terça-feira, 6 de agosto de 2013

É Esporte ou Desgraça? - Beisebol

Salve Salve nerds!

Nesta bela tarde, ou manhã, ou noite, dependendo de quando você está lendo este post, falaremos de um esporte que eu, até o presente momento, não entendia quase nada, mas que sempre quis ao menos entender, igual o Curling para alguns nos últimos tempos, nunca vai chegar a praticar mas mesmo assim gosta. Bom, para mudarmos paradigmas e incentivá-lo a ao menos uma vez na vida jogar beisebol, vamos relatar as regras desse esporte e contar um pouco de sua história.
A origem do esporte é bem complicada, havendo relatos e pinturas de um esporte parecido com o beisebol na França. Porém, o que pode se chamar de origem mais próxima do esporte atual é o surgimento através do Rounders, um esporte britânico, e trazido para os Estados Unidos, com escritos datados de 1791 da primeira partida realizada, ou primeira partida oficial. Em 1845, após grande disseminação do esporte nos Estados Unidos, Alexander Cartwright criou as 20 primeiras regras oficiais do Beisebol, e fundou o Knikcerbocker Base Ball Club of New York.

Primórdios do Beisebol

Alexander Cartwright

O campo para o jogo tem o formato de um quarto de círculo, com raio entre 92 e 108 metros, e com o rebatedor no centro do quarto de círculo. Dentro do quarto de círculo está um quadrado, e em cada aresta dele há uma base. O quadrado tem lados de 27,4 metros e no seu centro o arremessador fica. Entre o quadrado e o círculo há uma área de areia.  A bolinha tem circunferência entre 23 e 25 centímetros, entretanto o peso deve ser de exatos 142 gramas. Por dentro pode ter madeira ou até borracha, emaranhada por fios de lã, algodão ou qualquer corda. Externamente recebe uma cobertura de couro, que é bordada à mão e assim faz com que os arremessos tenham efeitos na rotação da bola.
O taco pode pesar entre 850 gramas e 1 kg, e seu comprimento máximo é de 1,06 metro, com medida padrão de 81 cm em média. É feito de madeira ou alumínio.
No jogo, os times se revezam nas chamadas "entradas", que são como tempos ou períodos do jogo. Uma entrada é quando os dois times se revezam uma hora atacando e outra defendendo, acontecendo normalmente 9 "entradas" durante um jogo normal. Para terminar os innings (entradas), ou todos os jogadores tem que rebater ou 3 jogadores de um dos times deve ser eliminado antes do final. 
O objetivo dos defensores é pegar a bola, seja no ar, assim garantem o ponto, ou seja passando ela entre os jogadores que ficam cuidando das bases, fica um em cada uma das 4, fazendo isso antes que o atacante/rebatedor chegue na base. Caso o atacante não chegue até a última base para completar o ponto pode ficar em qualquer uma das bases, e assim esperará outro rebatedor para poder tentar mudar de base sem ser eliminado. Para ser eliminado ou a bola rebatida deve tocá-lo ou um adversário deve tocar a bola no atacante antes dele chegar na base.
Se conseguir dar a volta toda pelas 4 bases o rebatedor marca um ponto, e quanto mais voltas der a cada volta acumula 1 ponto. Além disso pode-se tentar um home run, que é quando se rebate a bola para fora do campo.
Para eliminar o rebatedor, o arremessador deve lançar 3 bolas que não sejam rebatidas pelo adversário, sendo que a bola deve passar entre a axila e o joelho do jogador que rebate para ser válido. Caso o arremessador não acerte 4 bolas seguidas no retângulo imaginário entre a axila e o joelho do rebatedor, ou acerte-o com a bola no arremesso, automaticamente o rebatedor pode ir para a primeira base, dando lugar a outro rebatedor e assim dobrando as chances de pontos de sua equipe.
São 25 jogadores, divididos em várias posições, tanto com os tradicionais arremessadores e rebatedores, como nos momentos de defesa, quando alguns ficam dentro do quarto de círculo e outros fora para apanhar a bola caso ela chegue até lá.


O Beisebol é mais conhecido na América do Norte e Central, além do Japão, onde há uma liga nacional forte e competitiva. A mais famosa liga é a Major League Baseball, que compõe 30 equipes, sendo 29 dos Estados Unidos e 1 do Canadá. A MLB foi fundada em 1869, porém apenas em 1903 o primeiro campeonato foi oficialmente realizado. Os maiores campeões são o New York Yankees, com 27 conquistas, o St. Louis Cardinals com 11, Oakland Athletics 9, Boston Red Sox 7 e San Francisco Giants 7. As equipes da MLB são divididas em duas chaves, a American League e a National League, e a final é chamada de World Series. Os clubes disputam um turno todos contra todos, e depois nos playoffs disputam séries de 5 ou 7 jogos, sendo a final da World Series com 7 partidas.
Para saber mais sobre a MLB clique AQUI

E agora alguns lances desse esporte:



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...