quarta-feira, 16 de abril de 2014

Trocando Figurinhas



Salve Salve nerds!

Em época de Copa do Mundo, surge uma febre, o álbum da Copa do Mundo. Hoje, falaremos deste e outros álbuns que conquistaram muitas crianças e ainda tiram o tempo e dinheiro de muitos adultos.

Já de cara, vamos ao maior e mais famoso deles, o álbum da Copa. No Brasil, pelo menos, a mania existe desde 1950, ano em que a competição desembarcou pela primeira vez por aqui. 

Álbum de 1950 bem diferente



Os álbuns foram ganhando espaço e um dos mais famosos foi o da Copa de 70, que contava com um time de astros, incluso Pelé. Dos últimos mundiais até hoje ainda há um certo preciosismo, uma tradição com os álbuns. Muita gente, crianças e adultos, vão até as bancas atrás de figurinhas dos jogadores e se reúnem para trocar as repetidas. Virou tamanha tradição que os álbuns antigos chegam a valer alguns milhares de reais, sendo vendidos por alguns que conseguiram à época completar mais do que um álbum, pois não abrem mão de terem os seus bem guardados.
Como curiosidade, desde 1970, 33 jogadores do Brasil que estiveram no álbum oficial não foram realmente convocados para a Copa. Provavelmente, neste ano também ocorra isto, pois jogadores como Robinho e Hernanes mal foram lembrados por Felipão nos últimos tempos.  
Desde 2010, além do álbum oficial há uma versão virtual. A cada dia você recebe 3 pacotes de figurinhas e nos pacotes verdadeiros de figurinhas e garrafas de um refrigerante famoso estão códigos para se conseguir mais figurinhas. O prêmio por completar esta versão virtual é concorrer a 50 álbuns versão especial, capa dura e completos. Para tentar a sorte clique AQUI.




Agora falando de Campeonato Brasileiro, o primeiro álbum oficial da competição foi criado em 1977, porém ficou sem ser produzido após isso por 10 anos. Em 87, para a tão polêmica Copa União, voltou a ser produzido um álbum de figurinhas. Em 1989, enfim, a publicação ganhou regularidade e até hoje todos os anos temos o Álbum Oficial de Figurinhas do Campeonato Brasileiro de Futebol.  

Álbum de 1989

Gooolaçooo (Entendedores entenderão)




No voleibol chegou a ser criado um álbum, porém bem ruinzinho, chamado Ídolos do Vôlei, que servia mais para o delírio feminino do que qualquer coisa.






Falando agora de Basquete, há um álbum oficial de figurinhas da NBA. Não encontramos informações maiores do assunto, mas por imagens, confira abaixo, o álbum foi vendido no Brasil nos anos 90. 



Atualmente ele é vendido nos Estados Unidos, o grande mercado consumidor do esporte e celeiro da NBA. Assim como no futebol, há figurinhas dos atletas, escudos das equipes e homenageados históricos.




E sim, houve um álbum de figurinhas do então Campeonato Brasileiro de Basquete. Em 1997, foi produzido um álbum com 168 figurinhas dos jogadores das 12 equipes participantes. Para se ter ideia da inflação atual dos preços, o álbum custava R$ 2,50 e o pacote de figurinhas 30 centavos.



Em 1982, uma marca de chicletes, ou gomas de mascar, lançou um álbum não muito oficial mas bem completo daquela temporada da Fórmula 1. Nele haviam as figuras dos pilotos daquele ano, os circuitos, escudos das equipes e carros. 





Mais imagens do álbum AQUI.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...