No final, Flamengo e Internacional, que faziam parte do módulo Verde, não jogaram a fase final, que seria para decidir um campeão geral das divisões feitas. 

O outro módulo era o Amarelo, que tinha clubes os quais não eram filiados ao chamado Clube dos 13, mas que foram convidados a disputar uma espécie de segunda divisão nacional. Assim, Sport e Guarani, finalistas do módulo Amarelo, fizeram uma espécie de final e o Sport foi o vencedor. 
A polêmica fica até hoje por conta das várias interpretações que o regulamento e a história permitem. 

Essas são algumas das investigações, tendo outras tantas, com Messi, as origens do Barcelona, a superioridade francesa em 98 e a fraqueza da seleção brasileira de 82 e outros personagens e fatos conhecidos do esporte bretão. É um grande livro, tanto em tamanho, são 416 páginas, quanto em qualidade. Vale conferir esse trabalho bem completo feito pelo Jones Rossi e o Leonardo Mendes Júnior. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...