terça-feira, 25 de março de 2014

Livros Esportivos



Salve Salve nerds!

Neste grande dia, falaremos de alguns livros esportivos. Isso mesmo, já falamos de filmes, vídeos e tantas coisas mas esquecemos da boa e velha leitura. Como o tempo está bem curto e são muitos livros interessantes para se falar, tentaremos ao menos a cada semana trazer mais dicas de leitura.

Começamos com um livro bem conhecido, aliás, o filme ficou mais conhecido. Já falamos aqui de Rush, o filme sobre Niki Lauda e James Hunt. Pois é, o jornalista Tom Rubython resolveu pesquisar e contar de outra maneira como era protagonizado este duelo entre os dois pilotos da Fórmula 1. Niki Lauda era o atual campeão, enquanto James Hunt voltava a categoria na Mclaren após Emerson Fittipaldi sair do time. Durante o ano de 1976, Lauda lutou contra suas incapacidades físicas após um acidente, enquanto Hunt aproveitava todo o glamour da Fórmula 1, além do seu exímio talento. Tudo isso, inclusive o desfecho da história real você confere no livro "Corrida para a Glória".



Saindo das pistas, vamos agora falar de jornalismo esportivo. O conhecido PVC, Paulo Vinícius Coelho, é um consagrado jornalista, mas, além disso, arrumou tempo para explicar um pouco do histórico do jornalismo esportivo brasileiro. PVC também dá dicas para quem quer iniciar uma carreira no jornalismo esportivo e ressalta que não é apenas a paixão de torcedor que poderá fazer de alguém um jornalista especializado no esporte, mas sim o quanto ele busca conhecer mais e mais sobre o assunto, seja o futebol ou outros esportes. 
Para você que não quer ser jornalista, a leitura também é valida, pois mostra este outro lado do esporte que apenas é de interesse para as pessoas da área e que fica escondido muitas vezes. É um livro bem leve, sem muitos termos específicos da profissão, portanto não é desculpa para não-jornalistas.


Outro livro que recomendamos é o 71 segundos. O nome parece não fazer muito sentido, mas a publicação do jornalista Luiz Zini Pires relata o acontecido antes, durante e depois do famoso episódio conhecido como "A Batalha dos Aflitos" a qual o Grêmio venceu o Náutico milagrosamente, mesmo com 7 jogadores em campo apenas. De forma meio romanceada, mas ao mesmo tempo enfocado nos fatos, Luiz Zini relata as confusões nos vestiários, a PM invadindo o campo e todo o circo que se armou até que o jovem Anderson decidisse a partida para os tricolores.


Seguimos agora com o "Almanaque do Melhor Basquete do Mundo", escrito por Michael Boop. A publicação explica um pouco de como surgiu e se transformou este esporte que encanta tantas pessoas no mundo. Além disso, Boop trás as características dos melhores times da história da NBA, os maiores jogadores da história desta liga e a participação brasileira nisso tudo. Há a explicação das principais regras, os maiores recordes deste esporte e os escândalos que marcaram a história.



Uma grande febre dos anos 2000 talvez, foi o Guia dos Curiosos. Muitos nerds amavam ficar lendo todas as curiosidades possíveis deste livro. E ele, em 2006, ganhou uma edição falando apenas de esportes. Além de falar das mais variadas modalidades esportivas, o guia também conta um pouco da história da Copa do Mundo de futebol. É um livro ótimo, recomendado até para quem não é tão fã de esportes poder, quem sabe, despertar esta paixão.



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...