quarta-feira, 23 de abril de 2014

Músicas das Copas



Salve Salve nerds!




Copa do Mundo chegando e expectativa crescendo para a maior competição de seleções. Hoje, nos preparando mais ainda, vamos mostrar algumas das músicas escolhidas para as últimas Copas do Mundo. Aqueles temas empolgantes, ou não, que foram produzidos falando da esperança que o futebol traz e todo o sentimento ao qual uma competição deste porte proporciona, além do toque local nas composições. Desde 1962 temos essas produções especiais, portanto, nada melhor do que relembrar de todas essas músicas.
Confira:

Em 1962, no Chile, a banda Los Hamblers compôs "El Rock del Mundial", uma música bem ao estilo Elvis Presley, mas bem divertida.




Na Copa seguinte, 1966, todos foram para a Inglaterra. E se você pensa que a música tema seria estilo Beatles, Rolling Stones ou algo do tipo, não foi...



A Copa seguinte, de 1970, não teve música oficial, uma pena já que o Brasil foi o campeão. Em 1974, durante a Guerra Fria e a bipolaridade, o futebol visitou a Alemanha Ocidental. E por lá tivemos música tema, chamada "Futbol", composta por Maryla Rodoowicz, sendo utilizada em outros eventos futebolísticos psoteriormente. Veja abaixo:



Na Copa de 1978, que poucos brasileiros gostam de recordar, os argentinos compuseram uma música muito criativa, chamada "Anthem", ou Hino, em português. Foi composta pela Orquestra Municipal de Buenos Aires, não tem nada de muito empolgante e nem fala de futebol.




Em 1982, na Copa onde tivemos um dos melhores times da história, mas que não foi campeão, os espanhóis não economizaram e chamaram o famoso Plácido Domingo para cantar "Mundial 82":




Em 1986, no México novamente a Copa do Mundo desembarcou. Com muita originalidade, os mexicanos compuseram uma música em inglês, chamada "A Special Kind of Hero". A canção é bem ao estilo anos 80, com aqueles efeitos eletrônicos maravilhosos.




Em 1990, na Itália, Edoardo Bennato e Gianna Nannini cantaram "Un'Estate Italiana (To Be Number One)" cantada em inglês e italiano, na moda dos videoclipes.




Em 1994, onde o Brasil foi tetra com Galvão quase asfixiando Pelé na comemoração, os Estados Unidos mostraram a sua canção "Gloryland", Terra das Glórias, Terra de Glórias em português, cantada por Dary Hall e a banda Sounds of Blackness. A terra das oportunidades se tornou a terra do futebol, com muito marketing e recorde de público presente nos estádios.




Em 1998, na França, a criatividade estava a mil, tanto que 3 músicas foram consideradas oficiais para a Copa. A mais famosa delas foi "La Copa de La Vida (The Cup of Life)" cantada pelo famoso Ricky Martin e seus estilo meio caribenho.





Copa de 2002, boas lembranças para os brasileiros com a seleção comandada por Ronaldo e seu cabelo "Cascão". A música você talvez já tenha escutado e nem sabia que fosse a música oficial da competição. Confira no replay a produção da banda Vangelis:




Para a Copa de 2006 tivemos música e hino oficial. Mas, lembraremos aqui de "Celebrate The Day", cantada em Bambara, Inglês, Francês e Alemão. Não encontramos com todas as línguas, apenas em inglês, cantada por Amadou e a banda Mariam e Mariam.




Para a última Copa do Mundo, na África do Sul, tivemos uma música oficial Sul-Africana, porém pouco conhecida e a cantada por Shakira, "Waka Waka". Além de "Waka Waka" aquela empresa de refrigerantes patrocinadora de quase tudo também trouxe uma boa música, "Wavin Flag" cantada por K'naan. Veja as duas abaixo:








E pra fechar, a terrível produção musical para a Copa do Mundo aqui no Brasil. A música é tão boa que foi produzida por um rapper americano, Pitbull, com participação de Cláudia Leitte e Jennifer Lopez. Não fazendo um pré-conceito apenas, pedimos que você escute e tire suas próprias conclusões sobre a canção "We Are One":






Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...