domingo, 9 de novembro de 2014

Colúnia Esportiva 53 - Decisão Adiada


Salve Salve Nerds!



A Fórmula 1 volta para Interlagos e ao Brasil para mais uma das grandes corridas da temporada. Na qualificação, domínio das Mercedes, mas com surpresas. O Q1 teve os normalmente classificados, e de fora tivemos Grosjean, Vergne, Perez e Maldonado. No Q2 as Williams reagiram e fizeram segundo e terceiros tempos com Massa e Bottas, tendo Rosberg em primeiro. Os eliminados foram Gutierrez, Sutil, Hulkenberg e Kvyat. Na briga pela pole position, o Q3, as Mercedes levaram um susto ao ter as Williams muito próximas nos tempos, menos de 1 centésimo de diferença entre os 4 carros. Na segunda tentavia Hamilton e Rosberg melhoraram os tempos e as Williams de Massa e Bottas abortaram a segunda tentativa para poupar pneus. Assim Rosberg foi o pole, Hamilton segundo, Massa terceiro, seguido de Bottas, Button, Vettel, Magnussen, Alonso, Ricciardo e Raikkonen. 


Na largada, posições mantidas, as Williams não conseguiram passar as Mercedes e Hamilton não passou Rosberg. As Mercedes já abriam um pouco para Massa, mas a diferença poderia cair com Hamilton já atacando Rosberg. Trenzinho comandado por Alonso, o sétimo, seguido por Vettel, Ricciardo, Gutierrez e Raikkonen. Poucas ultrapassagens no começo e já na volta 6 Massa foi para os boxes, podendo ser arriscado. Bottas e Button seguiram o brasileiro e também apareceram nos boxes. Rosberg também foi para os pits e assim Massa pode ter chances com esse "pulo do gato". Porém, o brasileiro passou da velocidade nos boxes e foi punido com 5 segundos. Que fase!
Bottas também foi punido por estar com o cinto de segurança solto. No momento, volta 10, o líder era Hulkenberg, seguido por Kvyat e Rosberg em terceiro. E na volta 14 Hulkenberg não resistiu ao carro superior de Rosberg, que assumiu novamente a ponta. Diferença de 3 segundos entre Rosberg e Hamilton. Massa passou Kvyat e tomou o quarto posto. Muitas reclamações de aquecimento dos pneus e problemas causados por isto. No meio do grid, Alonso e Vettel tentavam galgar posições e estavam no momento em oitavo e nono.
Top 5 com Rosberg, Hamilton, Massa, Bottas e Button, que já pressionava o finlandês. Hamilton e Rosberg fazendo voltas quase 1 segundo mais rápidas que as Williams. Com o carro pior, Grosjean viu Alonso e Vettel também o passarem. Felipe foi para os boxes e pagou a sua punição de 5 segundos. Rosberg também parou. Bottas perdeu tempo com o seu cinto de segurança que estava solto e assim Massa não perdeu sua posição pela punição. Hamilton deu uma bela escapada no Laranjinha, mas voltou para a pista. Como problema acabou ficando 7 segundos atrás de Rosberg. Top 5 mudado pelos pits com Rosberg líder, Hamilton segundo, Raikkonen terceiro sem parar e Hulkenberg no mesmo barco em quarto. Massa era o quinto, 3 segundos de Hulkenberg. Ricciardo tentando tomar a décima posição de Alonso. Diferença entre Rosberg e Hamilton seguiu caindo, mas ainda na casa dos 5 segundos. 
Com problemas de freio, Ricciardo abandonou a prova, o primeiro e na volta 40. Rosberg com os pneus fritando nas curvas, trazendo Hamilton para próximo de si no momento 3 segundos de diferença contra mais de 5 que teve. Bottas com sobre-viseira presa na asa dianteira do carro, o que atrapalhou no rendimento do carro. Assim, o pódio de Massa fica mais próximo ainda, ficando na disputa contra Button. Em grande manobra, Alonso deixou para trás Magnussen e assumiu o sexto lugar. Diferença entre Mercedes caindo para 2 segundos, em breve, confronto entre Rosberg e Hamilton. Na volta 51 se iniciaram as paradas nos boxes, com Rosberg e Massa aparecendo. E o brasileiro conseguiu entrar nos boxes da Mclaren, gerando muitas risadas por parte do estagiário, para depois ir aos boxes da frente, que eram os certos. Massa 30 segundos atrás das Mercedes, que já vinham para o duelo. Pausa para momentos de amor e amizade, rs:




Grande duelo entre Button, Vettel e Alonso, com trocas de posições. Seis títulos mundiais nesse trio. Hamilton encostado em Rosberg, mas nada de briga real ainda. Duelo entre companheiros de time com Alonso tentando passar Raikkonen. Com problemas no motor, Grosjean abandonou a prova. Mais rápido, Alonso passou Raikkonen, que tinha os pneus esfarelando e tendo feito apenas duas paradas na prova. E acabou! Vence Nico Rosberg da Alemanha! Em segundo Hamilton e em terceiro Felipe Massa! Quarto Button, quinto Vettel, sexto Alonso, sétimo Raikkonen, oitavo Hulkenberg, nono Magnussen e décimo Bottas. Para a última prova, em Abu Dhabi, Rosberg diminuiu a vantagem de Hamilton para 17 pontos. O inglês precisa terminar em segundo caso o alemão vença a prova, já que ela vale o dobro dos pontos no circuito árabe este ano. 



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...