quinta-feira, 3 de outubro de 2013

É Esporte ou Desgraça? - Bets



Salve Salve nerds!

Se você teve uma infância boa e produtiva, já jogou o esporte que falaremos hoje. É o conhecidíssimo Bets, ou Taco, ou Bete-ombro, ou o nome que falam em sua região/cidade/estado. Reza a lenda que o jogo foi em homenagem à rainha Elizabeth I (Beth, Bets), e o jogo foi criado por marinheiros ingleses que jogavam o esporte dentro dos navios. Outra vertente da história diz que foi criado no Brasil, por jangadeiros do século XVIII. Entretanto, o esporte parece mesmo ter origem inglesa, pois tem semelhanças com o cricket, como os tacos, as bases para serem protegidas e a bolinha. 


Este popular esporte conta com complexas exigências para ser praticado. São necessários um espaço, de preferência plano, dois tacos, ou chamados de Bets. Quatro participantes, duas garrafas, e uma bolinha. Os tacos rebatem a bolinha, as garrafas servem como bases das duas equipes, compostas de duplas que se enfrentam. 
Os jogadores se alternam entre quem arremessa a bolinha para acertar a base, e quem protege a base rebatendo as bolinhas. Da equipe que protege a base, cada um fica com um taco protegendo-a, e dos que defendem cada um fica atrás da base tentando acertar a bolinha para derrubar a base do outro lado.  Algumas regras são um tanto fundamentais no jogo, ao menos na versão Nerd Esporte jogada anos e anos atrás. 
Bets ombro: Quem está com a Bets pode falar a frase antes dos adversários falarem "sem licença", e assim ficam com a bets no ombro ao invés de deixar na frente da base, pois se retirar a bets da frente da base sem dizer bets ombro o jogador que está atrás da base pode derrubá-la. 

Rebatida para trás: Quando alguém rebate a bolinha para trás, este e seu companheiro de equipe perdem as bets. 

Vitória 1,2,3: Se alguém rebate a bolinha, e o adversário pegar a bola no ar e dizer "Vitória, 1,2,3" o seu time vence a partida, independente da pontuação anterior.

Batida dos bets: Ao rebater a bolinha, se os jogadores percebem que a distância é suficiente, correm em direção ao meio, batem as bétis, chegam a base contrária, e podem realizar o processo até chegar aos pontos suficientes para vencer, que podem variar, e no meu tempo eram 24, além de serem contados de 2 em 2. Ou seja, uma batida de bets valia 2 pontos. Caso a equipe que foi atrás da bolinha chegar em um momento onde os dois adversários ainda não chegaram as bases, eles tomam os tacos.

Uma distância razoável deve existir entre as duas bases, para que não seja tão fácil de derrubá-las. Recomendo que se jogue em pisos, não na areia ou barro, e que as bolinhas não sejam de plástico puro, ou muito grandes, porquê aí perde a graça do jogo. 





Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...