quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Corridas Inesquecíveis da F1 #2



Salve Salve Nerds!



Segundo post do dia e vamos com a segunda parte das corridas que marcaram eu e o Diego do final da década de 90 para cá. Se você não viu ainda a parte 1, confira AQUI.

Indianápolis 2005

Seguindo, começamos com uma prova bem peculiar e talvez a que começou com menos carros na história da Fórmula 1. Em 2005, Grande Prêmio de Indianápolis, nos Estados Unidos. Expectativa para a corrida, até porque Jarno Trulli, de Toyota, havia feito a pole position. Porém, a Michelin, que era uma das fornecedoras de pneus, desaconselhou todas as equipes que usavam seus pneus a correr, pois eles poderiam estragar e causar acidentes na corrida.
Assim, apenas os seis carros que recebiam pneus da Bridgestone, das equipes Ferrari, Jordan e Minardi correram a prova. Como o esperado, as Ferrari fizeram dobradinha, seguidas pelas Jordan e Minardi. O fato curioso é que Rubens Barrichello quase escapou da pista sozinho e assim por pouco não deixou um segundo lugar histórico para Tiago Monteiro, da Jordan. Foi a única vitória de Schumacher em 2005.
Há várias histórias e teorias da conspiração com essa corrida, que não foi apenas pelos pneus e outras coisas, mas o fato é que ela entrou para a história por começar e terminar com apenas seis carros.




A batidaaa - Spa 98

No primeiro post, falamos já sobre um evento dessa corrida, o GP de Spa-Francorchamps de 1998. Essa foi uma das provas com mais acidentes na história, ou com mais carros batendo. Logo na largada, Mikka Hakkinen era o líder e após passar por uma curva e entrar Eau Rouge, uma curva de altíssima velocidade, que o engavetamento começou. Nada menos que 13 dos 20 carros se envolveram na batida, começada por Coulthard, que escapou e causou a reação em cadeia.
Por causa da batida, houve bandeira vermelha e relargada. Porém, três pilotos não tinham carros reservas e não seguiram, incluindo Rubinho.
Na relargada, Mikka Hakkinen, então líder, acabou batendo em Johnny Herbert e abandonando. Depois, Schumacher se envolveu na batida citada contra Coulthard e mais para o final, Giancarlo Fisichella bateu com o carro fortemente no carro de Shinji Nakano, que vinha lento na pista. Apenas seis pilotos terminaram a prova: Damon Hill, Ralf Schumacher, Jean Alesi, Heinz-Harald Frentzen, Pedro Paulo Diniz e Jarno Trulli.




Curva das batidas - Interlagos 2003

No GP do Brasil de 2003, expectativa grande para uma vitória de Rubens Barrichello em casa, já que o piloto havia feito a pole position. Foi uma prova novamente com muitos acidentes e Safety Car entrando várias vezes. A prova já começou com o carro de segurança devido a chuva, e ele saiu apenas na volta sete, quando Nick Heidfeld e Justin Wilson abandonaram com problemas no motor. Na volta 18, Ralph Firman estourou a suspensão e acabou batendo em Olivier Panis, fazendo os dois abandonarem e trazendo novo Safety Car. Sete voltas depois, Antonio Pizzonia escapou e bateu na curva do sol em Montoya. E duas voltas depois, Michael Schumacher escapou no mesmo lugar de Pizzonia e abandonou também. 
Volta 33 e Jenson Button completou o time de pilotos que bateram na curva do sol. Na volta 45, Rubens Barrichello vinha liderando, mas por uma falha incrível de cálculo da Ferrari, ele ficou sem combustível e teve uma pane seca no carro, para tristeza dos brasileiros. Onze voltas depois, Mark Webber bateu forte o carro na curva do café e logo depois, Fernando Alonso bateu em um dos pneus do carro do australiano e escapou da pista também. A batida foi tão forte que a organização decidiu encerrar a corrida antes da hora com bandeira vermelha. O vencedor foi Giancarlo Fisichella.




Acidente de Schumacher:

No GP do Canadá de 1999, corrida com vários acidentes. O pole position era Michael Schumacher, que liderou metade da prova. A corrida contou com incríveis quatro Safety Cars. Já na primeira volta, Jarno Trulli bateu em Rubinho e Jean Alesi. Na volta três, Ricardo Zonta escapou e bateu no famoso muro dos campeões. Depois, Damon Hill, Villeneuve e Schumacher visitaram o muro e abandonaram. O acidente mais grave foi com Schumacher, que quebrou a perna na batida e precisou ficar mais de metade do ano sem correr para se recuperar, dando o título da temporada para Mikka Hakkinen.

No final, Frentzen se acidentou também e causou o quarto Safety Car da prova. Essa foi a primeira prova a terminar sob Safety Car na história da Fórmula 1, acontecendo novamente apenas em 2009 na Austrália.  





Lembrou de alguma corrida que não falamos aqui? Deixe nos comentários a prova que poderemos fazer quem sabe uma terceira parte do post.

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