domingo, 15 de fevereiro de 2015

O Desapontamento com um Ídolo



Salve Salve Nerds!



Esta semana eu, Arthur, venho para comentar a situação do ex-campeão dos pesos-médios do UFC. Este é um texto de opinião sobre o caso mais importante de doping na história do MMA.
O MMA só é popular no Brasil devido a Anderson Silva, se não fosse ele a Globo não exibiria lutas, o UFC não viria com tanta frequência e muitos atletas não teriam visibilidade no centro esportivo.
Mas o José Aldo não é um grande atleta? Sim ele é um grande atleta, talvez até melhor que o Spider, mas sem a popularidade de Anderson e sem a faixa que muitos criaram de o “Maior de todos os tempos”. Lyoto Machida, Junior “Cigano” dos Santos, Renan Barão e muitos outros grandes lutadores brasileiros não teriam o espaço que tem hoje sem Anderson.
A imagem de imparável do ex-campeão já não é mais verdade. Chris Weidman mostrou a todos por duas vezes que ninguém é invencível.
A volta por cima já havia sido arquitetada, uma luta com um lutador menor, que não luta há muito tempo e vem de duas derrotas.
Anderson venceu e o MMA brasileiro voltou a sorrir com a volta do ídolo.
Tudo lindo, até a quarta-feira daquela semana. Anderson foi pego no teste de antidoping realizado no dia 9 de janeiro, ele e a equipe pediram a contraprova. Enquanto isso o resultado do teste do dia 19 de janeiro chegou, sem relatar nenhuma substancia proibida.
A esperança de um fã que o primeiro teste estivesse errado aumentou, mas novamente nesta ultima quarta, 11, o resultado do teste pós-luta deu positivo para as substancias iniciais. Para piorar o resultado da contraprova saiu nesta ultima sexta, 13, relatando que as mesmas substancias foram encontradas, mas com um agravante: foi achada mais uma química considerada ilegal, além das duas iniciais. 
A única palavra que me vem a cabeça é decepção. Sei que a minha ingenuidade pode ter afetado a análise da situação. Ser fã do Anderson me deixa ainda mais chateado do que uma pessoa que só acompanha a era UFC Combate. 
Anderson possui duas das maiores performances individuais que eu já vi dentro do octógono, a sua luta contra Forrest Griffin e Yushin Okami me deixaram de queixo caído. O seu lindo chute em Vitor Belfort; a virada inacreditável sobre Chael Sonnen; o seu clinch monstruoso contra Rich Franklin e a finalização sobre Dan Henderson formam o personagem “Spider” mítico, mas quanto mais alto você sobe mais alta pode ser a sua queda. 
Além do doping, os contratos publicitários, a punição futura e o cancelamento da sua participação no reality show The Ultimate Fighter Brasil pioram a situação do ex-campeão.
O caso de Jon Jones foi diferente, porque o campeão dos pesos-meio-pesados utilizou cocaína no período fora de luta, que não é passível de punição esportiva. Anderson foi pego com substâncias que mesmo fora do período de lutas são proibidas.
O doping no MMA é um problema muito grave. Grandes estrelas já foram pegas e nomes em ascensão também sofrem com essa situação. Na mesma semana do resultado do doping de Anderson outros dois atletas de peso foram flagrados com substancias ilegais, os lutadores do peso meio-médio Jon Fitch , ex-desafiante do UFC, e  Hector Lombard, ex-campeão do Bellator.
A desconstrução de Anderson é extremamente ruim para o esporte no Brasil, a população e os fãs médios desacreditando o esporte podem ser monstruosos, mas eu espero e quero que isso não aconteça.
A minha ingenuidade é ainda acreditar que os tops do esporte não utilizem substancias.
Kids don’t use drugs


Até Mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...