quinta-feira, 25 de julho de 2013

Filmes Esportivos - Rocky, A Lenda dos Nerds

Salve Salve nerds!





Hoje falamos de um clássico máximo dos filmes admirados e adorados pelos nerds, é o absoluto de audiência Rocky! A série teve 6 filmes, todos muito bons, mas neste post falaremos apenas dos filmes 1 até o 4, pois ainda não assisti por completo os dois últimos filmes, 5 e 6. Rocky 1 foi lançado em 1976, e foi atuado e dirigido por Sylvester Stallone, inclusive ganhando o Oscar do mesmo ano. Sem dar muitos spoilers, falaremos da história do filme, mesmo sendo um clássico vamos respeitar você que ainda não assistiu o filme.
Rocky era um lutador amador, que sonhava em ser profissional um dia, pois tinha qualidade mas não tinha apoio. Ele treinava com o ex-lutador Mickey, não o da Disney, mas um senhor um tanto rabugento que não acreditava muito que Rocky pudesse continuar no mundo do boxe e se tornar profissional. Para ganhar algum dinheiro, o lutador trabalhava como "cobrador" de um agiota, mas já não aguentava mais trabalhar na ilegalidade. A vida de Rocky começou a mudar quando Apollo Creed, campeão mundial de boxe, resolveu arrumar uma luta contra algum boxeador da Filadélfia. Após muita procura, Apollo encontra finalmente o seu adversário, era Rocky, chamado de o garanhão italiano, e o apelido fez o campeão mundial se interessar pela luta, pois queria um marketing até no nome de quem enfrentaria.
Enquanto Apollo treinava nos equipamentos mais modernos da época, e tinha uma vasta equipe para o treinar, Rocky Balboa tinha apenas Mickey para o ajudar, e contava com a ajuda de seu amigo Paulie, que o deixava socar carnes de um frigorífico como sacos de pancada. Também se iniciou a tradição do boxeador correr pelas ruas da cidade e subir as famosas escadarias para no final comemorar.
O garanhão italiano acaba conhecendo a irmã de Paulie, Adrian, e os dois acabam se apaixonando e futuramente se casando.
Na luta contra Apollo, o sonho de Rocky era aguentar todos os 15 rounds da luta. Creed achava que não encontraria um grande lutador a sua frente, porém Balboa mostrou o poder de seus punhos, e sua inacreditável resistência aos ataques, o que dá um grande drama nas lutas de Rocky. O final da luta eu não vou falar, vale a pena assistir que você não vai se decepcionar.
Gonna Fly Now, sucesso que está presente em todos os filmes da série:




Rocky II: 
O filme se inicia com o final da luta anterior, e depois disso Rocky decide parar sua vida de boxeador, pois estava com graves ferimentos em um dos olhos e queria aproveitar seu casamento com Adrian. O filme foi lançado em 1979, e novamente com roteiro de Stallone. Fora da vida de lutador, Rocky arruma trabalhos paralelos, mas não se encaixa em nenhum, pois não tem estudo suficiente e nem habilidades fora dos ringues. Nesse meio tempo Adrian fica grávida, e a confusão mental do lutador aumenta, pois precisa sustentar sua família mas sente falta de sua grande paixão, o boxe. Depois de um tempo, Apollo Creed decide desafiar novamente Rocky Balboa para um combate, mas ele não aceita prontamente. 
Adrian dá a luz seu filho, mas acaba entrando em coma, fazendo Rocky desistir totalmente de lutar contra Apollo. Eis que às vésperas da luta Adrian se recupera, e ela mesma pede para que o marido vença a luta contra o campeão mundial.  E mais preparado, mesmo com o olho deficitário, Rocky luta de igual para igual com o campeão. O final, mais uma vez com Rocky apanhando muito e resistindo, é emocionante, mas isso você confere assistindo, mwahauahauahua.
Mais um suuucessooo:


