quarta-feira, 16 de julho de 2014

Os Pais dos Videogames



Salve Salve Nerds!

Hoje falamos de Copa do Mundo, não, pera aí. Hoje viajaremos no tempo, vários anos no passado, tão distante que nem havíamos nascido. Vamos recordar alguns jogos de videogame, mas não simples jogos, foram os primeiros jogos esportivos da história dos videogames. Trazemos estes clássicos de sucesso e que hoje são pouco lembrados diante da tecnologia dos consoles que temos. Confira:

Tennis for two:


Foi um dos primeiros videogames da história. Foi criado em 1958 por William Higinbotham, um cientista que usou um osciloscópio, que era e ainda é utilizado para ver as diferenças de potencial de objetos, maiores informações AQUI. A partir desse gráfico que era formado no osciloscópio, William criou o Tennis for two, que nada mais era do que conseguir mudar o gráfico de forma que parecesse um jogo de tênis. O videogame nunca foi comercializado e nem patenteado.

Confira abaixo em vídeo como funciona o Tennis for two:




Pong:

Agora, falamos de Pong, o primeiro jogo de sucesso na história dos videogames. Foi criado em 1972, por Nolan Bushnell e Ted Dabney, ligando o console a um monitor, no estilo arcade, os fliperamas. Eles levaram o arcade para um bar e viram que o sucesso seria grande caso eles prosseguissem com a ideia, com isso foi criada a Atari pelos dois. Sobre o jogo, era o mais simples possível, você poderia mover uma barra para rebater a bolinha, sendo que você jogava contra o computador, que ia dificultando cada vez mais as rebatidas da bolinha. Veja abaixo a imagem de como era Pong:



Tennis:

O começo de gráficos mais coloridos e interessantes chegou nos anos 80, onde a Atari cresceu e se tornou o que a Sony já foi com o Playstation, ou até mais, já que não haviam concorrentes. Um desses sucessos foi o jogo Tennis, uma evolução bem grande do Pong, uma década mais velho, agora com a possibilidade de jogar em dois. Um dos jogadores seria o rosa e o outro o azul. Tennis tinha duas dificuldades, ou velocidades, além de ser mais rápido que um jogo de tênis normal, pouca gente tem paciência para jogar horas e horas uma só partida,  e para ser o vencedor do torneio precisar vencer 6 jogos seguidos. Veja abaixo em vídeo o jogo:





Pole Position:

Pole position foi produzido pela Namco e lançado para Atari em 1983. Era um jogo de corrida, simulando a Fórmula 1, a principal categoria do esporte. Bastava direcionar o carro e frear quando necessário, além de desviar dos outros carros, que serviam como obstáculos e mais pareciam manchas na pista. Assim, você marcava pontos quanto mais desviava e mais rápido era. Veja em vídeo para compreender melhor:


Faltou algum jogo esportivo do Atari? Tem alguma sugestão para nós? Mande nos comentários!


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...