quarta-feira, 24 de julho de 2013

FIFA Street

Salve Salve nerds!


Hoje falaremos de FIFA Street, um jogo divertido da série, que a EA acertou a mão no que todos sempre queriam fazer nos jogos convencionais e normais como PES e o próprio FIFA. O lançamento ocorreu em 2005, e houveram 3 versões bem parecidas, apenas com pequenas mudanças e atualizações dos jogadores. Essas versões em alguns momentos lembravam aquele desenho Super Onze, ou um jogo antigo de futebol onde poderiam se usar poderes. Essa era a parte boa e ao mesmo tempo a parte ruim, pois eram muitos efeitos, o jogo ficava lento e você ficava quase como um espectador em plena partida, pior ainda para quem queria defender os chutes, pois era quase impossível assim.
O lado bom era o dos dribles que não eram nem pensados nas franquias normais e os efeitos dos chutes. Além dos efeitos os cenários não eram os estádios, e sim lugares inusitados, como campos de terra, concreto, areia, cenários de qualquer pelada de final de semana. Em uma das versões era possível até jogar em uma favela do Rio de Janeiro. Diferente do normal, a versão Street era composta apenas por seleções, sendo a brasileira a melhor até a versão 2 do jogo ao menos. Para jogar era possível disputar campeonatos, com o World Tour como principal, que liberava uma seleção de astros extra.
A jogabilidade era um tanto diferente, pois sem driblar, apenas correndo, dificilmente se chegaria ao gol. E driblar, pensar nas jogadas, talvez tocar a bola, fazer isso tudo ao mesmo tempo era meio confuso. Fora que com apenas um comando dois jogadores trocariam passes até que um marcador aparecesse. O legal era tentar dar bicicletas, chapéus, carretilhas, a famosa canetinha e tantas outras jogadas. Hoje a violência em campo é totalmente banida e abominada, mas na época o politicamente correto não era tão forte, e os jogadores poderiam abusar das faltas sem problemas maiores, além de ser possível vencer por pontos ou por gols marcados. Apenas 5 jogadores de cada lado, ao contrário dos 11 do campo normal, ao estilo futsal mesmo, que seriam usados. O erro fatal para a paralisação da série foi na versão 3 do jogo, quando os jogadores viraram quase caricaturas e o fracasso foi grande nas expectativas da EA.
Veja as 3 versões do jogo:





Ano passado, para compensar os fãs decepcionados com a versão 3, a EA resolveu criar o FIFA Street 4, que foi uma reunião das coisas boas dos jogos anteriores mas sem tantos efeitos desnecessários, o que dá um ar do futebol que todos jogam nas horas livres em qualquer lugar. A grande atração é a presença de clubes ao invés de seleções, mas a parte ruim é a ausência total de clubes sul-americanos, desprestigiando um grande público consumidor de jogos de futebol. Outra boa novidade foi ter categorias de futebol separadas, como o futsal, base do jogo,  o society e o famoso "gol a gol" entre outros.
Confira o vídeo da EA falando sobre todas as novidades de FIFA Street 4:



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...