Rocky III:
O filme começa mal, ruim, péssimo, apenas com Eye of The Tiger tocando. O filme é de 1982, e nem preciso lembrar que o mestre Stallone comandou o filme todo. Depois de defender o título de campeão mundial 10 vezes, Rocky novamente pensa em se aposentar e o faz. O então número 1 do ranking Clubber Lang, o Mr. T, fica irritado com o fato e provoca Balboa para uma luta, pois ele se diz o verdadeiro campeão e acusa o garanhão italiano de fugir de lutadores qualificados. Rocky acaba cedendo e não muito preparado decide enfrentar Lang. Na saída do vestiário Clubber agride Mickey, o técnico de Rocky, e ele acaba tendo um ataque do coração, vindo a falecer. Abalado, Rocky acaba lutando muito mal e perde a luta facilmente para o adversário que massacra o campeão.
Em grande depressão pela perda do velho amigo e treinador, Rocky fica recluso em sua casa e não pensa em mais nada relacionado a lutar. Eis que seu primeiro adversário, Apollo Creed, acaba aparecendo em sua casa, e oferece apoio para que Rocky treine com ele e sua equipe para vencer Clubber, que se tornou também rival de Creed. Depois de muita insistência a luta com Lang é marcada, e os treinamentos começam. Rocky é levado para a Califórnia, mas ainda continua desanimado, sem o seu diferencial, a vontade de vencer sempre, sem ter o "olho do tigre". Aos poucos Rocky vai voltando a ser o velho e bom lutador que era, e aprende técnicas de lutas novas para poder vencer o adversário. Preparado, ele vai para o combate, e a luta novamente tem todos os ingredientes, com direito a Rocky apanhando muito e em seguida surpreendentemente batendo em Clubber, mas o final como sempre você confere no filme, sem spoilers aqui.
O mítico sucesso Eye of The Tiger:



Rocky IV: 
Em clima de Guerra Fria, em pleno 1985, eis que o lutador da União Soviética Ivan Drago aparece nos Estados Unidos para uma luta de exibição. Ele vem e quer um desafiante a sua altura para mostrar todo o potencial dos atletas soviéticos. A solução para isso é chamar Rocky Balboa, mas seu amigo Apollo Creed aparece e pede para Rocky para enfrentar o soviético, pois ele provaria todo o poderio americano ao visitante. Na entrevista coletiva os americanos faziam piada do soviético e não davam muito valor a ele, o que seria provado na luta e no ringue apenas.
No cenário da luta, em Las Vegas, Apollo entrou ao som de James Brown e todo fantasiado com as cores americanas. A luta foi uma humilhação total para Creed, que apanhou fortemente de Drago, que era incrivelmente forte e quase nocauteou o adversário no primeiro round. Já no intervalo do round Apollo pediu para que Rocky não entregasse a luta jogando a toalha branca, mas Ivan Drago não foi nada piedoso e bateu no adversário até sua morte, causando a ira de Rocky, que jurou vingar o amigo em uma luta de volta na União Soviética.
Para se preparar, Rocky resolveu viajar para a União Soviética, em adaptação ao clima frio e ao ambiente hostil que encontraria. Em seus treinamentos, desde sua chegada por lá, era vigiado por agentes do governo, que não davam folga ao boxeador. Enquanto Rocky fazia seus treinamentos alternativos, levantando troncos de madeira, cortando tocos de árvore, fazendo abdominais pendurado e correndo na neve, Ivan Drago utilizava equipamentos da maior complexidade e se entendi certo quando assisti utilizava de anabolizantes também, o que foi questionado lá no início do filme na entrevista coletiva. Depois de tanta preparação com o ex-técnico de Apollo, Rocky finalmente foi para a luta com Drago, e foi um combate onde Balboa testou o adversário e depois mostrou a que veio, para buscar a vitória, demonstrando toda a sua resistência adquirida para suportar a extrema força do soviético. No final bom... não é dessa vez que contarei, rs.
Mais músicas mais do que marcantes, quase um músicas esportivas especial:






Até mais nerds!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...