quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Estrangeiros da Copa São Paulo





A Copa São Paulo de Futebol Júnior teve sua primeira edição em 1969. Nos primeiros anos, apenas os clubes paulistas participavam, para em 1971 já contar com clubes de outros estados. Apenas em 1980 um clube estrangeiro fez a primeira participação na competição. Nunca, nas 48 edições da Copinha já disputadas, uma equipe de fora do país foi campeã. Muito pelo contrário, os times estrangeiros que vieram não tiveram um bom retrospecto. Confira:

Providencia



Em 1980, na décima segunda edição da copinha, o Providencia, time mexicano, foi o primeiro clube estrangeiro a disputar a competição. A equipe foi eliminada já na primeira fase, com uma campanha de três derrotas: 5x1 para o Marília, 1x0 para o Internacional, que foi o campeão daquele ano, e 2x0 para o Santos. 

Vélez Sarsfield



Em 1981 e 82, o Velez foi o representante estrangeiro na copinha. O clube argentino foi um pouco melhor que o Providencia, mas também não foi muito longe. Em 81, empatou o primeiro jogo com o Internacional em 0 a 0, perdeu por 2 a 1 para a Portuguesa e empatou com o Botafogo de Ribeirão Preto em 1 a 1. No ano seguinte, em dezembro, não em janeiro como habitualmente acontece, o Velez seguiu sem muita sorte. A equipe perdeu para o Palmeiras por 2 a 1, empatou com o Guarani em 1 a 1 e perdeu para o Matsubara por 5 a 3. 

Bayern de Munique



Em 1985, o poderoso Bayern de Munique mandou seus garotos da base para a Copa São Paulo. Se todos esperavam um show de apresentação dos alemães, que foram inclusive campeões alemães daquele ano, viram o contrário. Jogando no grupo A, o time alemão começou perdendo por 4 a 0 para o Santos, depois venceu o América do Rio por 3 a 2 e perdeu por 3 a 0 para o Pinheiros, um dos clubes que originou o Paraná Clube. Ao menos o Bayern foi o primeiro clube estrangeiro a vencer um jogo da copinha.

Universidad Guadalajara


Em 88, o Guadalajara foi a segunda equipe mexicana a se aventurar na maior competição de futebol de base do Brasil. E eles começaram bem, vencendo o São Paulo por 1 a 0. Mas depois, perderam para o Bahia por 2 a 0 e para o XV de Jaú por 3 a 1. 

Boca Juniors



Cinco anos depois do Guadalaraja, em 93, o Boca Juniors tentou a sorte na Copa São Paulo. Porém, seguindo a escrita dos estrangeiros, o tradicional clube argentino não se deu bem. Perdeu para o Vasco por 2 a 0, em um jogo com muitas brigas, perdeu para a Portuguesa por 1 a 0 e para o Juventus por um sonoro 4 a 0.

Peñarol


No mesmo ano, 93, outra tradicional equipe sul-americana apareceu para a copinha. Os uruguaios do Peñarol estavam no grupo G, onde na estreia perderam para o São Caetano por 2 a 0, depois empataram com o Botafogo em 1 a 1 e no final perderam novamente, para o Corinthians, por 2 a 1.

Cerro Porteño



No ano seguinte, o Paraguai estreou na copinha com o Cerro Porteño. O clube iniciou a disputa perdendo para o São Paulo por 4 a 0, perdeu para o Londrina por 3 a 1 e ganhou apenas o último jogo, superando o Volta Redonda por 2 a 1. Quatro anos depois, em 1997, o time voltou a disputar a competição. No grupo A, o clube paraguaio empatou o primeiro jogo, diante do Botafogo da Paraíba por 1 a 1. Foi goleado pelo América Mineiro por 4 a 0 e fechou a conta empatando com o Corinthians por 0 a 0. 

Nagoya Grampus Eight


Em 94, o Nagoya Grampus começou uma dinastia japonesa de participações de clubes do sol nascente. Na estreia, o clube perdeu por 3 a 0 para o Guarani. Depois, levou outra sapatada, perdendo por 7 a 2 para o Flamengo. Para fechar, uma heroica vitória contra o Corinthians de Presidente Prudente por 4 a 3. 

Japão Sub-20



Na Copa São Paulo de 1995, pela primeira vez uma seleção participou. E o sub-20 do Japão mostrou que o futebol do país precisava melhorar. A seleção japonesa iniciou a campanha perdendo para o Guarani por 3 a 1, depois superou o Grêmio por 4 a 3 e perdeu para o Capivariano por 2 a 1. 

Yomiuri Verdy Nippon FC


Em 96, o Yomiuri Verdy fechou a dinastia de participações seguidas de clubes japoneses. Na primeira partida, o time japonês perdeu para o Cruzeiro por 3 a 2, depois levou 4 a 0 do Palmeiras e 4 a 1 do Paulista.

China Sub-20



Em 97, além do Cerro Porteño, a seleção chinesa sub-20 se aventurou em terras brasileiras. Os chineses estrearam diante do São Paulo, perdendo por 1 a 0. No segundo jogo, encararam a Portuguesa e foram goleados por 5 a 2. No último jogo, venceram o União São João por 2 a 1. 

Al Hilal


Após treze anos sem participações estrangeiras, em 2010 o Al Hilal, da Arábia Saudita, fez sua aparição na copinha. No grupo T, o time árabe perdeu por 1 a 0 para o Atlético Paranaense. Em seguida, empatou com o Paulínia por 2 a 2 e fechou a participação perdendo para o Remo por 1 a 0. 

Kashiwa Reysol


Em 2014, o Kashiwa Reysol trouxe novamente o Japão para a copinha. No distante grupo W, o Kashiwa estreou na competição contra o São Paulo, empatando em 1 a 1. Depois, venceu o Grêmio Barueri por 2 a 1 e fechou a primeira fase ganhando do Auto Esporte por 5 a 1. Assim, o time foi o primeiro estrangeiro a passar de fase na Copa São Paulo. Porém, já no mata-mata encararam o Santos e perderam por 4 a 0. O time paulista foi o campeão daquela copinha.

Pérolas Negras



Em 2016, a ONG Viva Rio, que criou o projeto e o time, trouxe uma equipe haitiana para disputar a Copa São Paulo. O Pérolas Negras começou a jornada no grupo 28 diante do Juventus. A equipe acabou perdendo por 2 a 1. No segundo jogo, os haitianos perderam para o América Mineiro por 2 a 1 e no terceiro por 2 a 0 para o São Caetano. Nesse ano, a equipe estreou na copinha contra o Goiás, perdendo por 4 a 0.

Portanto, temos Japão com quatro participações, Argentina com três, México, Paraguai e Haiti com duas, enquanto Uruguai, Arábia Saudita, Alemanha e China tem apenas uma participação na Copa São Paulo. Veja AQUI o retrospecto geral de todos os times estrangeiros da Copinha em mais detalhes.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...