domingo, 25 de agosto de 2013

Colúnia Esportiva 27 - Spa Alemão

Salve Salve nerds!



A Fórmula 1 voltou de suas férias e logo de cara chegou em Spa-Francorchamps, o lugar onde todos os pilotos gostam de correr. Na qualificação a emoção já esteve presente, pois a chuva apareceu e quase estragou os planos de alguns pilotos e quando saiu a pista secou rápido para que a pole position tomasse outro rumo.
Lewis Hamilton desbancou Vettel na última volta, quando os pilotos conseguiram uma volta seca. Vettel que parecia com a pole na mão se contentou com o segundo posto, Webber ficou em terceiro, Rosberg em quarto, Di Resta em quinto, Button em sexto, Grosjean sétimo, Raikkonen oitavo, Alonso nono e Massa décimo, que havia feito o segundo tempo e depois do início da chuva não voltou para a pista, acreditando que a pista não melhoraria.
Na corrida largada limpa, mas com muitas ultrapassagens. Vettel largou bem e não demorou para passar Hamilton, e Rosberg também aproveitou para assumir o segundo posto. Webber largou mal e caiu para sexto. Alonso fez mágica e de nono colocado pulo para quinto. Button ficou em quarto.
Já com 3 voltas Vettel abriu mais de 4 segundos para o segundo colocado, e na volta 4 Fernando Alonso mostrou sua habitual eficiência nos começos de corrida, e passou Button. Massa, que largou mal ficou em décimo segundo, e enfrentou problemas com o Kers e com a parte eletrônica do carro.
E se a corrida não ia bem para Massa, já na volta 10 o brasileiro foi para os pits, tentando mudar a estratégia e assim ganhar posições futuramente. Na passagem seguinte Sérgio Pérez abusou do arrojo e deu um chega pra lá em Grosjean, o que lhe custou um drive through. Quem não estava bem na corrida era Raikkonen, que vem se destacando pela regularidade, mas sofria com o superaquecimento dos freios, o que o prejudicava.
Após os pits, Alonso e Hamilton protagonizaram belo duelo, com Alonso passando o inglês e depois defendendo posição na reta, freando em cima da curva para evitar que o adversário tivesse vantagem, e conseguiu se sustentar. Os 5 primeiros no grid eram Vettel, Alonso, Hamilton, Rosberg e Webber. Depois de ser punido Pérez não largou o seu jeito e batalhou por posições com as duas Force Indias, e conseguiu as ultrapassagens. Felipe Massa sem render tão bem e com pneus mais velhos perdeu posição para Raikkonen, que demorou para passar por também não estar 100%.
E 4 voltas depois, na 27, Raikkonen não aguentou e abandonou depois de dar uma escapada em uma curva por problemas nos freios. É o fim de um recorde de 26 corridas seguidas do Iceman pontuando.
Na volta 29 novo confronto envolvendo a Force India, desta vez contra Maldonado e Gutierrez em uma briga que já dava ares de problemas com 4 carros tentando se ultrapassar. E quem se deu mal na briga foi Paul Di Resta que abandonou após Maldonado colidir com ele em uma curva, depois de Maldonado ter batido na outra Force India. No top 5 Vettel se mantinha isolado na ponta, seguido por Alonso, Button, que tentava fazer apenas 1 parada, Hamilton e Rosberg.
Quando todos imaginavam que Jenson Button iria permanecer e se segurar na pista até o final, na volta 35 o inglês resolveu voltar aos boxes e caiu para sexto lugar. Por ter tirado Di Resta da corrida Maldonado teve que ficar parado por 10 segundos nos boxes. Depois de muito remar e tirar a diferença para Grosjean, Felipe Massa conseguiu enfim, na volta 40, passar o francês e conquistar o sétimo posto.
E esse foi o GP da Bélgica! Vettel vence e abre mais vantagem na liderança, Alonso mesmo em segundo não fica satisfeito ao ver o adversário se isolar e estar mais perto do tetra seguido. Em terceiro Hamilton que provou o que disse sobre o carro ter feito milagres no sábado para largar em primeiro, e que não era favorito para vencer. Quarto Rosberg, quinto Webber, sexto Button, sétimo Massa depois de muito sofrimento, oitavo Grosjean, nono Sutil e décimo Ricciardo, levando a charanga da STR aos pontos.
No campeonato Vettel lidera com 197 pontos, seguido agora por Alonso com 151, Hamilton 139, Raikkonen 134 e Webber 115.
Voltamos daqui duas semanas em Monza, com mais emoções dessa temporada dominada por um alemão de cabelos descoloridos.



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...