terça-feira, 18 de março de 2014

Slow Sport



Salve Salve nerds!




No esporte, algo que mudou a concepção dos eventos foi o início das transmissões em vídeo pela televisão. Décadas depois, tivemos algo que revolucionou a forma de assistir esportes, a câmera lenta. Com imagens mais lentas é possível notar detalhes que nos escapam na imagem normal, os movimentos pensados pelos atletas, estratégias calculadas, etc. Hoje, além da câmera lenta, temos a qualidade em alta definição das imagens, que auxiliam inclusive árbitros de alguns esportes nas suas fiscalizações das competições. Treinadores utilizam-se desta tecnologia para que o seu atleta tenha o máximo rendimento possível, o menor erro pode ser notado na super câmera lenta.
No atletismo, cada passo é avaliado a partir destes recursos. Hoje pode se saber a diferença de estilo na corrida de Usain Bolt e de seus adversários, que dão mais passadas do que o jamaicano e são normalmente mais rápidos nos primeiros metros da corrida, logicamente não apenas através do slow motion. Confira abaixo um exemplo:




No vôlei a força física é muito presente, tanto no saque e ataques quanto na parte defensiva onde é preciso ter resistência. Veja os músculos em ação na câmera lenta:




E um canal resolveu ensinar tênis a partir do slow motion. Filmando os melhores tenistas do mundo, eles conseguem os melhores movimentos e com a câmera lenta é possível perceber exatamente o que o tenista faz e tentar, ao menos, realizar um movimento parecido.




Se há um esporte onde a câmera lenta é muito bem aproveitada, este é o automobilismo, principalmente a Fórmula 1. É possível ver o movimento da suspensão do carro, o giro dos pneus, toda uma plasticidade que pouco pode ser percebida em um esporte onde a velocidade está presente.




O Skate é outro esporte que também parece ter sido feito para o slow motion. Por ser um esporte onde os movimentos são do atleta e do equipamento, a partir de imagens mais lentas é possível notar como realmente isso tudo acontece.




Na Ginástica Rítmica a câmera lenta é mais do que um adereço. Os juízes utilizam as câmeras espalhadas pelo tablado para darem as notas mais justas possíveis a partir da visão exata de cada salto e movimento realizado pelos competidores.



Fechando, mais um canal que trabalha apenas com câmera lenta. É o Slow Mo Guys, que não faz apenas vídeos com esportes, mas encontramos o vídeo abaixo e outro AQUI para você. O vídeo aqui abaixo mostra o quanto uma bola de futebol se deforma ao colidir com uma pessoa, ou qualquer objeto. 



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...