terça-feira, 2 de abril de 2013

A Volta dos Regionais, ou Não?

Salve Salve!
Nos últimos dias surgiu uma discussão que a tempos não era falada no cenário futebolístico nacional, a volta dos campeonatos regionais.
Para recordar, os campeonatos regionais são/foram campeonatos realizados entre as federações estaduais de futebol. Os mais famosos foram, o torneio Rio-São Paulo, a Copa Sul-Minas e a Copa do Nordeste. Esta última, voltou a ser disputada esse ano, e reascendeu a chama dos regionais pelo Brasil. 
Para recordar, falamos do histórico desses campeonatos.
O mais importante e maior deles, foi o Rio-São Paulo, que teve origem na década de 30 e 40, porém, só teve uma regularidade nos anos 50. De 1950 até 1966, todos os anos o torneio foi disputado, porém, no ano seguinte, 1967, a competição foi transformada em Torneio Roberto Gomes Pedrosa, e ganhou caráter nacional. Em 1971, acabou se tornando o Campeonato Brasileiro, como conhecemos hoje.
Em 1993, mais de 20 anos depois, a ideia ressurgiu, e mais uma edição foi disputada, tendo o Palmeiras como campeão. Após outra pausa, em 97 o torneio voltou a ser disputado, e durou até 2002, tendo como último campeão o Corinthians. A competição foi novamente extinta, devido a mudança do campeonato brasileiro para o formato de pontos corridos.
A Copa Sul-Minas foi o menor dos torneios regionais, no quesito duração, e mesmo reunindo os grandes clubes do sul do país, e os de Minas Gerais, teve apenas 3 edições, todas vencidas por clubes mineiros. O Cruzeiro venceu duas vezes, e o América Mineiro venceu outra. No final de 2002, com a crescente crise da CBF, surgiu a ideia do brasileirão por pontos corridos, que também fez morrer a Copa Sul-Minas.
O único torneio, que hoje em dia ainda é disputado, é a Copa do Nordeste. Iniciou em 1976, na segunda edição de outro torneio, o José Américo de Almeida Filho, que reuniu clubes campeões e vice estaduais, de seis estados nordestinos. Outras duas edições não são reconhecidas pela CBF, as de 1975 e 1971, que levavam outros nomes. 
Já em 1994, com o nome oficial de Copa do Nordeste, o certame voltou a ser disputado, e teve como campeão o Sport Recife. Em 1997, a copa foi organizada pela CBF, e o campeão até ganhava vaga na Copa Conmebol, atual Copa Sulamericana. E quem levou o caneco foi o Vitória, que após uma decisão de 3 jogos, venceu o rival Bahia. 
Em 2004, a CBF resolveu deixar de organizar o torneio, pelo mesmo problema da falta de datas no calendário dos clubes. Revoltados com o cancelamento, já que o campeonato havia ganhado grande importância os clubes processaram a CBF. Anos depois, em 2010, com a condição da extinção dos processos, a confederação brasileira de futebol aceitou a volta da Copa do Nordeste, porém ela foi disputada em sua maioria por jogadores das categorias de base.
Em 2011 e 2012 não houve copa, e neste ano o campeonato voltou, e com os times principais o disputando, e tendo garantia de realização pelos próximos anos. Este ano, o campeão foi o Campinense, da Paraíba. Ano que vem, segundo promessas, o campeão ganhará vaga na Copa Sulamericana.
Mas, talvez, a maior problemática disso tudo não seja a volta, ou não, dessas competições, e sim quando elas seriam organizadas, já que o calendário brasileiro anda apertadíssimo.
Um dos modos de voltarem, seria a exclusão dos estaduais, porém estes tem grande importância para os times de menor expressão, e para as federações estaduais arrecadarem finanças.
Este ano, inclusive, a Copa do Brasil foi atrasada para abril, e alargada até novembro, o que enche mais ainda as datas de jogos.
Por enquanto, fica o saudosismo dos grandes confrontos entre estados.

Campinense, campeão da Copa do Nordeste 2013


Último campeão do Rio-São Paulo


Até o Edilson jogava no time... e o Sorín! E o Maicon, aquele da seleção brasileira!





Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...