domingo, 1 de novembro de 2015

Colúnia Esportiva 69 - Fiesta prateada



Salve Salve Nerds!



Após uma semana, Fórmula 1 de volta para o animado GP do México. Prova que ficou 23 anos sem acontecer. Desde 1992 os mexicanos não recebiam uma prova da F1. Com chuva em alguns momentos e uma pista com pouca aderência, pelo fato de ser muito nova e pouco usada, muitos pilotos escaparam nas curvas e tiveram dificuldades para fazerem boas voltas no começo.

Na qualificação, Jenson Button não apareceu, por problemas no carro durante o último treino livre. Com os outros 19 na pista, domínio das Mercedes, que fizeram 1-2 com Rosberg e Hamilton. Ficaram de fora, além de Button, Felipe Nasr, Fernando Alonso, Will Stevens e Alexander Rossi.

No Q2, Mercedes seguiram na ponta. Hamilton chegou a fazer o melhor tempo do final de semana e Felipe Massa sofreu para passar entre os 10. Foram eliminados Carlos Sainz, Romain Grosjean, Pastor Maldonado e Marcus Ericsson.

No Q3, na briga pela pole position, Nico Rosberg não deu chances para Lewis Hamilton e fez a pole position. Seguidos pelos dois ficaram em terceiro Sebastian Vettel, quarto Daniil Kvyat, quinto Daniel Ricciardo, sexto Valtteri Bottas, sétimo Felipe Massa, oitavo Max Verstappen, nono o piloto da casa Sergio Perez e décimo Nico Hulkenberg.



Na largada, Rosberg manteve a ponta, com Hamilton tentando passar. Kvyat passou Vettel e tomou o terceiro posto. Vettel era pressionado por Bottas e Ricciardo e acabou furando o pneu do carro. Alonso, já na primeira volta, teve problemas no motor e abandonou nos boxes. Sétimo abandono do espanhol na temporada. Vettel foi para os boxes e trocou pneus para os médios. As Mercedes já se isolavam na ponta e do batalhão. Massa, em sétimo, vinha pra cima de Verstappen. Bottas, com motor mais forte, encostava em Ricciardo nas retas.

Já na nona volta, Valtteri Bottas trocou os compostos, voltando em décimo sexto. Com pouca emoção na frente do grid, briga entre as Saubers de Ericsson e Nasr pela décima terceira posição. Raikkonen, que havia largado em último, já estava em nono lugar. Carlos Sainz, em sétimo, vinha pra cima de Pérez. Muitos foram para os boxes, já que os pneus macios não tiveram a durabilidade esperada.

Na volta 14, os líderes não haviam parado ainda. Rosberg, mais rápido na pista, estava 1.8 segundos a frente de Hamilton. Apesar dos desgastes, alguns pilotos, como Perez e as Red Bull, ainda se mantinham buscando fazer apenas uma parada nos boxes. Vettel, tentando recuperar os prejuízos de ter furado um pneu, estava em décimo segundo e já vinha passando Button. Vettel, que vinha bem, escapou na curva e caiu para décimo quinto. Na volta 19, Perez foi aos pits trocar pneus.

Voltando dos boxes, Perez foi passado por Sainz e vinha pra cima do espanhol em busca da recuperação da décima posição. Kvyat, que era o terceiro, parou nos boxes e voltou em quinto. Raikkonen, reeditando brigas em corridas anteriores, vinha pressionado por Bottas. E os compatriotas bateram o carro novamente. Bandeira amarela no setor. Bottas forçou passagem, mas Raikkonen também não cedeu espaço na curva ao ver o adversário aparecendo no lado. A batida entre os dois esteve sob investigação mas nada de punições.




Briga entre Vettel e Maldonado pelo décimo segundo lugar. Verstappen, que era quarto, parou e voltou em sétimo. Na volta 27, enfim, Rosberg foi para os boxes. Parada normal do alemão. Vettel, desconcentrado, escapou mais uma vez. Hamilton parou na volta 29 e não conseguiu voltar na frente de Rosberg. Em sua saga para passar Maldonado, Vettel conseguiu ultrapassar o venezuelano, porém escapou na curva seguinte e perdeu a posição.

Top 5, após 33 voltas, tinha Rosberg, Hamilton, Kvyat, Bottas e Massa. Sainz escapou na frente de Perez, a galera comemorou, porém ele cortou caminho e voltou na frente do mexicano. Sainz acabou cedendo posição curvas depois. A torcida foi ao delírio. Vettel, vendo tudo dar errado, foi para os boxes de novo colocar pneus novos. Ricciardo vinha encostando em Massa e Bottas tentava tirar a diferença para Kvyat pelo terceiro lugar.


Na volta 46, as Mercedes já estavam 30 segundos a frente de Daniil Kvyat, o terceiro colocado. Rosberg tinha 2.9 segundos de vantagem para Hamilton. Rosberg, que parou novamente nos pits e voltou em segundo para a equipe garantir que os pneus durassem até o final. Hamilton, contrariando as ordens da equipe, não entrou nos boxes. Na volta seguinte, o inglês foi e voltou atrás do alemão. Corrida praticamente definida com esse pit de Hamilton. Ricciardo enfim chegou em Massa, que parou nos boxes ainda na volta nove. Ricciardo, encostado, fazia de tudo pra passar. Na volta 51, Ricciardo passou Massa.

Com o apoio da galera, Perez aproveitou erro de Verstappen e passou o piloto da STR pelo oitavo lugar. Passagem de novo no estádio. Vettel, em péssimo dia, escapou e bateu, causando Safety Car. Vários pilotos aproveitaram o SC e foram para os boxes trocar pneus. Com as paradas, top 5 com Rosberg, Hamilton, Bottas, Kvyat e Ricciardo. Bottas foi aos boxes na volta seguinte, voltando em quarto.



Na volta 58, enfim, o Safety Car foi para os boxes. Na relargada, Bottas foi pra cima e passou Kvyat. Hulkenberg vinha tentando passar Massa. Felipe Nasr escapou e conseguiu recolher o carro para dentro da área de escape para abandonar sem causar bandeira amarela. O abandono foi por problemas nos freios. Rosberg escapou na curva e quase deixou a primeira posição escapar. Sorte que Hamilton também foi mais longe em outra curva também.

Maldonado, com muita vontade de passar Grosjean, escapou e quase bateu no muro. Restando cinco voltas, Hamilton ainda tentava encostar em Rosberg pela ponta, mas no restante do grid brigas esfriadas. Maldonado vinha pra cima de Grosjean novamente, querendo o ponto de honra na corrida com o décimo lugar.

E vence Nico Rosberg! Em segundo Lewis Hamilton, terceiro Bottas, quarto Kvyat, quinto Ricciardo, sexto Massa, sétimo Hulkenberg, oitavo Perez, nono Verstappen e décimo Grosjean.

Sombreros! Imagem: SkySports


Rosberg encaminha o vice-campeonato com a vitória, ficando 21 pontos a frente de Vettel. De resto, corrida morna e com poucas brigas se comparada com as duas etapas anteriores, em Sochi e Austin.

A Fórmula 1 volta daqui duas semanas aqui no Brasil, com o GP de Interlagos, penúltima etapa da temporada.

Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...