quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Pais e Filhos



Salve Salve Nerds!


Temos vários casos famosos de atletas que seguiram o mesmo caminho dos pais ou mães no esporte. Hoje, citaremos casos um pouco menos famosos ou menos conhecidos do público em geral. Confira:


Bruno Rezende



Começamos por Bruninho, o Bruno Rezende, filho de dois jogadores de vôlei, Vera Mossa e Bernardo Rezende, o Bernardinho, que já treinou a seleção feminina de vôlei e atualmente é treinador do time masculino. Vera Mossa atuou por equipes brasileiras e italianas de vôlei durante 21 anos, tendo conquistado como principais títulos um Sul-Americano de clubes. Defendeu a seleção brasileira em três Olimpíadas, 1980, 84 e 88 com um sexto lugar como melhor resultado em 88. 



Já Bernardinho é conhecido do público em geral. Ganhou tudo pela seleção masculina de vôlei e colocou o vôlei nacional em outro patamar desde a sua chegada. Antes, foi jogador da famosa geração de prata das Olimpíadas de 1984 em Los Angeles. Ganhou mais de trinta títulos como treinador, sendo um dos maiores treinadores de todos os tempos na história dos esportes. 




Robert Lewandowski

Foto: AFP  / Christof Stache


Todos conhecemos o Lewandowski artilheiro no Borussia Dortmund e Bayern de Munique, mas poucos sabem que ele é filho de atletas. Sim, Robert é filho de Krzysztof Lewandowski, que foi judoca e jogador de futebol profissional. Não há registros da carreira dele disponíveis na internet, mas com certeza influenciou o garoto Robert. Já a mãe, Iwona, foi jogadora profissional de vôlei e após se aposentar virou vice-presidente do Partizan Leszno. Isso influenciou a irmã de Robert, Milena, que joga vôlei e defende a seleção polonesa. Até a mulher de Lewandowski, Anna Stachurska, é esportista, luta Karatê.

Stephen Curry



O astro do Golden State Warriors e melhor jogador de basquete do momento também tem suas origens ligadas ao esporte da bola laranja. Stephen é filho de Dell Curry, que jogou entre os anos 80 e 2000 na NBA, nos times do Utah Jazz, Cleveland Cavaliers, Charlotte Hornets, Milwaukee Bucks e Toronto Raptors como ala-armador. Nunca foi campeão da NBA, mas individualmente foi destaque, eleito como o sexto homem do ano em 1994 e se aposentando como o maior pontuador da história do Charlotte Hornets com 9839 pontos.
O irmão de Stephen, Seth, também joga basquete e é armador do Sacramento Kings. Ambos usam a camisa 30 que o pai Dell também usava.
Como bônus, veja um comercial dos anos 90 com Stephen e Dell Curry:




Thibaut Courtois



Courtois é outro jogador com os pais atletas. Porém, ele não seguiu o mesmo caminho deles exatamente. Os pais dele, Gitte e Thierry, jogaram vôlei profissionalmente na Bélgica e a irmã, Valérie, é líbero da seleção belga. Ele chegou a treinar vôlei, mas acabou se decidindo pelo futebol. Estreou aos 16 anos como profissional na Bélgica, dois anos depois foi vendido ao Chelsea, foi emprestado ao Atlético de Madri e atualmente está no clube londrino depois de voltar do empréstimo. 

 Martine Grael

Foto: Fred Hoffmann/ CBVela

Filha de Torben e sobrinha de Lars Grael, Martine tem no sangue a herança da vela brasileira. Com apenas 24 anos, ela já é campeã mundial da classe 49er FX e vice-campeã panamericana ao lado de Kahena Kunze, que curiosamente é filha de um campeão mundial de vela também, Claudio Kunze. O pai de Martine, Torben, competiu em nada menos que cinco jogos olímpicos seguidos. Ganhou dois ouros e dois bronzes na classe Star e uma prata na Soling. Foi também tetracampeão mundial em 78, 83, 87 e 90, pelas classes Star e Snipe. Martine é uma das esperanças de medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos esse ano e o pai, Torben, se aposentou das Olimpíadas, disputando apenas algumas provas da chamada Vela Oceânica. 

Max Verstappen

Foto via F1

O garoto revelação da Fórmula 1, Max Verstappen, tem familiares sobrando como inspiração para ter seguido a carreira de piloto. Começando pelo pai, Jos Verstappen, que esteve durante oito temporadas na Fórmula 1 e teve passagem discreta, mais famoso pelos acidentes que causava do que pela qualidade da direção. A mãe de Max, Sophie Kumpen, correu de Kart quando mais jovem. O tio do garoto, Anthony Kumpen, correu no turismo temporadas FIA GT e disputou as 24 Horas de Le Mans. E o avô do menino, Paul Kumpen, competiu em provas de endurance. Ou seja, não faltaram corridas para Max assistir e se inspirar nos parentes. Tanto que aos 17 anos já foi para a Fórmula 1 e deu conta do recado na Toro Rosso. 

Lembrou de algum exemplo de filhos de atletas que não colocamos aqui? Deixe nos comentários que faremos outro post com mais exemplos de herança esportiva. 

Não deixe de comentar e compartilhar esse e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...