terça-feira, 7 de maio de 2013

Copa das Confederações - Grupo A

Salve Salve nerds!


Falamos de Copa das Confederações, que daqui a mais ou menos 1 mês agitará o Brasil. Em dois posts, retrataremos como estão as 8 seleções participantes da competição. Começamos com o grupo A, que terá Brasil, Itália, Japão e México.
O Brasil atravessa um momento de transição, como sabemos, e a seleção anda por altos e baixos nos amistosos que disputa. O vice-campeonato olímpico foi um banho de água fria para os novos jogadores, que buscavam espaço na seleção principal. Uma competição de peso, como essa, pode dar nova cara ao Brasil, que não terá vida fácil em nenhum dos jogos da fase de grupos.
Com os jogadores que vem sido convocados e não tem feito bons jogos, a moral do time não anda muito alta pelas terras tupiniquins, e as vaias têm sido companheiras nas apresentações em casa. A lista final de convocados não deve sofrer alterações em relação aos últimos convocados, então sem prováveis surpresas.


Mais ou menos...


A Itália vem de um vice-campeonato da Eurocopa, e sofre com a transição, pois os atletas campeões mundiais de 2006 já estão se aposentando, e a nova geração ainda não conseguiu repor todas as necessidades do time. A esperança está em Balotelli, que é o primeiro jogador negro da história da seleção italiana, e na hora da decisão normalmente faz a diferença.
Nos mata-matas, a Azzurra sabe como poucos chegar longe, e quando não se deposita confiança na seleção, é aí que eles ganham. Conseguiram a vaga por serem vice da Espanha, já que os espanhóis são os atuais campeões mundiais, o que mostra até onde as oportunidades podem ser aproveitadas pelos italianos descrentes.
Não apresentam um grande poder de ataque, entretanto sempre prezaram muito pela marcação. Prova disso foi a total anulação da Alemanha na semi-final da Euro 2012. Teoricamente, no papel, deve passar junto com o Brasil para a próxima fase. Até agora, o jogo com mais ingressos vendidos foi para Itália x México, que será no Maracanã, e conta já com 63 mil ingressos com donos.


Super Mário



Outro integrante do grupo, o Japão vem credenciado por ter vencido a Copa da Ásia, contra a Austrália na final, e já está praticamente garantido na Copa do Mundo ano que vem. Os nisseis, me corrijam os japoneses se eu estiver errado, não tem uma seleção favorita, mas vem evoluindo gradativamente no futebol.
Um exemplo disso é a presença de japoneses da seleção atuando na Europa, com destaque recente para Kagawa, que é do Manchester United.  Sempre incomodando os grandes, não podemos nos surpreender com uma zebra japonesa.

Os samurais...


Fechando o grupo, temos o México. Os latino-americanos do norte mais uma vez levaram a Copa Concacaf, contra os Estados Unidos, e tem mais uma vez o direito de jogar contra as melhores seleções dos continentes. 
Sempre incomodando o Brasil em todas as competições, os mexicanos sagraram-se campeões olímpicos em cima de nossa seleção, mesmo não tendo jogadores acima de 23 anos. Jogando sem muito medo do adversário, o México vai dar trabalho, mas não é favorito, teoricamente, assim como o Japão, de tirar a vaga de Brasil ou Itália na próxima fase.
O destaque atual é o atacante Chicharito, do Manchester, que não vem em uma grande fase, mas é o ídolo de sua seleção.


A pedra na chuteira brasileira...

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...