quarta-feira, 10 de julho de 2013

É Esporte ou Desgraça? - Hóquei no Gelo

Salve Salve nerds!



Voltamos para falar de modalidades inusitadas e desconhecidas da maioria da população nerd, ou não-nerd.  Começamos com o até conhecido Hóquei, mas você sabe exatamente como se joga esse esporte? Como ele começou? Sabe as regras? Nem eu sei, vamos saber agora se temos potencial para esse esporte um tanto violento.
O Hóquei foi criado no Canadá, por ser um país de invernos rigorosos a prática em lagos congelados era possível, e após isso em ginásios. O esporte foi criado em 1875, e em pouco tempo já tomava conta das universidades canadenses. Em uma exibição, incentivado por seus filhos, o Governador Geral do Canadá, Lorde Stanley of Preston, assistiu a uma partida do recém criado esporte, e se impressionou tanto que doou uma taça de prata para premiar o campeão nacional de Hóquei. Até hoje, em homenagem ao Lorde, existe a Stanley Cup, e o vencedor da NHL (Liga Norte-americana de Hóquei) recebe a taça.
A NHL, como citado acima, iniciou-se em 1917, e tinha apenas 4 clubes canadenses, e apenas em 1924 os clubes dos Estados Unidos começaram a disputar a liga. Com tanta valorização do esporte, como acontece mesmo com o futebol, a liga acabou por ser cancelada na temporada 2004/2005, por falta de condição de vários clubes em bancar os salários astronômicos dos atletas. Para resolver o problema foi criado um teto salarial aos jogadores, e assim os clubes ficaram mais nivelados e deixaram a competição mais equilibrada e atrativa. Foi a única vez em que uma temporada de liga de esportes norte-americana foi cancelada na história.
Falando de seleções, desde 1920 é realizado o Campeonato Internacional de Hóquei no Gelo, e é até hoje realizado no inverno. As seleções mais vezes campeãs são a do Canadá e da União Soviética, com 23 e 22 títulos ganhos.
Agora vamos para as regras, que até são simples. Para a prática os atletas necessitam usar toda a proteção para não se machucarem, além do patins e do taco, ou stick. O disco usado como a bola no futebol é feito de borracha, e já foi antes de madeira e até de metais. Em termos de dimensão, os gols tem altura de 1,2 metros, e largura de 1,8m. Também há uma pequena área, onde apenas o goleiro pode ficar, exceto quando o atleta vai apenas buscar o disco, não podendo marcar pontos estando dentro dessa área.
Ao contrário de muitos esportes, a quadra não tem seus lados em 90º, mas tem lados arredondados, pois pode se passar com o disco por trás dos gols. A quadra tem comprimento de 61 metros e largura de 26, na NFL, podendo variar em outras ligas.
Há linhas marcadas na quadra, uma vermelha, que divide o campo ao meio, e outras duas azuis, distantes 8,5 metros da linha central. Assim, entre as linhas azuis e as linhas que delimitam o fim da quadra temos as zonas de ataque e de defesa, e entre as linhas azuis existe a zona neutra. Em qualquer lance onde o jogo fica paralisado há o chamado face off , que é mais ou menos como um bola ao chão do futebol, ou quando o juiz joga a bola ao alto no jogo de basquete, mas no hóquei é jogado o disco e os jogadores disputam a posse dele. Há lugares marcados na quadra para a realização do face off.
As partidas tem duração de 60 minutos, divididos em 3 partes de 20 minutos.
Confira o desenho da quadra:


Por ser um esporte de muito contato, há várias punições aos atletas que dependendo da gravidade da falta ficam algum tempo fora de jogo, 5 ou 10 minutos, ou são até expulsos. Vários atletas tiveram quebras de ossos e batidas de cabeça que causaram certa gravidade devido a velocidade alcançada pelos patins, pelo disco e pela quadra ser cercada por acrílico e as colisões nele serem comuns.
Uma das regras mais curiosas é o icing, que é quando um atleta tenta marcar um ponto atrás da linha central da quadra. Mas o mais estranho é que se ele acertar o ponto vale, porém se errar é falta punida com um face off.
Fique agora com um vídeo que mostra bem melhor do que apenas palavras:





Até mais, em itálico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...