sexta-feira, 26 de julho de 2013

Questão de Número

Salve Salve nerds!

Atletas, normalmente são um tanto supersticiosos, e até com seus números de camisa isso acontece. Neste post citaremos vários números e atletas que utilizaram deles durante todas as suas carreiras, e tentaremos entender o porque disso tudo. Para facilitar, vamos separar por números comuns utilizados.

1: No futebol poucos goleiros abrem mão do uso do número 1, inclusive daqui a pouco entraremos nessa exceção, mas fora isso o 1 sempre esteve presente, talvez demonstrando que o goleiro é um dos líderes do time, se não o líder principal, pois vê sempre o jogo acontecendo a sua frente. Prova disso é que muitos técnicos de futebol são ex-goleiros por essa facilidade em ver o jogo de forma privilegiada. No automobilismo, em algumas categorias o campeão recebe o 1 como prêmio pelo esforço, identificando-o como o melhor, o cara a ser batido pelos outros. 




14: Número não tão procurado no futebol, mas grandes jogadores já o utilizaram, como Henry e Cruyff. Atualmente quem usa também é Xabi Alonso, do Real Madrid, e Chicharito, do Manchester United. No basquete fez história com Oscar, e na NBA foi aposentada pelo Boston Celtics em homenagem a Bob Cousy, que fez história no time, ganhando 6 títulos da liga pelo time.







13: Uns dizem que é azar, outros falam que é sorte, mas Zagallo sempre arrumava frases com 13 letras para mostrar sua admiração total ao número. Inclusive ele jogou com este número pelo Botafogo. Também na NBA, Wilt Chamberlain teve a 13 aposentada por 3 clubes ao qual defendeu, um recorde até hoje. Voltando ao futebol, Loco Abreu também é admirador do número, e em sua chegada ao Botafogo recebeu ela do ídolo Zagallo.  O super artilheiro Gerd Muller também usava a 13. 



12: Esse é um número bem utilizado, e clubes como Corinthians e Atlético Mineiro não a utilizam em homenagem aos seus torcedores, que são considerados o décimo segundo jogador do time. No Palmeiras São Marcos foi imortalizado com a camisa 12 aposentada por um tempo, e contra o comum de usar a 1 ele ficou com a 12 desde que assumiu o gol. 


10: A história do 10 é bem longa, e vários craques do futebol, principalmente, utilizaram. Podemos citar Pelé, Maradona, Messi, Puskas, e Podolski, sim, ele terá sua camisa mantida sem utilização no Colônia, até que se encerre a sua carreira. Pelé teve a camisa sem utilização no Santos e no Cosmos, e Maradona chegou a ter a 10 imortalizada na seleção argentina, porém voltou a ser usada pois os números dos jogadores deveriam ir apenas até o 25 em competições oficiais e assim havia a necessidade de uso do número 10. O pibe também foi homenageado pelo Napoli durante alguns anos.






11: No basquete Anderson Varejão e Yao Ming usaram mas não fizeram aquela história com o número. No futebol o baixinho, peixe, Romário honrou o número e certa vez disse que seu 11 era maior que o 10 de Pelé, e também por isso usava o número. A 11 do baixinho foi imortalizada no Vasco durante certo tempo, e no América, do Rio de Janeiro, clube ao qual defendeu e foi técnico. Outro craque, Nedved, usou a 11, e fez história na Juventus e na seleção Tcheca. Atualmente quem usa a 11 é Neymar.






7: Vários jogadores usaram e usam a 7, Jairzinho, Raul, Forlán, Cristiano Ronaldo, Villa, Beckham, Alexandre Pato, Mané Garrincha e etc, e continuam fazendo muita história com o chamado número da sorte. 








Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...