terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Os campeões mundiais unificados





O Mundial de Clubes ou a antiga Copa Intercontinental movimentam e movimentaram o final de ano no futebol com os clubes querendo fechar o ano da maneira mais gloriosa possível, sendo os melhores do mundo. Além dos clubes, logicamente os jogadores também se consagram com uma conquista como essa. Basta vermos o exemplo de Adriano Gabiru, eterno ídolo do Internacional no gol do título do time em 2006 diante do Barcelona.
Ser campeão mundial de clubes já é uma grande honra. Imagine ser campeão mundial de clubes e também pela seleção nacional no mesmo ano. Foi isso que ilustres jogadores conseguiram desde 1962, data da primeira Copa do Mundo e Intercontinental realizados no mesmo ano, até 2014, ano da última Copa. Veja abaixo os jogadores que conseguiram "unificar" os títulos mundiais em um mesmo ano.



Em 1962, a seleção brasileira levou pela segunda vez a Copa do Mundo, realizada no Chile. A final foi contra a seleção da Tchecoslováquia e vencemos a final por 3 a 1. Nesse time, estavam seis jogadores do Santos: Gilmar Neves, Zito, Pelé, Pepe, Coutinho e Mengálvio, Todos os seis, no mesmo ano, jogaram o intercontinental contra o Benfica histórico de Euzébio. Na final, os jogadores do Santos e da seleção venceram o primeiro jogo em Portugal por 3 a 2 e o segundo por 5 a 2 no Maracanã. Pelé, Coutinho e Pepe fizeram os oito gols do Santos no intercontinental.




Vinte e quatro anos depois, em 1986, a Argentina conquistou o segundo título mundial. Os argentinos venceram a decisão diante da Alemanha por 3 a 2, gols de Brown, Valdano e Burruchaga. Pumpido, o goleiro, e Enrique, meia, estavam no elenco campeão e que também jogaram o intercontinental pelo River Plate contra o Steaua Bucaresti, da Romênia. Os millionarios venceram por 1 a 0, gol de Alzamendi. Pumpido e Enrique foram titulares na partida.



Ronaldo e Roberto Carlos no elenco galático do Real
Em 2002, na Copa do Mundo da Coreia e do Japão, a seleção brasileira conquistou o glorioso pentacampeonato mundial. Na finalíssima, contra a Alemanha, Ronaldo brilhou e marcou os dois gols do título. E o próprio Ronaldo, junto com Roberto Carlos, que fazia parte do time titular brasileiro, jogaram o intercontinental pelo Real Madrid. O Real encarou o Olímpia, do Paraguai, vencendo com gols de Ronaldo e Guti. Assim, Ronaldo e Roberto Carlos foram os primeiros campeões mundiais por clube e seleção de diferentes países. 



Foto: Marcio Machado/Zuma Wire
Doze anos depois, no Brasil, a seleção alemã, depois do fatídico 7 a 1, venceu sofridamente a Argentina na decisão, por 1 a 0, gol de Mario Gotze. Do elenco, Toni Kroos e Khedira estavam no tetra alemão e na campanha do Real Madrid, que jogou o Mundial em 2014. Os merengues encararam o San Lorenzo e venceram por 2 a 0, gols de Sergio Ramos e Bale. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...