domingo, 24 de março de 2013

Colúnia Esportiva 19 - A Corrida Maluca

Salve Salve!
Nesse final de semana, tivemos a segunda etapa do mundial de Fórmula 1. E lá na Malásia, com uma umidade enorme, os pilotos enfrentaram chuva e sol, ou os dois ao mesmo tempo.
Na qualificação, no Q1, a surpresa foi o bom desempenho do piloto Jules Bianchi, o mesmo que substituiu o brasileiro Luiz Razia. Bianchi não passou para o Q2 com seu humilde bólido, mas por apenas (para uma Marussia é apenas) 0.5 não passou para a segunda parte.
No Q2, a maior surpresa foi a ausência de Romain Grosjean, que não fez o carro render, e ainda contou com a chuva, que apareceu no fim, e atrapalhou muita gente.
Já na parte final, Vettel confirmou que é o rei das poles, e cravou com facilidade o primeiro posto. A boa e grande surpresa foi Felipe Massa, que fez o ótimo segundo tempo, a frente do parceiro Alonso, que fechou o pódio. Completam o top 10: Hamilton, Webber, Rosberg, Button, Sutil, Perez e Raikkonen.
E hoje, na corrida, tivemos emoções e ingredientes que fizeram valer a pena acordar as 5h da manhã, para acompanhar a Fórmula 1.
Na largada, Vettel manteve a ponta, e Massa, que era o segundo, caiu drasticamente, para sexto. Alonso pulou para segundo, mas bateu na traseira de Vettel, e quebrou a asa dianteira, sendo assim ultrapassado por Webber, que fez ótima largada.
Todos haviam largado de pneus intermediários, mas na Malásia a chuva durou pouco e não muitas voltas depois todos resolveram ir para os pit stops.
E a primeira rodada de pits guardou grandes surpresas. A Force India errou em todos os seus pit stops, devido a um problema no equipamento que trocava o pneu dianteiro esquerdo dos carros. Após tantos erros, a equipe misteriosamente pediu para os dois pilotos recolherem seus carros, mesmo sem um problema aparente nos bólidos.
Continuando as trapalhadas, a Caterham de Charles Pic iria entrar nos pits, e uma STR sairia. E para ajudar, não avisaram o piloto da Toro Rosso que havia um carro passando, e respeitando as leis da física, os dois colidiram, já que dois corpos não ocupam o mesmo espaço, rs.
Mas o ápice das trapalhadas aconteceu com Hamilton. O piloto, que correu por vários anos pela Mclaren, e nesta temporada está na Mercedes, esqueceu deste detalhe. E ao entrar para trocar seus pneus, foi para a equipe errada! Sorte de Lewis que os mecânicos da Mclaren abriram caminho para ele passar e ir para o pit certo. Confira a trapalhada, no replay:

Mclaren no twitter: "Sempre será bem vindo para dizer um "oi".


Continuando, no meio da corrida, não aconteceu muita coisa, além de mais falhas da Force India, como citado, e o abandono dos mesmos. Maldonado também resolveu deixar a pista mais cedo, e Button apagou o carro logo na saída dos boxes, e quase atrapalhou a saída de Raikkonen.
Entretanto, o final foi emocionante, com direito a duas brigas caseiras de destaque, além da recuperação de Felipe Massa. O brasileiro se recuperou, após chegar a ser oitavo colocado, e com pneus mais novos ultrapassou Raikkonen, Grosjean e Perez, para garantir um razoável quinto lugar.
Sobre as brigas caseiras, pela vitória, Vettel tentava ultrapassar Webber, que havia assumido a ponta nos pits. A equipe havia pedido para os dois pouparem os carros, e assim evitando também uma briga por posições, mas Vettel não obedeceu a ordem e protagonizou ótima briga por posição com o companheiro de time.
A outra briga foi entre Rosberg e Hamilton, os dois brigavam pelo terceiro lugar, com Lewis em terceiro e Rosberg em quarto, mas com ordens bem claras e relembrando os tempos de Ferrari, Ross Brawn mandou o famoso "tragam as crianças para casa", e evitou a ultrapassagem de Rosberg. O alemão, não muito satisfeito, reclamou com o chefe e disse que ele estava em débito com o piloto. Hamilton ficou com cara de poucos amigos no pódio, e não comemorou muito.
O mesmo aconteceu com Vettel e Webber, que comemoraram pouco, dando aquele clima tenso no pódio, raramente visto.
Após a corrida, Vettel pediu desculpas e disse que tentará compensar o ocorrido. Webber reclamou e disse que o parceiro de equipe é protegido. No caso Mercedes, Lewis Hamilton declarou que Rosberg era quem merecia estar no pódio, e assim colocou panos quentes na história.
Sem mais delongas, Vettel levou o caneco, e agora lidera o campeonato! Em segundo ficou Webber, que se reergue, terceiro Hamilton, quarto Rosberg insatisfeito. Completam o top 10: Massa, Grosjean, Raikkonen, Hulkenberg, Perez e Vergne.

Todos muito felizes


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...