quarta-feira, 8 de maio de 2013

Nerd Esporte Indica - A Antropologia do Esporte

Salve Salve nerds!

Normalmente se diz que o esporte é diversão, entretenimento e que muita gente "perde" tempo com ele, ao invés de procurar o conhecimento. Não é em todo mentira, mas hoje mostraremos um belo exemplo de que hoje em dia o esporte é objeto de estudo, não apenas no desempenho de atletas e nas táticas dos esportes coletivos, mas sim na sua essência e nos seus princípios.
Icon for Sports and Society
Ontem, através do twitter, soube da existência de um curso que basicamente trata da antropologia do esporte, chamado de Esportes e Sociedade. Que define o que é o esporte, explica os tipos de esporte, e traz toda a história dessa atividade humana. O curso é oferecido pelo site Coursera, famoso por oferecer cursos de nível médio a superior online e gratuitamente. A maior dificuldade do curso, em si, é entender o que o professor fala nos vídeos, já que é totalmente em inglês, e o mais fácil para compreender é colocando as legendas também em inglês.

Fora isso, os assuntos são bem fáceis de compreender, e quem conhece e gosta de praticar esportes vai gostar bastante. Das aulas semanais que assisti, com duração de no máximo 20 minutos, já estão na segunda semana, e tem em média 5 ou 6 aulas por semana. É explicado como se considera uma prática como esporte, que é definido como algo organizado, com regras claras, com uma federação que coordena e principalmente com praticantes. Sendo assim, o esporte, como conhecemos, surgiu no final do século 19 e começo do 20.
Toda semana um esporte em especial é divulgado e falado, e o da primeira semana foi a Capoeira, tão conhecida por nós. Também há sorteios de brindes que o professor oferece aos alunos do mundo inteiro.
Vale muito a pena conferir, e basta se inscrever AQUI no Coursera, caso não esteja ainda, e para fazer o curso, após se inscrever, clicar AQUI.
A programação de aulas dura algumas semanas, nada cansativo e que tome muito tempo, e há exercícios disponibilizados na página do curso para que o aluno pratique quando não estiver assistindo as vídeo-aulas. 

Recomendo bastante para quem não se contenta em assistir os jogos e competições na televisão, e quer saber mais sobre a influência do esporte em nosso mundo.

Até mais, e se liga aí, que é hora da revisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...