domingo, 30 de abril de 2017

F1 2017 - GP da Rússia





Quarta etapa do campeonato e a Fórmula 1 desembarca na Rússia para mais uma disputada etapa. Na classificação, briga entre Mercedes e Ferrari até o fim. No Q1, ficaram de fora Jolyon Palmer, que rodou sozinho e bateu, Stoffel Vandoorne e sua Mclaren, Pascal Wehrlein, Marcus Ericsson e Romain Grosjean, surpreendentemente em último.
No Q2, sem novidades, ficaram fora Carlos Sainz, Lance Stroll, Daniil Kvyat, o piloto da casa, Kevin Magnussen e Fernando Alonso, no aguardo da Indy 500 mesmo.
Na briga pela pole position, as Ferrari já marcaram o melhor tempo na primeira tentativa e não foram superadas pelas Mercedes. Kimi Raikkonen acabou errando e Sebastian Vettel ficou com o primeiro posto. Lewis Hamilton também não se acertou tão bem em Sochi e foi superado por Valtteri Bottas, o terceiro colocado. Quinto lugar para Daniel Ricciardo, sexto Felipe Massa, sétimo Max Verstappen, oitavo Nico Hulkenberg, nono Sergio Perez e décimo Esteban Ocon, pela primeira vez no Q3.

Confira abaixo os melhores momentos da classificação:




Antes da largada, na volta de apresentação, Alonso já teve problemas no carro e abandonou, causando uma volta extra de apresentação para a retirada do carro. Na largada, Vettel manteve a ponta na reta, mas foi passado por Bottas na outra reta. Vettel ficou em segundo, seguido por Raikonen, Hamilton e Verstappen. Palmer e Grosjean bateram e já causaram Safety Car na primeira volta. 

Relargada na volta 3 e sem maiores acidentes. Com problemas no freio, superaquecido, Ricciardo foi levando o carro no lado oposto da pista para os boxes. Magnussen e Vandoorne foram punidos com 5 segundos por passarem dos limites da curva 2 em excesso. Bottas vinha como o mais rápido da pista e abriu mais de 3 segundos para Vettel. Pouca emoção e nada de ultrapassagens na pista. Hamilton não vinha se acertando em relaçao aos líderes, andando na casa de um segundo mais lento que os três primeiros na volta 15. 

Vettel tentou tirar o tempo para Bottas com a volta mais rápida da prova, mas o finlandês respondeu com volta rápida também e a diferença seguiu quase na casa dos cinco segundos entre os dois. Volta 22 e Massa parou nos boxes, colocando pneus supermacios. Perto da parada nos boxes, Vettel começou a ser mais rápido que Bottas e tirar a diferença para 3.2 segundos. Voando, o alemão estava a 2.5 segundos do finlandês na volta 27. Volta 28 e Bottas foi para os boxes. Parada normal e o piloto voltou com pneus supermacios e em quarto lugar. 

Volta 30 e Raikkonen foi chamado aos boxes. Vettel seguiu na pista e estava 19 segundos a frente de Bottas, o virtual segundo colocado. Hamilton foi para o pit stop e também colocou os supermacios, voltando em quarto. Com tempos de volta parecidos, a Ferrari seguiu com Vettel na pista e ousava seguir em frente para quando parasse a diferença entre voltas dos pneus deles para a Mercedes fosse grande e a diferença de tempo fosse fácil para se tirar. 

Quem vinha voando na pista no momento foi Raikkonen, que tirava 0.7 segundos por volta de Bottas. Vettel havia sido chamado aos boxes, mas a equipe preferiu deixar ele mais tempo. Enfim, na volta 35, Vettel foi para os pits. O alemão voltou em segundo, 4.7 segundos atrás de Bottas. Volta 38 e a diferença entre Bottas e Vettel estava em 3.2 segundos. O finlandês errou em uma curva e acabou gastando o pneu e estragando o composto mais rápido. Assim, Vettel encostou mais rápido e tirou 0.8 segundos de Bottas na volta 39 e estava a 2 segundos do piloto na volta 40. 

Com 41 voltas, enfim, Hulkenberg parou nos boxes para trocar pneus. Volta 43 e Vettel estava um segundo e meio de Bottas. Restando seis voltas para o fim, a diferença estacionava em 1.8 segundos, com Bottas segurando muito bem e mantendo o ritmo mesmo com pneus bem mais usados. Com a grande pressão aerodinâmica entre os carros, Vettel não conseguia tirar a diferença para menos de um segundo para Bottas. 

Volta 50 e Vettel chegou a tirar a diferença para menos de um segundo, mas Bottas novamente conseguiu subir para 1.3. Na penúltima volta, Vettel chegou de novo e vinha para o tudo ou nada. Na volta final, Massa ficou entre Bottas e Vettel e assim o alemão perdeu tempo. E não teve mais tempo, não perde mais Valtteri Bottas! Vence Bottas! Primeira vitória do finlandês na carreira, e ele é o piloto de número 107 a vencer uma prova da categoria e o quinto finlandês, junto a Mika Hakkinen, Kimi Raikkonen, Keke Rosberg e Heikki Kovalainen. 

Na classificação da prova, Raikkonen foi o terceiro, Hamilton o quarto, Verstappen o quinto, sexto Perez, sétimo Ocon, oitavo Hulkenberg, nono Massa e décimo Sainz. No campeonato, briga ficando acirrada entre três pilotos agora, com Vettel tendo 86 pontos, Hamilton 73 e Bottas 63. 

Foto: F1/Divulgação


A Fórmula 1 volta daqui duas semanas, com o GP da Espanha e mais emoção do que no GP russo.


Confira os melhores momentos da prova abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...