segunda-feira, 7 de julho de 2014

Colúnia Esportiva 44 - Deus Salve o Piloto da Casa



Salve Salve Nerds!


Mais uma etapa da Fórmula 1 durante a Copa do Mundo, desta vez no quinquagésimo GP de Silverstone. Na qualificação, o tempo estava instável, garoando e a pista meio seca, porém com os pilotos utilizando pneus intermediários. A qualificação seguia normal, com os pilotos de sempre na ponta, porém no final de treino a pista melhorou e secou, fazendo com que as equipes menores arriscassem os pneus médios, para pista seca, o que deu certo. Com isso, as duas Marussias passaram, em quarto e sexto lugar, enquanto Massa, Bottas, Alonso e Raikkonen ficaram de fora.
No Q2, novamente o que aconteceu no Q1, pista melhorou no meio das atividades e novamente as Marussias estavam próximas da ponta. Porém, desta vez houve tempo para  a recuperação das equipes e a Marussia acabou ficando com décimo segundo e décimo terceiros lugares. Acompanharam as Marussias fora do Q3, Grosjean, Sutil, Maldonado e Gutierrez. A terceira parte, o Q3, foi dominada pela Mercedes, sendo que no apagar das luzes, na volta final, Vettel fez a sua volta para sair do décimo lugar e conseguiu o melhor tempo, mesmo com mais chuva em boa parte da pista. Rosberg, também acreditando na boa volta, superou Vettel e assim fez o primeiro tempo. Em terceiro lugar ficou Button, quarto Hulkenberg, quinto Magnussen, sexto Hamilton, sétimo Perez, oitavo Ricciardo, nono Kvyat e décimo Vergne.



Na corrida, largada ruim de Vettel, que perdeu 3 posições para Button, Magnussen e Hamilton. Já na segunda curva do circuito, Raikkonen rodou, bateu no guard rail e depois colidiu com Felipe Massa, que no meio do tráfego teve pouco tempo para desviar totalmente da batida. Como resultado, Raikkonen fora e os mecânicos até tentaram reavaliar o carro de Massa, porém os danos foram muito fortes na parte traseira e ele abandonou também. O guard rail onde Raikkonen bateu precisou ser consertado, o que demorou quase 1 hora, uma hora de bandeira vermelha. Logo na volta 3, depois da relargada, Magnussen rodou e Hamilton assumiu o terceiro posto. Ao contrário do azar de Massa, Bottas fazia grande corrida, ultrapassando Kvyat e Ricciardo na mesma volta. Em casa, Hamilton também estava voando, não demorou para deixar Button, também inglês, para trás e ir em busca de Rosberg, o líder. 
Outro que sabe como ultrapassar é Fernando Alonso, que em duas voltas passou Kvyat, Ricciardo e Hulkenberg. Maldonado, desta vez vítima, dividiu a curva com Gutierrez, que com a batida entre pneus ergueu o carro do venezualano e o tirou da prova. Bottas, inspirado, não tomou conhecimento de Magnussen e já ocupou o quarto posto. Alonso também conseguiu não muito depois passar Magnussen e ficar em quinto. O espanhol foi punido por largar na posição errada no grid, ficou com meio carro para frente do lugar certo, o que lhe causou 5 segundos parado no pit como punição. Mostrando o potencial da Williams, Bottas foi pra cima de Button e assim conseguiu o terceiro lugar. Indo para apenas uma parada, Hamilton foi para os pits, enquanto o adversário direto, Rosberg, apostaria em duas paradas. Na volta 29, Rosberg ia ultrapassar uma Marussia retardatária, porém o carro perdeu potência e o piloto abandonou a prova, para delírio dos ingleses, que viam Hamilton, o piloto da casa, assumir a ponta. No abandono do alemão, o top 5 tinha Hamilton, Bottas, Vettel, Ricciardo e Button.
Após 32 voltas, Bottas foi para os pits e voltou em terceiro logo atrás de Vettel. Em seguida, o finlandês tratou de deixar o tetracampeão mundial para trás e reocupando o segundo posto. A briga da prova foi entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel, com ultrapassagem do espanhol e tentativa a todo custo do alemão em retomar a posição. Os dois quase se tocaram algumas vezes, mas Alonso segurou a posição. Na raça, Vettel foi atrás, após reclamar das mudanças de posições do adversário, conseguindo a ultrapassagem. E assim terminou o GP de número 50 da Fórmula 1 em Silverstone! Hamilton venceu em cassa, Bottas faz seu segundo pódio seguido em segundo, além de ter largado em décimo quarto, Ricciardo terceiro, Button quarto, Vettel quinto, Alonso sexto, Magnussen sétimo, Hulkenberg oitavo, Kvyat nono e décimo Vergne. 
No mundial, Hamilton diminui novamente a vantagem de Rosberg, agora 165 pontos contra 161. Próxima etapa dia 20 na Alemanha, em Hockenheim.


Coincidência Hamilton ter o número 44 e vencer na Colúnia Esportiva 44? Eu acho que não...

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...