domingo, 24 de maio de 2015

Colúnia Esportiva 59 - Mornaco



Salve Salve Nerds!



Fórmula 1 de volta e com o clássico GP de Mônaco. Começamos falando da qualificação. No Q1, a Ferrari pareceu ter conseguido  ir melhor da Mercedes, mas no final os carros prateados ficaram na frente. Já os eliminados foram Nasr, com a Sauber sem melhoras desde o começo do ano, Bottas, com a Williams tendo muitos problemas com aquecimento dos pneus e aerodinâmica, Ericsson, Stevens e Merhi.
No Q2, tudo normal na frente. Já nos eliminados tivemos surpresas. Grosjean, Button, Hulkenberg, Massa com uma Williams bem limitada aerodinamicamente e Alonso. Na última parte, o Q3, Hamilton fez o melhor tempo na penúltima volta útil, não precisando nem melhorar na última para conseguir a pole position. Em segundo Rosberg, que errou na volta decisiva e nem completou para preservar o pneu. Terceiro Vettel, quarto Ricciardo, quinto Kvyat, sexto Raikkonen, sétimo Perez, oitavo Sainz, nono Maldonado e décimo Verstappen. Grosjean foi punido e largou em décimo sexto, enquanto Sainz largou em último e dos boxes por não ter parado para pesar o carro antes de fazer sua volta. 




Na largada, Hamilton se manteve, Rosberg se segurou mas manteve o segundo posto. Hulkenberg bateu em Alonso e quase causou um Safety Car. Felipe Massa bateu o carro em Maldonado e acabou precisando trocar o bico do carro e assim caindo para último. O brasileiro aproveitou para trocar os pneus e tentar ou ir até o final ou fazer um longo período sem paradas. Top 5 com Hamilton, Rosberg, Vettel, Kvyat e Ricciardo. No talento e aproveitando problemas no carro de Maldonado, Verstappen passou e conseguiu a oitava posição.

A televisão não mostrou imagens da batida, mas conseguiram tirar uma foto de como ficou o carro de Felipe Massa depois da batida com Maldonado:





Volta 6 e Hamilton abriu 2.2 segundos para Rosberg. Devido aos problemas, Maldonado abandonou na volta 8. Corrida entrando naquele ritmo sonolento, volta 13 e nada de emoção. Volta 15 e Bottas foi o primeiro a ir aos boxes. Diferença entre Rosberg e Vettel chegou a cair para 1.5 segundos. Vettel vinha tentando diminuir a diferença para o compatriota, na busca pelo segundo lugar. Volta 22 e quase nada para se comentar, top 5 segue o mesmo com Hamilton, Rosberg, Vettel, Kvyat e Ricciardo. 

Volta 25 e enfim temos uma briga. Sainz tentando a todo custo passar Ericsson. Assim, formou-se uma fila de carros atrás da lentidão da Sauber. Hamilton, no meio da confusão, passou os retardatários e deixou a briga correr solta pela décima quarta posição. Rosberg e Vettel chegaram no comboio também, com muitas bandeiras azuis para os três carros, de Ericsson, Sainz e Hulkenberg. Com as passagens nos retardatários, Vettel encostou mais em Rosberg. 

Na briga pela quarta posição, Raikkonen estava a 0.8 de Ricciardo, mas o circuito muito travado não ajuda com as ultrapassagens. Nos boxes, Verstappen teve problemas quando trocava pneus e perdeu muito tempo. Assim, Nasr assumiu o décimo lugar e o dinamarquês caiu para décimo terceiro. Nesse momento, volta 32, já estávamos clamando pelo Safety Car. Alonso parou, ficou os 5 segundos de punição por ter batido em Hulkenberg, mas voltou na frente de Felipe Nasr na décima posição. 

Volta 37 e Vettel vai para os boxes. Ricciardo também foi, ele que era quinto colocado. Rosberg parou na volta seguinte e voltou na frente de Vettel. Hamilton parou também e seguiu tranquilo na ponta. Raikkonen, nos boxes, conseguiu passar Ricciardo, assumindo o quinto lugar. Alonso, vendo uma Marussia na frente, freou e acabou perdendo o ponto da curva. A escapada custou o abandono do espanhol da prova, já que o carro acabou morrendo. 

Ataque de Verstappen, o menino prodígio, em cima de Bottas pela décima primeira posição. A surpresa da corrida é Perez, que se manteve em sétimo com uma Force India limitada. Novamente, na volta 49, Vettel tentou encostar em Rosberg. Volta 54 e o top 5 se mantém com Hamilton, Rosberg, Vettel, Kvyat e Raikkonen. Vettel passou por Bottas, que era retardatário, e Verstappen aproveitou para ganhar a posição do finlandês. Bottas, com pneus esfarelados, foi para os boxes e voltou em décimo sexto. 

Verstappen não desistia, foi pra cima de Grosjean pela décima posição. Tentando passar, Verstappen bateu forte na traseira de Grosjean. A batida foi forte e até chegou a preocupar a todos com relação a gravidade do acidente. Safety Car na pista e muitos estilhaços. Aparentemente Grosjean freou antes da hora e Verstappen não imaginou essa reação, causando a batida em uma curva que não tinha tanto espaço.





Hamilton foi chamado pela Mercedes aos boxes, acabou perdendo a liderança e caindo para terceiro. Rosberg liderava, seguido por Vettel, Hamilton, Kvyat e Raikkonen. Volta 71 e enfim o Safety Car saiu. Relargada e Rosberg pulou na frente, deixando Hamilton e Vettel brigando por posição. Hamilton estava desesperado, vendo a vitória fugir e Rosberg na ponta isolado. Ricciardo deu um chega pra lá em Raikkonen e conquistou a quarta posição. Ricciardo vinha chegando em Hamilton e Vettel, restando 4 voltas. Ricciardo fez a melhor volta da prova, estava voando. Ricciardo encostou mas nada de brigas restando duas voltas. Final de prova! Vence Nico Rosberg! Terceira vitória seguida do alemão no principado! Em segundo Vettel, terceiro Hamilton, o indomável, quarto Kvyat, quinto Ricciardo, a equipe pediu para ele devolver a posição já que não conseguiu brigar na frente e o companheiro tinha cedido antes. Sexto Raikkonen, sétimo Perez, oitavo Button, nono Nasr e décimo Sainz.

Alegre:





Bravo:




Com a vitória imprevisível, Rosberg diminuiu para 10 pontos a vantagem de Hamilton, como você poderá ver na tabela abaixo.












Nâo deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...