terça-feira, 26 de novembro de 2013

Nerd Esporte Entrevista - Futebol do Futuro



Salve Salve nerds!



Hoje temos um post mais do que especial, além de ser o post de número 300 do blog,  recebemos aqui o Futebol do Futuro para uma entrevista, para falar da realidade do nosso futebol atualmente. O Futebol do Futuro é um apoiador do conhecido Bom Senso FC, formado pelos atletas e que vem ultimamente protestando antes das partidas do Campeonato Brasileiro. Já o Futebol do Futuro é composto por profissionais que estão em torno do futebol, como empresas de marketing esportivo, consultoria, ex-atletas, dirigentes e outros segmentos preocupados também com o rumo desse esporte. Entramos durante esses dias em contato com o Futebol do Futuro, e abaixo está a entrevista realizada e que esclarece o trabalho dessas pessoas e como se relacionam com o Bom Senso FC. Confira:

Qual a origem do Futebol do Futuro? Como os integrantes desse movimento se reuniram para criá-lo?
Foi criado em Novembro/12, por iniciativa da PLURI Consultoria, que convidou um pequeno grupo de profissionais do mercado para iniciar um trabalho com o objetivo final de produzir um Plano estratégico para o Futebol Brasileiro.

Como é a relação de vocês com o Bom Senso FC? Já existe um suporte técnico ao movimento?
Temos auxiliado o Bom Senso com relações às questões mais técnicas, principalmente as que envolvem o calendário e o fair play financeiro

Há a real possibilidade de uma greve dos jogadores, mesmo nesse final de campeonato brasileiro?
Se permanecer o silêncio da CBF (ou respostas vazias, retóricas) creio que há o risco de greve.

A adequação do calendário brasileiro em relação ao europeu é discutida pelo segmento futebolístico há vários anos, esta é uma das propostas a ser discutida por vocês como prioridade de mudança?
Adequação ao calendário Europeu é uma preocupação secundária neste momento. Os maiores problemas são relacionados aos Estaduais, que ocupam muito espaço no calendário atual e pouco dão em retorno aos clubes. Outra grande preocupação é com o excesso de jogos de clubes grandes e pouca quantidade de jogos para os pequenos.

Jogadores e técnicos se mostraram dispostos a discutir as mudanças do futebol brasileiro para o futuro. Porém, os clubes não parecem tão atentos aos apelos dos jogadores, por qual razão isso é encarado por vocês?
Os clubes temem retaliações da CBF, isso dificulta a união. Além disso, a falta de uma estrutura de gestão profissional faz com que toda a atenção dos dirigentes se voltem para questões de curto prazo, deixando de lado a necessidade de articulações estratégicas.

As federações já divulgaram as tabelas dos estaduais, sem mudanças significativas quanto a férias, e a própria CBF já se mostrou irredutível quanto ao calendário do ano que vem. O que pode ser feito, mesmo em um ano com um mês a menos devido a Copa do Mundo?
Com relação ao ano que vem, não há muito o que fazer. A maior preocupação é com os demais anos, pois a tendência é que mantenham tudo como está.

Alguns jornalistas esportivos e outros estudiosos do futebol discutem a criação de uma Liga Brasileira de Futebol, independente das federações estaduais e a nacional. Vocês veem isso como uma ideia ou algo fora de alcance?
Há um problema de semântica aqui. Liga se refere à união para um campeonato específico, essa não é a maior necessidade. Os clubes precisam é criar uma associação de clubes, em que se discutam os vários tipos de problemas do futebol brasileiro como um todo. Mas infelizmente não vemos os clubes se articulando para isso.

O endividamento dos clubes brasileiros é um dos grandes problemas do nosso futebol. Como fazer para as equipes se manterem em um nível elevado de competição e ao mesmo tempo sanarem esses débitos?
Existe uma proposta de parcelamento da dívida fiscal e tributária que é necessária e deve ajudar a aliviar a situação. Aqueles clubes que gastaram demais no passado precisarão pagar a conta, o que beneficiará os que foram mais responsáveis.

Qual a participação que o torcedor comum pode ter em relação ao Futebol do Futuro e o Bom Senso FC?
A melhor maneira é manter contato via twitter @futefuturo ou pelo site www.futeboldofuturo.net. Devemos precisar de apoio de voluntários em breve.

Segundo o site de vocês, estão/estarão acontecendo discussões sobre a realidade do futebol brasileiro. O que vocês pretendem realizar ao final desses contatos?
Estamos em fase final dos trabalhos, uma vez terminado faremos a apresentação das propostas e realizaremos um evento específico sobre o tema.

Modelo extraído do site do Futebol do Futuro



Estas foram as questões levantadas pelo Nerd Esporte para o Futebol do Futuro. Esperamos que tenha sido explicado ao menos um pouco o trabalho e as intenções desse grupo, e torçamos para a real melhora da realidade do meio futebolístico.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...