domingo, 27 de julho de 2014

Colúnia Esportiva 46 - O Sorriso Voltou



Salve Salve Nerds!

Uma semana depois, a Fórmula 1 esteve de volta em Hungaroring, na Hungria, com alterações entre chuva e tempo seco.



A qualificação aconteceu com receio de chuva, porém pouco choveu. No Q1, Maldonado teve problemas e abandonou sem fazer voltas. Hamilton também não teve sorte e o seu carro chegou a pegar fogo. Junto a eles quem também ficou fora foi Ericsson, Kobayashi, Chilton e Raikkonen, que acabou sem fazer mais uma volta no final e acabou ficando fora por este erro de estratégia. Na segunda parte não tivemos fortes emoções, ficando de fora Kvyat, Sutil, Pérez, Gutierrez, Grosjean e Bianchi com sua Marussia. A chuva ameaçou atrapalhar, então todos foram para a pista, porém Magnussen rodou e causou bandeira vermelha ao bater na barreira de pneus. Com a pista secando cada vez mais, apenas na última volta a pole foi definida, com briga entre Vettel e Rosberg. O tetracampeão fez o melhor tempo quando o tempo terminou, mas Rosberg chegou depois e conseguiu arrancar a pole position do compatriota. Bottas, novamente muito bem na qualificação, ficou em terceiro, quarto Ricciardo, quinto Alonso, sexto Massa, sétimo Button, oitavo Vergne, nono Hulkenberg e décimo Magnussen. 




Antes da corrida choveu, porém na hora já não chovia mais e todos largaram com pneus intermediários ao menos por precaução. Magnussen e Hamilton largaram dos boxes por mexerem nos seus carros. Kvyat teve o motor do seu carro morrendo na volta de apresentação e também largou dos pits.
Na largada, Rosberg mantém a ponta e Bottas passou Vettel, que foi atacado por Alonso logo depois. Felipe Massa largou mal e caiu para oitavo. Hamilton escapou da pista e perdeu um bom tempo, se mantendo em último. Rosberg seguiu voando, abrindo 4 segundos para Bottas, o segundo. Em uma pista que não ajuda muito nas ultrapassagens, Vettel não conseguia passar Bottas, que estava mais lento. Hamilton enfim acertou o carro e já passava os adversários com facilidade, com direito a abrir caminho sobre Raikkonen e pegar o décimo terceiro lugar. Ericsson bateu forte, causando Safety Car. Alguns pilotos já arriscaram ir aos pits para colocar pneus de pista seca. Os 4 primeiros pararam uma volta depois, perdendo posições. 
O top 5 tinha Ricciardo, Button com pneus intermediários, Massa, Rosberg e Magnussen também com pneus intermediários. Na volta 12, o Safety Car iria embora, porém Grosjean escapou e bateu sozinho. Depois desse atraso, o Safety enfim saiu na volta 14. Na relargada, Button passou Ricciardo na parte mais molhada da pista. Massa segurou o segundo posto mas já era pressionado por Magnussen, que passou Rosberg. Hamilton pulou do décimo terceiro para o nono lugar. 
Rosberg tentou passar Magnussen e foi Vergne quem passou ele. Alonso também passou o alemão, que aparentemente tinha problemas no freio e já era pressionado por Vettel. Button não aguentou e foi para os boxes colocar pneus de pista seca, com Massa agora assumindo o segundo posto. Briga boa do terceiro ao nono. Hulkenberg errou ao tentar ultrapassar Perez e abandonou a prova ao bater no companheiro. Fernando Alonso, voando na pista, chegou em Felipe Massa na briga pelo segundo posto. Na volta 21, Hamilton foi pra cima de Vettel, querendo o sexto lugar e tentando marcar mais pontos que Rosberg, que estava a sua frente. Mais uma batida, Perez bateu forte na reta principal e causou mais um Safety Car. Os líderes foram para os boxes e Bottas arriscou colocar pneus duros e assim tentar fazer ou um pit a menos ou não parar mais. 
Depois das paradas, Alonso liderava seguido por Vergne, Rosberg, Vettel, Hamilton, Ricciardo e Massa. E a televisão mostrou depois que Massa também arriscou colocar pneus duros. Relargada na volta 26, com mais brigas do que nunca. Rosberg não conseguia passar Vergne e Hamilton também não passava Vettel. Rosberg, sem conseguir passar Vergne, foi pros pits. Vettel escapou e passou raspando no muro, porém não abandonou. Hamilton, mais rápido na pista, passou Vergne. Muito mais rápido que Alonso, Hamilton estava voando e tirando mais de 1 segundo por volta do líder. Na volta 39, Alonso foi para os boxes e deixou a liderança para Hamilton. O inglês parou e não foi boa parada, perdendo 2 segundos e voltando atrás de Alonso. 
Raikkonen voltou dos boxes e segurou a pressão de Vettel, que vinha bem mais rápido. Massa acabou precisando parar novamente nos boxes, pois os pneus não aguentaram, colocando novamente pneus médios e agora sim indo até o final com eles. Felipe Massa vinha sofrendo pressão de Raikkonen valendo a sexta posição. A Mercedes insistia para que Rosberg passasse Hamilton, porém o inglês não aceitava as ordens e a briga se seguiu pelo rádio. Após reclamar dos pneus, Ricciardo foi para os boxes e deixou o primeiro lugar, voltando em quarto. Alonso assumiu a liderança. Rosberg não aguentou e foi para os boxes também. Bottas, com pneus esfarelando, foi para os boxes e logo depois viu Rosberg passar Raikkonen, chegando nele. 
Hamilton vinha chegando em Alonso, que já estava com pneus bem usados. Massa não resistiu e foi ultrapassado por Rosberg. Briga espetacular pela vitória nesse final de corrida, com Alonso, Hamilton e Ricciardo colados. Restando 7 voltas, Alonso escapou da pista e seguiu se segurando na ponta, com pneus tendendo ao esfarelamento total. Rosberg vinha voando em relação aos líderes, porém estava 14 segundos atrás deles. Ricciardo resolveu arriscar a ultrapassagem em Hamilton, porém escapou um pouco e não conseguiu.
E aproveitando os espaços, Ricciardo conseguiu ultrapassar Hamilton por fora, bela ultrapassagem. Ricciardo, sobrando, passou Alonso e assumiu a ponta. Hamilton foi pra cima de Alonso e o espanhol vendeu mais cara a ultrapassagem. Rosberg chegou na briga também. O alemão arriscou tudo e tentou passar Hamilton em um lugar não tão bom, além do inglês ter dado um chega pra lá no companheiro de equipe. Final de corrida e Daniel Ricciardo vence pela segunda vez na temporada e na carreira! Em segundo ficou Fernando Alonso, segurando as Mercedes e a desconfiança dos italianos na equipe. Terceiro posto Hamilton, saindo do último lugar, quarto Rosberg, quinto Massa, sexto Raikkonen, sétimo Vettel, oitavo Bottas, nono Vergne e décimo Button. Diminuiu pouco, em 3 pontos, a diferença entre Hamilton e Rosberg, porém a briga promete se  acirrar com os desentendimentos de hoje. 



Voltamos com a F1 daqui 3 semanas em Spa-Francorchamps, uma das melhores pistas que existem. Não deixe de compartilhar os nossos posts, seja no twitter, facebook ou outras redes sociais, isso ajuda muito no nosso trabalho. Obrigado.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...