domingo, 27 de setembro de 2015

Colúnia Esportiva 66 - Voltando ao normal



Salve Salve Nerds!


Fórmula 1 de volta e agora no tradicional circuito de Suzuka, no Japão, palco de grandes decisões da categoria e que tem um traçado desafiador aos pilotos. 

Na qualificação, as Mercedes voltaram ao normal e dominaram as ações. A briga ficou novamente pelo terceiro lugar, com Ferrari, Williams e Red Bull, correndo por fora. Na luta contra a eliminação no Q1, a primeira parte da qualificação, Jenson Button não conseguiu se acertar com a Mclaren e ficou fora. Seguido por ele ficaram as duas Sauber, com Ericsson e Nasr, além das Manor de Stevens e Rossi. Verstappen até passou para o Q2, mas teve problemas no final do Q1 e abandonou. Com o abandono, vários pilotos não conseguiram completar suas voltas rápidas por causa da bandeira amarela, o que pode ter mudado as posições do pessoal que brigou para passar.

No Q2, Mercedes com Rosberg melhor e Williams revezando posições com a Ferrari. Na luta para passar entre os 10, foram eliminados Hulkenberg, Sainz, Maldonado e Alonso, além de Verstappen.

Fechando, no Q3, todos os pilotos haviam feito uma volta rápida e já abriam as segundas voltas para assim decidirem de vez as posições de largada dos dez primeiros. Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, Daniil Kvyat acabou escapando da pista e batendo violentamente na proteção de pneus, causando bandeira vermelha e fim de treino. Assim, Nico Rosberg fez a pole position, seguido por Hamilton, Bottas, Vettel, Massa, Raikkonen, Ricciardo, Grosjean, Perez e Kvyat. 

Foto: Getty Images


Por ter problemas e ficar na pista na qualificação, Verstappen foi punido e largou em décimo sétimo. Já Daniil Kvyat largou dos boxes devido a forte batida que teve no carro.
Largada das 53 voltas e briga forte entre Hamilton e Rosberg, com o inglês conseguindo a ponta e deixando Rosberg cair no grid algumas posições. Ricciardo furou pneu em batida com Massa, que caiu para último. Perez bateu em uma STR e também escapu da pista, mas voltou e também trocou pneu no boxe. Com isso, Hamilton liderava seguido por Vettel, Bottas, Rosberg e Raikkonen. Ricciardo vinha se arrastando na pista para tentar chegar nos pits, Massa também, porém com mais problemas e demora para chegar.



Grande ultrapassagem de Nasr em Sainz e Button pelo décimo segundo lugar. Ericsson passou Alonso e Verstappen estava encostado em Nasr.  Já na volta 8, vantagem de 4.2 segundos de Hamilton para Vettel. Kvyat, que largou dos boxes, trocou de pneus para os mais duros arriscando uma mudança de estratégia. Pessoal do meio do grid indo aos boxes, inclusive Verstappen, que pressionava Nasr e tentou a passagem na estratégia ao invés de na pista. Nasr foi pra cima de Ericsson e conseguiu passar o companheiro de equipe após erro do mesmo em uma curva, porém logo depois foi para os pits.

Bottas foi o único dos ponteiros a ir aos boxes nessa primeira leva da paradas até a volta 12. Sem problemas, Hulkenberg passou Ericsson e Grosjean também passou com  tranquilidade. Volta 14 e Vettel foi para os boxes. Na volta seguinte, Raikkonen parou e foi um segundo mais lento na parada que Vettel, 2.2 para 3.3 do finlandês. E na volta 15, Rosberg foi para o pit stop sem problemas. Trenzinho com Alonso em décimo primeiro, seguido por Kvyat e Verstappen. Hamilton parou na volta seguinte e colocou pneus médios ao invés de duros, uma estratégia diferente dos demais além de Bottas, que parou quatro voltas antes.

Valendo o terceiro posto, Rosberg foi pra cima de Bottas. Mais rápido, aproveitou a freada da curva e foi no embalo para passsar. Verstappen tentou passar Kvyat por fora na curva 130 R, das mais rápidas da Fórmula 1, quase causando um acidente. Vantagem de Hamilton para Vettel já estava acima de oito segundos. Verstappen não conseguia passar Kvyat e o russo, com problemas no motor e no botão de ultrapassagem não passava Alonso. Apesar de ser uma pista rápida, há poucos pontos de ultrapassagem em Suzuka.

