terça-feira, 27 de agosto de 2013

É Esporte ou Desgraça? - Futebol Gaélico

Salve Salve nerds!

Hoje falaremos novamente de futebol, ou do que por alguns é considerado o pai do futebol moderno. Falamos do Futebol Gaélico, ou Futebol Irlandês. Esse esporte pode ter dado origem ao futebol, rugby e até do futebol americano. Surgindo na Irlanda, o esporte foi oficializado e teve sua regulamentação no ano de 1887, após 3 séculos de adaptações e transformações. Como o nome diz, o Futebol Gaélico ou Irlandês é popular na Grã-Bretanha/Reino Unido e principalmente na Irlanda, onde há o maior campeonato do esporte sendo realizado todos os anos.
Para a prática é utilizado um campo de 130 metros por 90 de largura, e como no futebol temos duas traves. Porém as traves tem o formato de H como na versão americana do futebol e uma rede na parte mais baixa, como na versão do resto do mundo. 
Abaixo imagem do campo:

Ficheiro:Gaelic football pitch diagram.svg
As partidas de futebol gaélico duram 60 minutos, e havendo empate há mais dois tempos de 10 minutos de prorrogação para decidir quem vence. Havendo novo empate pode se marcar outra partida para outro dia. Cada equipe é composta por 15 jogadores, e inclusive há um goleiro. As outras posições se dividem entre defensores, meias e atacantes. A bola do jogo é uma mistura entre bola de vôlei e de futebol. Ela tem a disposição das tiras de couro igual a do vôlei, porém o couro e a consistência são de uma bola de futebol.


Esse tipo de futebol utiliza também as mãos, então vamos para algumas regras sobre o uso da bola com as mãos: Quando a bola está no solo não pode ser pega com as mãos, deve ser levantada com um dos pés. A bola não pode ser arremessada ao  se tentar marcar o gol ou ponto, pode apenas ser chutada ou esmurrada. O número máximo de passos sem quicar a bola ou chutá-la com o pé e pegar de volta é quatro, portanto exige maior coletividade. O famoso chapéu não pode ser feito na versão gaélica. A regra mais estranha é que o primeiro jogador de ataque a entrar na área em uma jogada é o que está em posse da bola, após a sua entrada os outros atletas do mesmo time podem adentrar a área. Caso haja alguém lá antes da chegada do detentor da bola é marcada falta cobrada com lance livre.
Caso a bola passe pela trave abaixo das redes vale um gol, e um gol vale 3 pontos. Já se a bola passar por cima das redes e entre as traves em H é marcado 1 ponto. No final são somados os pontos para se dizer quem venceu. Para se iniciar a partida o árbitro arremessa a bola ao alto, como no basquete, porém quatro jogadores, dois de cada time, disputam a posse. 
Mais regras AQUI.



Abaixo em vídeo maiores informações sobre o futebol gaélico:




E AQUI um link em português com uma reportagem sobre o esporte.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...