segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Irmão Walfrid e a criação do Celtic





Fachada do estádio do Celtic, com banners do Irmão Walfrid - Foto: Ir. Alan Hargan


Todos os clubes de futebol, sejam os mais antigos ou mais novos, tem uma história de como foram criados e fundados. O Celtic Football Club não foge a regra, mas tem uma fundação diferenciada, foi fundado por um religioso, o irmão Marista Walfrid Kerins.

Para sabermos mais sobre a história do criador do Celtic, o irmão Walfrid Kerins, registrado Andrew Kerins, fomos atrás, além de informações na própria internet, de falar com os irmãos maristas, que tem arquivos falando da vida e obra do irmão Walfrid. 

Nascido na Irlanda em 1840, filho de John Kerins e Elizabeth Flinn, ele iniciou a vida religiosa aos 24 anos. A instituição Marista é focada na educação, portanto o irmão Kerins começou a lecionar aulas em 1865 e chegou a ser diretor de uma escola em Glasgow. Nessa última escola que surgiu o projeto que deu origem ao Celtic. 

Na escola e na paróquia local, o irmão Walfrid criou o "The Poor Children's Dinner Table", que era um projeto para acolher imigrantes irlandeses católicos que vinham para a Escócia e tinham poucas condições financeiras. Não era fácil arrecadar verbas para manter os projetos de caridade dos irmãos maristas e é nessa história que entra o futebol. Em uma partida de um time local, o Hibernian and Clyde, foram arrecadadas 50 libras para a caridade. Os irmãos, vendo que seria uma boa ideia para arrecadar dinheiro aos mais necessitados, decidiram criar um time sob a orientação do irmão Kerins. 

Em seis de novembro de 1887, foi criado o Celtic Football and Athletic Club. Alguns irmãos e idealizadores queriam que o nome do time fosse Glasgow Hibernian, mas o nome acabou vencido pelo Celtic. O time então concretizava a missão de arrecadar fundos para ajudar a comunidade local, nos projetos dos irmãos e da igreja. No documento de fundação da equipe dizia:

"O objetivo principal do clube é fornecer às conferências da região leste de St Vincent de Paul com fundos para a manutenção das "mesas de jantar" dos nossos filhos necessitados, nas missões de Santa Maria, do Sagrado Coração e de São Miguel". 


Time do Celtic em 1888


 Além de organizar partidas beneficentes do Celtic, o irmão Walfrid ajudou a criar equipes novas, que duraram por pouco tempo, além de amistosos entre times existentes, como o Dundee Harp, o Clyde e o Renton. Foram criados pequenos campeonatos, inclusive com entrega de taça ao vencedor, além de uma organização de regras gerais para os jogos. Ele chegou a criar um time para seus ex-alunos, o Columba, que jogava num parque alugado pelo próprio religioso. 

Cinco anos após a fundação do clube, o irmão Walfrid Kerins se mudou para a Inglaterra, em Londres, para seguir os trabalhos como religioso marista. Lá ele ainda seguiu com projetos, mas sem tanta intensidade. A região em que ele trabalhou, inclusive, foi a em que Jack, o Estripador, aterrorizou a população local anos antes. Em 1912, já doente, ele foi levado para a Escócia novamente, onde em Dumfries acabou falecendo aos 74 anos. 

Antes de se mudar para a Inglaterra, Walfrid viu o time ganhar seus primeiros títulos, como a Copa da Escócia e a copa do Nordeste escocês. No quarto ano de fundação, o time ganhou a Copa da Escócia com 40 mil torcedores presentes diante do Queens Park.  O primeiro jogo oficial do clube, inclusive, foi contra o grande rival, o Rangers, vencido por 5 a 2. 

Ir. Emili Turu, superior geral dos maristas, na frente da estátua do Ir. Walfrid Kerins, no estádio do Celtic -
Foto: Ir. Alan Hargan



Um clube de glórias

O Celtic tem uma história muito rica também dentro de campo. Para começo, o time teve o mesmo treinador por incríveis 43 anos, o irlandês Willie Maley. Ele ganhou 16 títulos escoceses entre 1897 e 1940 e 14 Copas da Escócia. Outro grande treinador da equipe foi Jock Stein, que levou 10 títulos escoceses, nove Copas da Escócia, seis Copas da Liga e o principal título da história do time, a Copa dos Campeões da Europa de 1966/67, nossa atual Liga dos Campeões. Todos os jogadores do time campeão europeu foram formados na divisão de base do Celtic.

Willie Maley
Jock Stein

O Celtic detém alguns números impressionantes:

Ficou 62 jogos sem perder, 49 vitórias e 13 empates, entre novembro de 1915 e abril de 1917. A equipe ficou 77 jogos sem perder em casa no Campeonato Escocês, entre 2001 e 2004. Nesse período, venceu 25 jogos seguidos. O time tem a maior vitória em final de copa nacional, 7 a 1 sobre o Rangers. O maior artilheiro da história do time é James McGrory, com 468 (outras fontes dizem 398) gols feitos pelo clube. E o time detém o maior público em competições europeias, 136.505 torcedores diante do Leeds em 1970, e de maior público de um time europeu na história, na final da Copa da Escócia de 1937, com impressionantes 146.433 presentes para o jogo contra o Aberdeen. 
O Celtic soma 47 campeonatos escoceses, 36 Copas da Escócia e 16 Copas da Liga. 

Agradecemos aos irmãos maristas pela grande ajuda no texto. O nosso contato brasileiro irmão João do Prado, o irmão Colin Chalmers e o irmão irlandês Alan Hargan, o qual nos passou dados preciosos do Marista sobre o Irmão Walfrid e do livro "The Celtic Story", escrito pelo irmão marista Clare. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...