quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Corridas Inesquecíveis da F1



Salve Salve Nerds!



Conversando esses dias com meu amigo Diego, falávamos de algumas corridas inesquecíveis da Fórmula 1, que foram importantes por valerem títulos, primeira vitória, muitos acidentes, corrida com seis carros e mais peripécias que aconteceram do final dos anos 90 para cá. Confira, no replay, essas provas que entraram de algum modo para a história da categoria:

Primeira vitória de Rubens Barrichello:

Era o longínquo ano 2000, muita expectativa após sete anos sem vitórias brasileiras na Fórmula 1. Ayrton Senna havia sido o último a vencer em 93. Na prova em Hockenheim, na Alemanha, Rubinho havia largado com sua Ferrari em décimo oitavo, já que teve problemas elétricos. Na primeira volta, o brasileiro pulou para décimo e na volta 15 já estava em terceiro. A prova teve dois Safety Cars, que ajudaram Rubinho a se manter entre os primeiros, mas o que mudou foi a chuva. Começou a chover no circuito na parte final da prova e com isso todos foram para os boxes colocar pneus de chuva. Rubinho arriscou e permaneceu na pista com pneus de pista seca. Aproveitando a parte seca, conseguiu ser mais rápido que as Mclaren que vinham a sua frente e venceu com certa folga no final. Logicamente, muita emoção e comemoração de Rubinho com o triunfo espetacular em Hockenheim. Confira:




Schumacher x Coulthard:

Em 1998, GP da Bélgica. Michael Schumacher liderava e ia dar uma volta em David Coulthard, que era o oitavo. Normalmente, o piloto retardatário abre espaço e diminui a velocidade do carro para que o outro passe sem problemas. Porém, Coulthard não respeitou muito as regras e seguiu acelerando e não dando muito espaço para Schumacher passar. Até que, em uma reta, atrapalhado também pela chuva, Schumacher acabou batendo no carro do escocês e acabou abandonando a prova. Nos boxes, Schumacher por muito pouco não foi para as vias de fato com Coulthard pelo acontecido. Veja abaixo o acidente:



Aposentadoria anunciada:

Em 2006, Michael Schumacher, de novo ele aqui, havia resolvido se aposentar e pendurar as luvas. No GP da Itália, casa da Ferrari, muita festa e emoção na que seria a última corrida do alemão no circuito de Monza. Com a torcida inflamada, Schumi venceu e fez a festa. A parte mais emocionante, no entanto, foi a entrevista do piloto na coletiva de imprensa após a corrida. Foi ali que ele anunciou realmente que iria se aposentar e a emoção tomou conta da sala com o anúncio. Confira:




"Hoje não, hoje sim"

Outro evento memorável, negativamente, na carreira de Rubens Barrichello foi o GP da Áustria de 2002. No final de prova, Jean Todt, chefe da Ferrari, pediu para que Rubinho cedesse o primeiro lugar para Michael Schumacher, que estava liderando o campeonato. Porém, o alemão estava isolado na ponta e os dois pontos de diferença entre o primeiro e segundo não mudariam muita coisa no campeonato. Inclusive, no final da temporada, foi Rubinho quem terminou em segundo. Enfim, na última volta do GP da Áustria, na reta final, Rubinho cedeu a posição para Schumacher e gerou uma das frases mais marcantes das transmissões, o famoso "hoje não, hoje não, hoje sim, hoje sim..."




Título na última curva:

Para fechar essa primeira parte, vamos com uma das corridas mais emocionantes que eu já vi, talvez a que mais me marcou nesses anos assistindo Fórmula 1. Era o GP do Brasil de 2008, com briga pelo título entre Felipe Massa e Lewis Hamilton. Massa precisava de uma combinação de resultados para ser o campeão, vencer a prova e torcer para Hamilton não terminar acima do sexto lugar. Hamilton havia se classificado em quarto, enquanto Massa era o primeiro. Mas, na prova o inglês sentiu o peso da decisão e perdeu várias posições. No final, com a chuva, chegou a ser o oitavo e pulou para sexto, resultado que ainda dava a taça para Massa.
O brasileiro terminou a prova, venceu, todos festejávamos o título de um brasileiro depois de 17 anos na Fórmula 1. Mas, na última curva, na subida para a reta principal, Timo Glock, o quinto, que estava com os pneus desgastados e andava lento, foi passado por Hamilton e Vettel e assim deu o título para o inglês, que assim foi o primeiro negro campeão da categoria e também o mais jovem a levantar o título.



Semana que vem teremos a segunda parte das corridas inesquecíveis da Fórmula 1, já que o post ficaria muito grande com todas as provas. Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Vote no Nerd Esporte no prêmio Top Blog 2015. Na edição 2013/2014 ficamos entre os 100 melhores blogs de esporte do Brasil. Portanto, novamente pedimos sua ajuda para conseguirmos um bom resultado.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...