domingo, 20 de julho de 2014

Colúnia Esportiva 45 - Fator Casa



Salve Salve Nerds


Voltamos para a saudosa Alemanha, desta vez em Hockenheim na sequência de brigas entre Hamilton e Rosberg pelo título.
A qualificação foi dominada pela Mercedes, ou por Nico Rosberg, já que Hamilton bateu forte no muro restando 7 minutos para o fim do Q1 e acabou fora das próximas partes, no entanto fez tempo suficiente que o classificaria para o Q2. Ficaram de fora já na primeira parte Sutil, Bianchi, Maldonado, Kobayashi, Chilton e Ericsson, que com problemas nem fez tempo. Hamilton depois acabou trocando os freios, fazendo-o perder 5 posições e o colocando em vigésimo. Outro punido foi Gutiérrez, perdendo 3 posições e largando em décimo sétimo, pois causou acidente na corrida passada com Maldonado. No Q2, briga para ficar entre os 10 e Raikkonen, junto com Button, foram mal e ficaram de fora. Junto com eles foram Vergne e Grosjean. A Mercedes e Rosberg, em outro nível em relação aos outros carros, fizeram o primeiro tempo. Bottas tirou tudo da Williams e fez o segundo tempo, 0.2 do pole. Massa tentou, porém ficou em terceiro. Quarto posto para Magnussen, quinto Ricciardo, sexto Vettel, sétimo Alonso, oitavo Kvyat, nono Hulkenberg e décimo Pérez. 



Na largada, Massa foi por fora, Maldonado e Magnussen por dentro. Na curva, Felipe Massa achou que estava sozinho para contornar, porém Magnussen veio e os dois bateram, fazendo o carro do brasileiro virar e depois voltar ao normal. Mais um fim de prova precoce para Felipe Massa, que fase amigos. Na relargada poucas mudanças, com o top 5 mantendo Rosberg, Bottas, Vettel, Alonso e Button. Quem avançava do fim do grid era Hamilton, que largou em vigésimo, na primeira volta ganhou 4 posições e na nona passagem já brigava pela nona posição com Ricciardo. Na disputa de Perez e Kvyat, o russo tentou passar por fora e na curva acabou batendo na roda do mexicano e rodando.No meio do grid, do sétimo, Perez, ao décimo, Hamilton, muitas brigas. Hamilton foi pra cima de Raikkonen, que segurou as pontas. Hamilton, na habilidade, deixou pra trás Raikkonen e Ricciardo, na hora em que Raikkonnen tentava passar Ricciardo. Eis que na curva o inglês conseguiu passar os dois e assumir o oitavo lugar. 
Outra briga agora na volta 15, entre Raikkonen, Alonso e Vettel. Raikkonen ficou espremido pelos outros dois e acabou perdendo mais um pedaço da asa dianteira, já que na outra briga com Hamilton havia perdido outro pedaço. Por fim, perdeu as duas posições. 
Tentando poupar pneus para uma parada a menos, Hamilton já estava em segundo na volta 17. Muito mais rápido, Bottas passou Hamilton com tranquilidade e reassumiu o segundo posto. Muitas brigas na pista ,em todas as partes, Raikkonen era o destaque do momento, passando Sutil e Grosjean. Briga dos habilidosos, Grosjean, Sutil e Maldonado. Na volta 27, enfim, Hamilton fez sua parada nos pits. Novo confronto entre Alonso e Vettel, valendo a terceira posição. Brigando pela sétima posição, Hamilton passou Riccardo. Afoito, Hamilton tentou passar Button, mas acabou batendo na lateral do carro do adversário. Deixando todo mundo para trás, Hamilton passou Hulkenberg. Segunda parada dos pilotos, Hamilton tentará aproveitar para ganhar uma vantagem, já que fará uma parada a menos.
Alonso foi pra cima de Vettel, que volta dos pits, para assumir o sexto lugar, mas pode valer o pódio no final. Com tranquilidade, o espanhol passou Hulkenberg, que viu Vettel também o passar. Force Indias bem lentas na corrida, segurando quem vem atrás. A sorte é que a pista tem espaços para ultrapassagens. Hamilton parou e colocou pneus supermacios, porém 24 voltas são muito para ir com esses pneus até o final. Kvyat sai da corrida com o carro pegando fogo, na volta 47. Hamilton voando, tirando mais de um sesgundo por volta para Alonso, tentando ir mais a frente possível em posições antes de parar de novo. Na frente dele estavam Alonso e Bottas. Sem dificuldades, o inglês passou o espanhol e já foi pra cima de Bottas. Sutil rodou no começo da reta principal e o carro morreu. Mesmo com enorme perigo de batida, a FIA não colocou o Safety Car na pista e deixou o carro parado para ser retirado pelos fiscais de prova apenas sob bandeira amarela no local, algo extremamente perigoso. Na confusão, Hamilton adiantou sua parada e continuou com seu ritmo melhor que os outros. O inglês, muito mais rápido que Alonso, que virava de dois a três segundos mais lento que o normal, passou e ficou em terceiro novamente. Em bela manobra, Ricciardo deu o X em Button e ganhou o quinto lugar. 
Depois de parar nos pits, Alonso voltou bem e já passou Button também. Hamilton tirou diferenças impressionantes para Bottas, 1.5 segundos, 2 segundos, complicadíssimo para o finlandês da Williams segurar. Em outra ótima briga, Alonso e Ricciardo revezaram ultrapassagens entre si na luta pelo quinto posto. Briga impressionante entre os dois. Hamilton, rapidamente, chegou em Bottas. O finlandês segurou até o limite e se mantinha na frente do inglês, bem mais rápido. E Fernando Alonso conseguiu a ultrapassagem, depois de muita insistência e incríveis ultrapassagens entre eles. Terminou o GP de Hockenheim! Nico Rosberg venceu!!! Segundo posto para Bottas, terceiro Hamilton, ganhando 17 posições na prova, quarto Vettel, quinto Alonso, sexto Ricciardo encostado no espanhol, sétimo Hulkenberg, oitavo Button, nono Magnussen e décimo Perez. Rosberg novamente abre vantagem na liderança, com 14 pontos a mais que Hamilton. Terceiro pódio seguido de Bottas. Lembrando que é um piloto "alemão", ganhando com carro alemão e motor alemão na Alemanha. 



A Fórmula 1 volta semana que vem na Hungria com mais emoção.



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...