domingo, 10 de maio de 2015

Colúnia Esportiva 58 - El Regreso de Rosberg



Salve Salve Nerds!




Voltamos depois de não termos post no GP do Barein. A F1 desembarca para o GP da Espanha em Barcelona, iniciando a temporada europeia da categoria.
Na qualificação, domínio sem novidades da Mercedes. No Q1, ficaram de fora Ericsson, Hulkenberg, Perez, Stevens e Merhi. Force India fora com os dois carros e Mclaren passando com os dois. Mas, as Mclarens de Button e Alonso ficaram de fora no Q2 junto das Lotus de Grosjean, Maldonado e Felipe Nasr. Depois de 4 provas, no Q3 Rosberg superou Hamilton e conseguiu a pole position. Em segundo ficou o próprio Hamilton, terceiro Vettel, quarto Bottas, quinto Sainz, sexto Verstappen, sétimo Raikkonen, oitavo Kvyat, nono Massa errando na volta, décimo Ricciardo. Destaque para as Toro Rosso melhores que as Red Bull. 


Foto: Manu Fernandez / AP


Largada e Hamilton perdeu espaço, caindo para terceiro e deixando a segunda posição para Vettel. Massa tentou ganhar posições e até pulou para quarto, mas na curva caiu para oitavo. Raikkonen pulou bem e subiu para quinto. Top 5 com Rosberg, Vettel, Hamilton, Bottas e Raikkonen. Massa vinha bem e pressionando Sainz pela sétima posição. E em seguida o brasileiro passou tranquilo Sainz. Massa passou também Verstappen, as STR vinham mal na prova. 

Motores Renault novamente com desempenho lamentável. Briga entre Maldonado e Verstappen, com o venezuelano sobrando em cima do dinamarquês mas não conseguindo passar. Sem mudanças ou emoções na parte da frente do grid, o top 5. Rosberg se isolava cada vez mais na ponta, mais de 3 segundos para Vettel. STR gastou 4 motores com Sainz e 3 com Verstappen, sendo que o limite de uso na temporada inteira é de 4 motores, sendo o piloto punido com 10 posições perdidas no grid caso use do quinto motor adiante. Assim, este é o motivo da lentidão tão grande dos carros na prova, para preservar o motor. 

Hamilton conseguiu diminuir a diferença para Vettel em menos de um segundo, mas não conseguiu atacar o alemão. A "lentidão" de Vettel aumentou a diferença de Rosberg para quase oito segundos em relação ao alemão. Arriscando para ganhar a posição pelo tempo da troca de pneus, Hamilton foi antes e tentava ganhar tempo para ganhar a posição de Vettel. Nos boxes, os mecânicos demoraram para trocar o pneu traseiro esquerdo. Na volta seguinte, Vettel trocou os pneus e conseguiu voltar a frente de Hamilton. Sem trocarem pneus, Bottas e Raikkonen ocupavam o segundo e terceiro lugares. Rosberg foi na volta seguinte, 16, voltando atrás de Raikkonen em terceiro. 

Bottas foi para os boxes e voltou no mesmo lugar que estava antes das paradas começarem, em quinto. Maldonado foi para os boxes e quando acreditávamos que ele iria trocar de asa traseira, os mecânicos tiraram o pedaço que soltava e o venezuelano andou com quase meia asa. Na volta 17, enfim, Raikkonen parou e deixou a liderança. O finlandês mudou a estratégia e voltou de pneus duros, talvez fazendo uma parada a menos. 




Volta 20 e Hamilton encostou novamente em Vettel. No momento, Bottas era o mais rápido da pista, ocupando o quarto lugar mas 17 segundos atrás de Hamilton. Lotus, outra equipe com motor Renault, precisando poupar o motor para não tê-lo quebrado. Maldonado, com meia asa, encostou em Button pela décima sétima posição e passou. Alonso foi para os boxes e com problemas de freio passou do ponto e quase atropelou o mecânico da frente. Assim, o espanhol abandonou a prova em uma temporada péssima da Mclaren. Se Alonso teve problemas, logo após Button parou e não teve complicações na Mclaren.




Volta 29 e Rosberg abria 7 segundos para Vettel, que estava 1 segundo a frente de Hamilton. Trinta e uma voltas e a corrida segue com pouco ânimo no grid da frente. Volta 33 e Hamilton novamente arriscou parar antes de Vettel para tentar a segunda posição. Massa também parou e colocou pneus duros. Sem problemas, Hamilton passou Raikkonen pelo terceiro lugar. Voando, o inglês fez a melhor volta da prova. Hamilton mudou a estratégia e foi para três paradas, enquanto Vettel permaneceu em duas. Sem poupar nada, Hamilton vinha tirando mais de 2 segundos por volta em relação a Bottas, que estava a menos de 2 segundos. E ele chegou e passou o finlandês sem problemas. 

Na volta 41, Vettel foi para os boxes, provavelmente não o suficiente para o alemão ir até o final. Com freios, Grosjean errou o ponto de parada e quase atropelou os mecânicos, que precisaram desviar do carro. Rosberg foi para os boxes na volta 46 e voltou atrás de Hamilton. Depois da parada, Raikkonen voltou atrás de Massa e depois de insistir passou o brasileiro. Volta 48 e Maldonado foi chamado aos boxes para abandonar a prova e não aprontar mais na pista. Felipe Massa parou de novo e colocou pneus médios, mas teria que tirar 25 segundos de Raikkonen para ganhar posição. Hamilton parou e voltou tranquilo a frente de Vettel na volta 52. 






Hamilton vinha voando, mas ainda estava a 18 segundos de Rosberg. Raikkonen vinha mais de um segundo mais rápido que Bottas, ficando a 1.7 segundos do compatriota. Única briga remanescente era entre os finlandeses, porém Bottas segurava os ímpetos de Raikkonen e se mantinha na quarta posição. Briga caseira com Sainz passando Verstappen pela décima posição. Duas voltas para o fim e Raikkonen não conseguia colocar o carro para ameaçar Bottas. Última volta e nada de ultrapassagem do homem de gelo. E vence Nico Rosberg! Primeira vitória do alemão no ano. Hamilton ficou em segundo após boa estratégia, terceiro Vettel, quarto Bottas, quinto Raikkonen, sexto Massa, sétimo Ricciardo, oitavo Grosjean, nono Sainz e décimo Kvyat. 




Confira a variação de pontos e posições dos pilotos da etapa do Barein para a da Espanha:








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Até mais!

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