quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Realidade Virtual e Censo da Base



Salve Salve Nerds!


Voltamos com uma coluna nesse blog, fazia um tempo que não tínhamos tal conteúdo por aqui. Sem maiores discussões, vamos falar de alguns assuntos interessantes do meio esportivo.

Virtual ajudando no real:



Recentemente, a Sony, em parceria com a desenvolvedora Polyphony Digital, anunciou o Gran Turismo Sport. O jogo, para Playstation 4, seguirá sendo um simulador de corridas, como as edições anteriores, porém, com um diferencial. A empresa melhorou os gráficos e tornou o jogo um simulador total, com a intenção de revelar talentos. Serão criados dois campeonatos no jogo, a Nations Cup, em que você compete representando o seu país e a Manufacturers Cup, onde você corre com os carros de uma montadora de sua escolha. Os vencedores do campeonato receberão prêmios e em parceria com a FIA, Federação Internacional de Automobilismo, serão convidados para receber as premiações no evento de gala da federação com os vencedores do automobilismo real.

Uma outra ideia que surge e já foi aproveitada anteriormente é o fato de algumas equipes reais de corrida buscarem pilotos vindos dos simuladores. Com os jogos cada vez mais reais, alguns pilotos do automobilismo virtual foram contratados para as pistas reais. É um começo e que poderá ajudar na formação de novos atletas com um custo menor. A carreira no automobilismo é das mais caras entre os esportes, portanto se o piloto puder treinar no simulador e se desenvolver nele os custos serão reduzidos. Mesmo os pilotos da Fórmula 1 fazem treinamentos e reconhecimentos de pistas através de simuladores.
Confira o trailer do Gran Turismo Sport:




Censo da base:

Também por esses dias, o globoesporte.com trouxe números sobre a revelação de atletas da base no Campeonato Brasileiro. Sobre eles, é mostrado que a equipe com mais jogadores atuando na primeira divisão é o Internacional, seguido por Santos e Grêmio. O colorado revelou 32 jogadores, enquanto o peixe 30 e o tricolor gaúcho 28. Desses 32 revelados, o Inter ainda tem em seu elenco 16 atletas. O Santos 15 e o Grêmio apenas 10. Podemos concluir, através desses dados, que investir na base vem dando resultados para as três equipes citadas, já que estão em boas posições no campeonato e conseguem ser competitivos. O trabalho de Inter e Grêmio é talvez mais recente, enquanto o Santos tem certa tradição em apostar na base e colher bons frutos, vide Neymar, Robinho e revelações do time atual, como Gabigol e Geuvânio. O líder, Corinthians, tem 20 atletas na primeira divisão que foram revelados na sua base, porém apenas seis deles estão no time hoje. Trabalho que poderia ser melhor feito, lembrando que o timão é o maior campeão da Copa SP de Futebol Júnior e não consegue lapidar melhor os talentos no profissional. 

Na contramão dos times que revelam e conseguem ter bons frutos da base, o Goiás tem 18 jogadores de 25 revelados que ainda jogam pelo clube. A equipe talvez tenha apostado muito nos jovens atletas e não conseguiu ter tanta qualidade no time. O esmeraldino corre risco de cair e "queimar" talentos futuros com o mal planejamento feito no momento pela diretoria com o time principal. 

A única equipe que não tem jogadores revelados por ela na primeira divisão é a Chapecoense. O time catarinense, talvez pelo pouco tempo que está na primeira divisão, não conseguiu ver seus atletas espalhados. Porém, nenhum jogador do elenco principal da Chape é formado na base do clube. Este é um problema que precisaria ser resolvido logo, para que o time se renove de maneira mais fácil e o próprio clube consiga ganhar dinheiro através desses jogadores próprios. 

Os especialistas falam em 40% do elenco formado no próprio clube, mas apenas Internacional, Santos e Goiás conseguiram superar esse número. O trabalho da base vem melhorando no país, mas falta mais planejamento a longo prazo para esses jovens não serem vendidos muito cedo ou não subirem na carreira pelo momento ruim que o clube possa estar vivendo. 


Número e porcentagem de atletas da base usados nos times da série A - Imagem: Globoesporte.com



Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...