Hamilton voando e já abrindo 10 segundos de Vettel, porém com pneus médios, talvez apostando em mais uma parada que o restante do grid. E Rosberg encostava em Vettel, estava a menos de dois segundos do conterrâneo. Raikkonen chegava em Bottas, em outra briga de conterrâneos pelo quarto lugar. Sem Kvyat no caminho, que foi para os boxes, Verstappen foi pra cima de Alonso. Valendo o décimo quarto lugar, Perez passou Nasr sem maiores problemas. Por fora, Verstappen, sempre arrojado, passou Alonso.

Sainz, que ia aos boxes, quase escapou e quebrou um pedaço do bico do carro, sendo obrigado a trocar e perder mais tempo na parada. Raikkonen desistiu de passar Bottas na pista e foi para os boxes, voltando de pneus duros. Na volta 27, top 5 com Hamilton, Vettel, Rosberg, Bottas e Raikkonen. Destaque quase invisível para Hulkenberg, em sexto lugar. Após parar nos boxes, Bottas voltou atrás de Maldonado e logo o passou para novamente buscar encostar em Raikkonen. Ou seja, pit stop bem ruim da Williams que fez o finlandês perder a posição. Vettel também foi para os pits e perdeu posição para Rosberg no limite da saída dos boxes. Bottas também passou Grosjean e aí sim ficou com Raikkonen a sua frente.

No final do grid, Massa foi para os boxes, voltando em vigésimo. Parada muito ruim da Williams, 4.3 segundos. Perez, em nono, parou nos boxes e voltou em décimo quarto. Bloco de pilotos do décimo segundo, Ericsson, seguido por Button, Perez e Kvyat, além de retardatários no caminho. E Felipe Massa tirou uma volta em Button, mostrando o quão lenta está a Mclaren. Pelo décimo segundo lugar, Perez foi pra cima de Ericsson. Diretor de TV japonês fazendo uns enquadramentos e colocando imagem na câmera de Perez que estava virada para a arquibancada na hora da ultrapassagem.

Perez foi pra cima de Ericsson e Kvyat, seguido por Massa, foi pra cima dos dois. Perez tentou passar por fora Ericsson, porém acabou escapando da pista. Perez tentou de todos os lados e não conseguiu passar o sueco da Sauber. Stevens escapou e por muito pouco, mas muito pouco, não bateu em Rossi, seu companheiro de equipe. Verstappen, o menino arrojado, foi pra cima de Sainz e deixou o companheiro de equipe para trás. Restando oito voltas, top 5 com Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen e Bottas.




Kvyat, com os freios problemáticos, seguiu fritando os pneus atrás de Perez e Ericsson. Além dos três, Ricciardo e Massa encostaram na briga, mas nada de ultrapassagem. Enfim, amém irmãos, Perez colocou por fora e passou Ericsson. Kvyat foi pra cima também e Ericsson se segurou. Como destaque do momento, Verstappen foi o piloto que mais ganhou posições na prova, com oito passagens, seguido por Hulkenberg, com seis.

Raikkonen passou Ericsson e Kvyat foi junto para passar..Ericsson fazendo a alegria dos pilotos e de quem assiste, que já estava ficando com sono na monotonia da prova. Massa passou Ricciardo e foi pra cima de Ericsson. Felipe Nasr abandonou por problemas de aderência no carro. E vence Lewis Hamilton! Igualando o recorde de vitórias de Ayrton Senna na Fórmula 1, com 41 vitórias! Rosberg ficou em segundo, Vettel terceiro, quarto Raikkonen, quinto Bottas, sexto Hulkenberg, sétimo Grosjean, oitavo Maldonado, nono Verstappen e décimo Sainz. Corrida bem parada no Japão, com brigas apenas no meio do grid e valendo pouca coisa. Hamilton segue mais líder ainda e Rosberg conseguiu abrir agora 11 pontos para Vettel.




A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas em Sochi, na Rússia. Vote no Nerd Esporte no prêmio Top Blog 2015. Na edição 2013/2014 ficamos entre os 100 melhores blogs de esporte do Brasil. Portanto, pedimos a sua ajuda para conseguirmos um bom resultado.

Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...